FASHION IN BERLIN - A MODA DE BERLIM

Quando a "Berlin Fashion Week" foi iniciada em 2007, os críticos zombaram que Berlim era uma favela ou, no máximo, um subúrbio de Paris no mundo da moda. Hoje, a capital alemã estabeleceu-se ao lado de Paris, Milão e Londres como a nova metrópole da moda européia.

Berlin Fashion Week - A semana da moda em Berlim, janeiro de 2014
Texto da nossa guia Alessandra Almeida

Duas vezes ao ano, em janeiro e julho, a cidade de Berlim torna-se palco da moda de estilo internacional e lá encontram-se pessoas interessadas na moda, também chamados de fashionistas, os revendedores, os críticos e "experts" da moda e , claro, todos os jornalistas e representantes da mídia que divulgam e reportam sobre o evento e tudo que acontece nos bastidores dos desfiles, os shows que rolam durante a feira e ainda os VIPs que circulam por lá. As "highlights" da semana da moda em Berlim (Berlin Fashion Week) de 14 a 19 de janeiro são os desfiles da Mercedes-Benz Fashion Week Berlim na rua 17 de Junho no Portão de Brandenburgo. >> leia mais

Para os "experts" na área de roupas street e urbana a BREAD & BUTTER tem como motivo – "Eu sou um berlinense" -ou em alemão "ICH BIN EIN BERLINER" aconteceu também de 14 a 16 de janeiro de 2014 na área do histórico e já desativado aeroporto de Tempelhof.

De moda PREMIUM, a qual eu tive o grande prazer de visitar, teve o seu espaço no meio da cidade localizada no estação de metro Gleisdreieck. Para as chamadas – "roupas de rua" -Streetwear BRIGHT, os shows de desfile de Nova Iorque (capsule), a plataforma para desfiles e pedidos, High Fashion SHOW & ORDER, e a Panorama Berlim e a THE GALLERY BERLIN como também a feira para tamanhos maiores, PlusSize Mode "curvy is sexy" – "curvas são sexy" fecham a grande variedade de ofertas da feira de moda em Berlim.

Berlin não esquece seu lado ecológico-verde, inclusive na moda ele se faz presente, as novas tendências são discutidas sobre os atuais aspectos ecológicos e sustentáveis, abordando o tema, "Ecological Design". Especialmente nesta área foram mostrados os desfiles Showfloor Berlim, o Lavera Showfloor, o GREENshowroom e o Ethical Fashion Show.

Nos dias de Showroom – "Showromdays", as portas foram abertas ao público interessado em moda. A maioria dos desfiles neste dia, foi aberto ao público como convidados (lista de convidados) ou através de entradas pagas. Nos outros dias a entrada só foi permitida com a credencial.

Para obter uma credencial é necessário um cadastro prévio em uma das páginas oficias da fashion week especificando sua área de atuação como jornalista, comprador ou experts. Feito isso o pedido é analisado, com uma resposta positiva ou não enviada pela organização do evento. Na entrada da feira então é retida a credencial. Uma pulseira tão "fashion" quanto a feira.

A página oficial da Berlim Fashion Week oferece uma visão completa e detalhada da programação bem como informações úteis para os eventos mais importantes.

A moda premium difere da Panorama e Bread and Butter por ser uma feira de exposições, sem desfiles. Existem ainda palestras e as empresas se apresentam para os revendedores, que podem ali mesmo fazerem seus pedidos. É uma feira de negócios para marcas com volume de vendas de médio a alto, o publico classe media-alta. É um grande prazer caminhar pela feira, já na entrada tudo chama por moda e estilo, todos envolvidos no evento, cheios de atitude, muito bem qualificados e preparados. Cada detalhe pensado com muita sofisticação, aliado a harmonia de cores e temas.

As visitas poderiam ocorrer de 10:00 às 18:00, por ser imensa, era preciso realmente bastante tempo, e ter a oportunidade de ver todos os estandes de venda, mas vale lembrar que é importante também uma paradinha para repor energias e voltar! O evento atende homens e mulheres, com peças para diversas ocasiões, sapatos exclusivos, bolsas e acessórios assinados por designers mundiais.

Não só o evento estava impecável como também os visitantes fizeram jus á feira de moda, muita gente bonita e com muito estilo sem ser over-dressed, era um aprendizado olhar para os estandes mas também para o público que curtia a feira com seu "desfile" a parte.

Um ponto marcante na seção de roupas streetwear foi a presença italiana, lá estavam eles com todos os estilos muito bem representados pelo seu excelente bom gosto nas perfeitas combinações de cores e formas.

No quesito sapatos, fiquei muito encantada com a presença da nossa brasileira Melissa. De longe chamou-me atenção uma linda bota de borracha com salto alto e longo, pensei -" ...gente parece uma Melissa!" para meu espanto e alegria – era uma! Que chique! Conversei com Daniel que estava muito orgulhoso de representar a Grendene, neste evento. A Grendene com os dois pés na Europa, entrando pela Itália buscando representações nas grandes centros europeus. Gostei muito de saber que a Grendene – utiliza a linha verde na sua produção – ecological design – buscando utilizar a matéria prima e preservando o meio ambiente.

A China é claro também estava presente com uma moda muito "psicodélica" mas não menos interessante, mesclou material de plástico e madeira bem ousada, mas nada verde!

A presença inglesa com seus estandes trazendo charmosos acessórios me encantou, very British!

Não faltaram "pequenos mimos" ou brindes e revistas, folders e informativo que foram distribuídas ao longo da feira, para ajudar, orientar, informar e até mesmo guiar quem por ali passava. Uma maravilha, toda a imprensa internacional de revista da moda! Nossa um peso andar com todo aquele material impresso mas além disso vale muito a pena curtir, rever tudo em casa e depois guardar.

Depois de toda essa maratona, bate aquela fome! Com poucas opções para lanches ou pequenas refeições a alternativa foi um restaurante Gourmet com preços a partir, de 10E euros para uma entrada, e ainda com tempo de espera por 40 minutos para uma mesa, deixou a desejar. No restaurante para levar – take away – filas enormes e preços salgados, não fiquei para comer.

Uma ótima opção foi sair da feira e comer na Kreuzberg onde pude descansar um pouco e comer bem! Sorte!

Na Alemanha, há uma enorme concorrência entre Munique e Düsseldorf, más Berlim é o novo nome no mundo da moda européia.

Uma dica a todos que quiserem visitar a Fashion Week em Berlim, acessem a página do evento e façam seus cadastros solicitando uma credencial! "Quem não chora não mama!"

Fashion in Berlim: Michalsky

Michalsky

Michael Michalsky é um dos mais influentes designers de moda da Alemanha. Ele atua no segmento de alta moda e combina estilos clássicos com influências de streetwear. O resultado oferece luxo discreto e um toque urbano para os clientes cosmopolitas que apreciam a combinação de qualidade, tradição e tendências atuais.
>> Veja a coleção de 2014
www.michalsky.com
Potsdamer Platz 4
10785 Berlim

Fashion in Berlim: Temporary Showroom

Temporary Showroom

Temporary Showroom é uma loja localizada no bairro de Mitte e uma agência de moda que organiza eventos relacionados ao design, a loja também exibe criações dos designers mais importantes.

www.temporaryshowroom.com

Kastanienallee 36A
10435 Berlim

NIX

Nix Design é uma empresa que produz coleções atuais e wearables em alta qualidade duas vezes por ano. Nix Design trabalha com parceiros de negócios que apóiam e compartilham a filosofia de sustentabilidade e diversidade e somente usa materiais selecionados e ecológicos.

www.nix.de

Oranienburger Straße 32
10117 Berlim

Fashion in Berlim: NIX

Majaco

A loja oferece aos clientes as coleções da empresa majaco e também uma seleção da marca dinamarquesa PartTwo e da empresa espanhola Nice Things​​, bem como acessórios e jóias de Becksöndergaard Copenhagen, MYNUKA Berlin, Hamburg e Skumkantarell e Hanna Pordzik Berlin.

www.majaco-berlin.de

Fehrbelliner Str. 24
10119 Berlim

Fashion in Berlim: Majaco
Fashion in Berlim: Dawid Tomaszewski

Dawid Tomaszewski

Dawid Tomaszewski é o mais novo aclamado talento da moda berlinense. Reconhecido como o mais jovem mestre pela edição alemã da prestigiosa revista Vogue, o criador finaliza a mão cada um de seus vestidos.

www.dawid-tomaszewski.com

Wilmersdorferstr. 41
10627 Berlim

Fashion in Berlim: Andreas Murkudis

Andreas Murkudis

A loja de Andreas Murkudis é uma pequena jóia localizada bem no coração de Berlim. Moda feminina, acessórios, objetos de decoração, móveis e tudo o mais que um admirador da arte pode sonhar.

www.andreasmurkudis.com

Potsdamer Straße 81E
10785 Berlim

Firma

Firma é o nome da marca criada por Daniela Biesenbach e Carl Tillessen. A união dos dois se deu em 1997 quando apenas criavam moda masculina, até que em 2006 apresentaram a primeira coleção de moda feminina, com forte influência de moda masculina.

www.firma.net

Mulackstraße 1
10119 Berlim

Fashion in Berlim: Firma

Franzius

Sob o lema "com menos, reluz-se melhor" Stephanie Franzius apresenta suas criações de moda. Depois de ter estudado em Nova Yorque, Milão e Holanda, a estilista decidiu montar seu próprio negócio em Berlim. Suas criações se baseiam no jogo entre volume e tecido buscando sempre uma adaptação perfeita ao corpo feminino.

franzius.eu

Lilli Hennoch Str. 17
10509 Berlim

Fashion in Berlim: Franzius
Fashion in Berlim: F.Rau

F.Rau

Martina Rau é a diretora e criadora de moda da marca F.rau. Suas coleções buscam uma moda que se adapte às necessidades da mulher de hoje, sem perder a inovação e o bom corte das roupas.

www.f-rau.com

Gormannstraße 7
10119 Berlim

Fashion in Berlim: Perret Schaad

Perret Schaad

Johanna Perret e Tutia Schaad são as criadoras que dão vida à marca Perret Schaad. Elas foram convidadas em 2010 para participar pela primeira vez da Berlim Fashion Week. No ano seguinte receberam as melhores críticas de toda a Fashion Week. Perret Schaad tem como base um estilo elegante e clássico sem cair no banal.

www.perretschaad.com

Greifenhagenerstr. 17
10437 Berlim

NANNA KUCKUCK

Nanna Kuckuck cria moda de alta costura e vestidos de gala para uma ampla clientela em Berlim. Seu atendimento personalizado, a seleção minusciosa dos tecidos e a palheta de cores das roupas, fizeram dessa criadora de moda uma personalidade famosa e conhecida no cenário da moda alemã.

www.nanna-kuckuck.com

Bleibtreustraße 52
10623 Berlim

Fashion in Berlim: Nanna Kuckuck

The Corner

The Corner é uma loja de luxo que se dedica à missão de criar estilos distintos e apresenta uma seleção sofisticada de alta moda e avant-garde para homens e mulheres. È uma loja e, ao mesmo tempo, uma plataforma criativa para designers como ALEXANDER MCQUEEN, BALENCIAGA, BALMAIN, BAMFORD, CELINE, CHRISTIAN LOUBOUTIN

www.thecorner.com
Französische Straße 40
10117 Berlim

Fashion in Berlim: the corner
Fashion in Berlim: Filippa K

Filippa K

Filippa K é a marca de moda escandinava com um design e estilo que respira simplicidade e qualidade. Filippa K é vendido em 20 mercados em todo o mundo.

www.filippa-k.com

Kurfürstendamm 29
10719 Berlim

Fashion in Berlim: Claudia Skoda

Claudia Skoda

Claudia Skoda é uma das mais famosas e influentes designers de tricô de Berlim. Por mais de 35 anos, ela se reinventa e surpreende o mundo da moda com novas idéias.

www.claudiaskoda.com

Mulackstraße 8
10119 Berlim

Bless

Bless é o nome artístico e comercial utilizado pelas criadoras Desiree Heiss e Ines Kaag.Embora a loja se encontre em Berlim, elas costumam trabalhar fora e colaborar em diversos projetos com criadores internacionais. O estilo da marca foi considerado um dos mais inovadores dos últimos anos.

www.bless-service.de

Oderberger Straße 60
10435 Berlim

Fashion in Berlim: Bless

Konk

Ettina Berríos-Negrón tem um sentido especial para detectar novos talentos. Proprietária da loja Konk, é pessoalmente responsável para sempre trazer novas tendências internacionais de moda e acessórios para Berlim.

www.konk-berlin.de

Kleine Hamburger Straße 15
10117 Berlim

Fashion in Berlim: Konk
Fashion in Berlim: Potipoti

Potipoti

Potipoti é formada pelos criadores espanhóis Silvia Salvador e Nando Cornejo, radicados em Berlim. As estampas e os detalhes gráficos, característica da marca, fizeram da grife uma das mais promissoras de Berlim.

www.potipoti.com

Rosenthaler Straße 66
10119 Berlim

Fashion in Berlim: Sopopular

Sopopular

Sob o nome de Sopopular se encontram as criações de moda masculina de Daniel Blechman. Suas coleções sempre deram muito o que falar na Berlim Fashion Week. A sopopular busca reinventar a estética casual do estilo juvenil dando a ela um toque formal.

www.sopopular.net

Ritterstr. 3
10969 Berlim

Frida Weyer

As coleções de Frida Weyer reluzem como o glamour de uma grande festa. Suas coleções se baseiam em vestidos de noite e conjuntos para coquetéis e outros eventos formais. Trabalhados minusciosamente ainda levam a aplicação de pedras e tecidos como a sêda.

www.fridaweyer.com

Zwinglistraße 34
10555 Berlim

Fashion in Berlim: Frida Weyer

Kaviar Gauche

As criadoras Johanna Kühl e Alexandra Fischer-Roehler dão nome à marca Kaviar Gauche. Conhecida por mudar o conceito de moda de luxo. Suas criações podem ser vistas com muita frequência em revistas como Elle,Vogue ou Interview.

www.kaviargauche.com

Linienstraße 44
10119 Berlim

Fashion in Berlim: Kaviar Gauche
Fashion in Berlim: Kilian Kerner

Kilian Kerner

Killian Kerner inova a moda de luxo. Com criações pouco convencionais em que a mistura de diversos materiais junto à cortes originais e assimétricos dão o toque de inovação e autenticidade.

www.kiliankerner.de

Herkomerstr. 6
12435 Berlim

Fashion in Berlim: Adddress

Adddress

Address é como se chama a marca custodiada pela criadora de moda feminina Andreea Vrajitoru, com lojas em pleno centro de Berlim. A caracteristica maior da marca é oferecer um estilo elegante e discreto ao mesmo tempo.

www.adddress.de

Weinmeisterstraße 12
10178 Berlim

Kimberit

Para Kim Berit Heppelmann a moda é uma espécie de arquitetura para o corpo feminino. Suas coleções se apresentam como verdadeiras obras de arte que se adaptam à pele.

www.kimberit.com

Reichenbergerstraße 72a
10999 Berlim

Fashion in Berlim: Kimberit

Lala Berlim

Leila Piedayesh disse certa vez que "as coisas só são boas se forem agradáveis ao tato" e aplicou esta filosofia a todas as suas criações de moda feminina. Por este motivo suas roupas não são apenas belas mas sobretudo confortáveis.

www.lalaberlin.com

Mulackstraße 7
10119 Berlim

Fashion in Berlim: Lala Berlim
Fashion in Berlim: C’est tout

C’est tout

A criadora de moda Katja Will fez da frase "C'est tout" não só o nome comercial como o lema da marca, afirmando que "tudo aquilo que faz uma mulher se sentir bem deve ser confortável". Foi diretora de estilismo da MTV e escolheu Berlim para ser fonte e centro de criação e inspiração. As roupas são caracterizadas pela elagância e conforto.

www.cesttout.de

Mulackstraße 26
10119 Berlim

Fashion in Berlim: C.neeon

C.neeon

Clara Leskovar e Doreen Schulz são as criadoras que compoem o grupo artístico C.neeon. São uma das criadoras de moda mais conhecidas de Berlim. Além das coleções de moda, ainda expõem suas criações em múltiplas galerias de arte internacionais.

www.cneeon.com

Kastanienallee 55
10119 Berlim


Aceitar

Usamos cookies. Este site tem alguns cookies que aprimoram a sua experiência de navegação. Ao utilizar o site você concorda com nossa política de cookies e privacidade