Vida Noturna em Berlim
Texto e fotos de Isadora PamplonaA intensa vida noturna de Berlim – e que, diga-se de passagem, costuma se estender muito além do amanhecer –, é certamente uma de suas principais atrações turísticas.
A fama vem desde a reunificação da Alemanha em 1990, quando o clima de anarquia acabou dando início a uma corrida por espaços abandonados destinados a expressar a euforia do momento através da música. Hoje em dia, epítetos como "Meca do Techno" colocam Berlim na rota obrigatória de qualquer peregrinação de fãs do eletrônico.
Mas a noite berlinense não se resume a isso. A programação de festas é tão extensa que fica difícil escolher uma balada para quem tem pouco tempo na cidade. Por isso vale conferir a nossa lista dos clubes e discotecas mais imperdíveis da capital alemã:
1. Berghain/Panorama Bar: Situado no prédio de uma usina elétrica desativada da ex-Alemanha Oriental, o clube aberto em 2004 transformou a sala de turbinas em pista de dança. A combinação de grandes nomes da música eletrônica com darkrooms e festas de fetiche contribuiu para a imagem mítica e permissiva do Berghain e do Panorama Bar (ambiente no piso superior e mais focado no House). O público é tão fiel que no domingo a festa é encarada como uma "ida à missa". É nas manhãs de domingo, aliás, que a festa ferve, podendo se esticar até segunda-feira. As longas filas do Berghain já viraram uma atração turística à parte, mas o desafio ainda é conseguir entrar, pois no Templo do Techno reina uma das mais restritas e misteriosas door policies de Berlim. Apesar do público majoritariamente alternativo, ainda não se sabe de nenhum outfit, por mais descolado que seja, que garanta a entrada.
Endereço: Am Wriezener Bahnhof 20
10243 Berlin–Friedrichshain
Como chegar: S-Bahn (trem)
Estação Ostbahnhof (linhas S5, S7, S75)
2. Tresor: O nome deste clube lendário significa "cofre" e não é à toa. Originalmente, o Tresor funcionava na caixa-forte de uma loja de departamentos abandonada. Isso em 1991, nos embalos da histeria coletiva que reinava na cidade recém unificada e que propiciou o desenvolvimento de uma nova subcultura eletrônica. Para se ter uma ideia, foi lá que celebridades do Techno como Sven Väth e Paul Van Dyk fizeram carreira. Apesar de ter mudado de locação em 2007 – agora fica em uma antiga central termoelétrica –, o clube ainda preserva sua arquitetura industrial e minimalista – e segue atraindo amantes do eletrônico do mundo todo. Jovens nos seus 20 e poucos anos formam o público principal.
Endereço: Köpenicker Straße 70
10179 Berlin–Mitte
Como chegar: U-Bahn (metrô) Estação Heinrich-Heine-Straße (linha U8)
3. SO36: Uma instituição de Berlim Ocidental há mais de três décadas, o clube ficou famoso sobretudo nos "selvagens anos 80". Pela pista de dança, já passaram ninguém menos que ícones do pop rock como David Bowie e Iggy Pop, frequentadores assíduos do local quando a cidade ainda estava dividida pelo muro. O nome vem da antiga designação do CEP de Kreuzberg, bairro multicultural por excelência e que também abriga a comunidade turca de Berlim. Onde antes dominava o estilo punk, agora se dança principalmente ao som de HipHop, CrossOver e Techno. As portas costumam abrir cedo, normalmente entre 18h e 21h.
Endereço: Oranienstraße 190
10999 Berlin–Kreuzberg
Como chegar:
U-Bahn (metrô)
Estação Kottbusser Tor (linhas U1, U8)
Estação Görlitzer Bahnhof (linha U1)
4. Badeschiff: Poucos lugares conseguem captar tão bem a atmosfera criativa de Berlim quanto esse beach bar posicionado estrategicamente às margens do rio Spree. Com um nome sugestivo que significa algo como "banho no navio", o Badeschiff consiste em uma piscina flutuante a céu aberto com vista para a famosa silhueta urbana da capital alemã. Quem não quer cair na água tem a opção de se munir de um drink e se espichar em uma das dezenas de cadeiras de praia dispostas no trapiche de madeira que avança até o rio. Tudo isso ao som de um relaxante lounge eletrônico - pelo menos quando não consta nada diferente no calendário de eventos, que vai desde aulas de Yoga até festas Open Air. O ambiente, que traz até faixa de areia, é mais convidativo durante o dia. Após o pôr-do-sol, no entanto, a entrada é livre, e o entretenimento é garantido até a meia-noite. Para os que visitam Berlim nos meses frios, não há razão para se lamentar: a piscina ganha cobertura e se transforma numa sauna das mais autênticas.
Endereço: Eichenstraße 4
12435 Berlin–Treptow
Como chegar:
Ônibus
Parada Eichenstraße/Puschkinallee (linhas 104, 165, 194, 265, N65)
5. Salon zur Wilden Renate: As baladas no "Salão da Selvagem Renata", em tradução livre, fazem jus ao nome. Instalado no que mais parece o apartamento de um antigo prédio residencial, o clube tem clima de festa de república e uma fama de se estender por longas horas - o que pode ser de sexta-feira à noite até segunda-feira ao meio-dia, por exemplo. Além das três pistas principais, há uma série de outros ambientes distribuídos nos dois andares do local, que aposta essencialmente na música Electro e Minimal. Os interiores para lá de psicodélicos são cuidadosamente decorados numa estranha mescla de barroco e kitsch, com direito a lareiras e sofás que contribuem para dar aquela sensação de se estar em casa. A fila atinge seu horário de pico entre 1h e 3h da madrugada, mas só entra quem for aprovado na entrada. O público fica na faixa dos 20 aos 40 anos.
Endereço: Alt-Stralau 70
10245 Berlin–Friedrichshain
Como chegar: S-Bahn (trem)
Estação Treptower Park (linhas S8, S9, S41, S42, S85)
6. House of Weekend: O local privilegiado nas proximidades da Alexanderplatz permite uma das melhores vistas panorâmicas da capital alemã, além de trazer como pano de fundo nada menos que um dos maiores pontos turísticos da cidade: a imponente Torre da TV. Chegar na balada já é uma atração à parte, pois para isso é preciso pegar um elevador e se dirigir até o 15o andar de um prédio soviético bem no centro da ex-Berlim Oriental. É lá, quase no topo do edifício que abrigava a agência de viagens da República Democrática da Alemanha, que fica hoje a pista de dança da House of Weekend (antiga Week End). Os dois andares superiores também pertencem ao clube, que no 17o andar possui ainda um terraço com jardim e capacidade para até 130 pessoas. Remodelada, a casa funciona a partir das 18h com uma oferta gastronômica diária especializada em grelhados. A balada mesmo começa só a partir das 23h, e atrai um público fã de Techno e House por volta dos seus 20 e 40 anos.
Endereço: Alexanderstraße 7 - 15o andar
10178 Berlin–Mitte
Como chegar: S-Bahn (trem)
Estação Alexanderplatz (linhas S5, S7, S75)
U-Bahn (metrô)
Estação Alexanderplatz (linhas U2, U5, U8)
7. Bar Tausend: Apesar de badalado, o Bar Tausend é inegavelmente um dos mais exclusivos de Berlim. Isso porque um dos grandes desafios é encontrar a entrada desse pequenino clube com ares de "bar secreto". Escondido embaixo do viaduto da estação de trem Friedrichstraße, o local sequer traz uma indicação de que atrás daquela pesada porta de metal se esconda um dos interiores mais sofisticados de Berlim. Ao contrário da típica descontração observada em grande parte das casas noturnas berlinenses, o ambiente lounge do Bar Tausend atrai um público elegante e mais interessado em beber e conversar do que em dançar. Ainda assim, a música eletrônica se encarrega de manter o clima sempre animado. A carta de bebidas é extensa e o diferencial são os cocktails inovadores, que podem ser degustados em uma das diversas mesas com cadeiras e sofás ou até mesmo ao longo do balcão do bar. Público na faixa dos 30 anos.
Endereço: Schiffbauerdamm 11
10117 Berlin–Mitte
Como chegar: S-Bahn (trem)
Estação Friedrichstraße (linhas S1, S2, S25, S5, S7, S75)
Estação Brandenburger Tor (linhas S1, S2, S25)
U-Bahn (metrô)
Estação Friedrichstraße (linha U6)
Estação Brandenburger Tor (linha U5)
8. Watergate: Bem no meio do caminho entre os agitados bairros de Friedrichshain e Kreuzberg, mais especificamente num antigo prédio comercial às margens do rio Spree e com vista para a famosa ponte Oberbaumbrücke, fica esse clube de dois andares com mais de dez anos de tradição. O teto do andar superior é coberto com um painel de iluminação LED, fazendo do local um ambiente perfeito para dançar ao som de Electro, House, Techno e Minimal. A festa se estende para além do amanhecer, quando as janelas envidraçadas do Watergate deixam a luz do sol invadir o clube. O público costuma ser bastante internacional e na casa dos 20 aos 30 anos. Para ser aceito dentro do clube, recomenda-se um estilo casual.
Endereço: Falckensteinstr. 49
10997 Berlin–Kreuzberg
Como chegar: U-Bahn (metrô)
Estação Schlesisches Tor (linha U1)
9. Adagio: Se você gosta de festejar em grande estilo, provavelmente se sentirá em casa no Adagio, um dos clubes mais clássicos de Berlim - literalmente. Com uma decoração interior refinada, o local aposta em elementos do barroco e da Idade Média para transportar seus convidados para um mundo da fantasia onde o tempo parece ter parado completamente. Velas e candelabros, arranjos de flores e frutas, cadeirais de coro, arcos românicos, pórticos gregos e pinturas nas paredes e no teto complementam o cenário pitoresco. Nada disso, porém, impede que o Adagio seja considerado uma das grandes tendências da cidade. O clube é conhecido por atrair celebridades e vem incrementando sua própria Calçada da Fama desde sua abertura em 2001. George Clooney, Rihanna, Michael Jackson, Salma Hayek, Usain Bolt, Heidi Klum, Charlize Theron já passaram pelo local. A trilha sonora vai de grandes hits da parada musical até faixas de House e a capacidade é de até mil pessoas.
Endereço: Marlene-Dietrich-Platz 1
10785 Berlin
Como chegar: S-Bahn (trem)
Estação Potsdamer Platz (linhas S1, S2, S25)
U-Bahn (metrô)
Estação Potsdamer Platz (linha U2)
10. Felix: Um local para quem gosta de ver e de ser visto - uma descrição que cai como uma luva para o Felix Club, um misto de balada e restaurante para quem valoriza classe e elegância. E não poderia ser diferente quando a festa é dentro do tradicionalíssimo hotel Adlon, detentor de 5 estrelas e situado diretamente ao lado do maior marco turístico de Berlim: o Portão de Brandemburgo. Os dois andares decorados em homenagem a Nova York dos anos 40 oferecem diferentes ambientes, que vão desde o bar, com seu balcão de mais de 20 metros de comprimento, até salas lounge com assentos de couro para degustadores de um bom champagne - passando, é claro, pela disputada pista de dança bem no centro do clube. No restaurante, que só aceita reservas para grupos a partir de 20 pessoas, o cardápio traz "comida metropolitana", que consiste em uma seleção de pratos inspirados no mundo inteiro. Funcionamento às segundas, sextas e sábados a partir das 23h e quintas a partir das 20h.
Endereço: Behrenstraße 72
10117 Berlin-Mitte
Como chegar: S-Bahn (trem)
Estação Brandenburger Tor (linhas S1, S2, S25)
U-Bahn (metrô)
Estação Brandenburger Tor (linha U5)
Estação Mohrenstraße (linha U2)
11. Suicide Circus: A reputação do clube remonta å década de 90, quando ainda funcionava no bairro Mitte. Agora, desde que reabriu em 2009 na área do animado complexo industrial RAW, epicentro da vida noturna underground de Berlim, continua sendo uma referência no circuito eletrônico da cidade. As longas festas são famosas por atraírem amantes puristas do Techno, ainda que o público seja considerado bastante misto por apresentar um certo equilíbrio entre berlinenses e turistas. O espaço conta com uma pista de dança interna e também uma área aberta, onde acontecem célebres "open airs". Na programação semanal, destaque para o chamado "Suicide Weekender", indicado para aqueles que chegam na sexta-feira e com energia para um final-de-semana inteiro. Não deixa de ser também uma opção para quem foi rejeitado na entrada do não muito distante Berghain, já que a door policy do Suicide Circus é um pouco mais flexível.
Endereço: Revaler Straße 99
10245 Berlin–Friedrichshain
Como chegar: S-Bahn (trem)
Estação Warschauer Straße (linhas S5, S7, S75)
U-Bahn (metrô)
Estação Warschauer Straße (linha U1)
12. Club der Visionäre: Favorecido por um cenário idílico, esse clube fica aninhado sob um enorme salgueiro-chorão às margens de um canal. O público, geralmente na faixa dos 20 aos 40 anos, pode se espalhar entre uma pequena pista de dança coberta e uma área ao ar-livre, esta que ganha um charme todo especial ao cair da noite quando se acendem tochas que servem de iluminação. O sistema sonoro consiste em pequenas caixas de som penduradas na forma de varais que cobrem todo o ambiente e permitem algo raro em casas noturnas: conversar sem ter que gritar. Como se não bastasse a possibilidade de tomar uma cerveja enquanto se molha os pés na água, uma ida ao Club der Visionäre jamais será uma viagem perdida, já que a programação vai de segunda a domingo. Apesar de um pouco afastado do centro da cidade, o clube é popular entre amantes de Electro e Minimal que insistem em continuar a festa da noite anterior dia afora.
Endereço: Am Flutgraben 1
12435 Berlin–Treptow
Como chegar: Ônibus:
Parada Heckmannufer (linhas 165, 265, N65)
13. Golden Gate: Praticamente escondido embaixo dos trilhos de uma estação de trem, esse clube pode passar despercebido por muita gente. Exceto pelas manhãs de finais de semana, quando as batidas de um eletrônico nervoso emanado pelas paredes se misturam com o som metálico vindo das plataformas. Sem dúvida, trata-se do Golden Gate, um dos after hours mais autênticos de Berlim e também um dos mais despojados. A balada aqui começa mesmo é no raiar do dia, quando baladeiros de plantão sedentos por uma festa interminável batem ponto nesse clássico berlinense, cujo foco musical é em DJs locais.
Endereço: Schicklerstraße 4
10179 Berlin-Mitte
Como chegar:
S-Bahn (trem)
Estação Jannowitzbrücke (linhas S5, S7, S75)
U-Bahn (metrô)
Estação Jannowitzbrücke (linha U8)
14. KitKat: "Festas para pessoas civilizadas" - é assim que esse clube consideravelmente liberal se descreve em sua página na internet. O diferencial já é sentido logo na entrada, quando a fila do guarda-volumes mais parece um vestiário. É lá que os convidados demasiado "cobertos" deixam metade - ou até mais - de seu outfit, pois o dresscode do KitKat é claro: fetiche, látex, couro, uniformes, glitter e glamour. Tudo isso - além de nudez total - é bem-vindo, embora não garanta passagem pela porta. O funcionamento da casa vai de sexta à segunda-feira (nas quintas o espaço se transforma no célebre Sage Club, dedicado aos fãs de rock).
Endereço: Köpenickerstraße 76
10179 Berlin-Mitte
Como chegar:
U-Bahn (metrô)
Estação Heinrich-Heine-Straße (linha U8)