FASHION IN BERLIN - A MODA DE BERLIM
Quando a "Berlin Fashion Week" foi iniciada em 2007, os críticos zombaram que Berlim era uma favela ou, no máximo, um subúrbio de Paris no mundo da moda. Hoje, a capital alemã estabeleceu-se ao lado de Paris, Milão e Londres como a nova metrópole da moda européia.
Berlin Fashion Week - A semana da moda em Berlim
Texto da nossa guia Alessandra Almeida
Duas vezes ao ano, em janeiro e julho, a cidade de Berlim torna-se palco da moda de estilo internacional e lá encontram-se pessoas interessadas na moda, também chamados de fashionistas, os revendedores, os críticos e "experts" da moda e , claro, todos os jornalistas e representantes da mídia que divulgam e reportam sobre o evento e tudo que acontece nos bastidores dos desfiles, os shows que rolam durante a feira e ainda os VIPs que circulam por lá. As "highlights" da semana da moda em Berlim (Berlin Fashion Week) de 14 a 19 de janeiro são os desfiles da Mercedes-Benz Fashion Week Berlim na rua 17 de Junho no Portão de Brandenburgo. >> leia mais
Para os "experts" na área de roupas street e urbana a BREAD & BUTTER tem como motivo – "Eu sou um berlinense" -ou em alemão "ICH BIN EIN BERLINER" aconteceu também de 14 a 16 de janeiro de 2014 na área do histórico e já desativado aeroporto de Tempelhof.
De moda PREMIUM, a qual eu tive o grande prazer de visitar, teve o seu espaço no meio da cidade localizada no estação de metro Gleisdreieck. Para as chamadas – "roupas de rua" -Streetwear BRIGHT, os shows de desfile de Nova Iorque (capsule), a plataforma para desfiles e pedidos, High Fashion SHOW & ORDER, e a Panorama Berlim e a THE GALLERY BERLIN como também a feira para tamanhos maiores, PlusSize Mode "curvy is sexy" – "curvas são sexy" fecham a grande variedade de ofertas da feira de moda em Berlim.
Berlin não esquece seu lado ecológico-verde, inclusive na moda ele se faz presente, as novas tendências são discutidas sobre os atuais aspectos ecológicos e sustentáveis, abordando o tema, "Ecological Design". Especialmente nesta área foram mostrados os desfiles Showfloor Berlim, o Lavera Showfloor, o GREENshowroom e o Ethical Fashion Show.
Nos dias de Showroom – "Showromdays", as portas foram abertas ao público interessado em moda. A maioria dos desfiles neste dia, foi aberto ao público como convidados (lista de convidados) ou através de entradas pagas. Nos outros dias a entrada só foi permitida com a credencial.
Para obter uma credencial é necessário um cadastro prévio em uma das páginas oficias da fashion week especificando sua área de atuação como jornalista, comprador ou experts. Feito isso o pedido é analisado, com uma resposta positiva ou não enviada pela organização do evento. Na entrada da feira então é retida a credencial. Uma pulseira tão "fashion" quanto a feira.
A página oficial da Berlim Fashion Week oferece uma visão completa e detalhada da programação bem como informações úteis para os eventos mais importantes.
A moda premium difere da Panorama e Bread and Butter por ser uma feira de exposições, sem desfiles. Existem ainda palestras e as empresas se apresentam para os revendedores, que podem ali mesmo fazerem seus pedidos. É uma feira de negócios para marcas com volume de vendas de médio a alto, o publico classe media-alta. É um grande prazer caminhar pela feira, já na entrada tudo chama por moda e estilo, todos envolvidos no evento, cheios de atitude, muito bem qualificados e preparados. Cada detalhe pensado com muita sofisticação, aliado a harmonia de cores e temas.
As visitas poderiam ocorrer de 10:00 às 18:00, por ser imensa, era preciso realmente bastante tempo, e ter a oportunidade de ver todos os estandes de venda, mas vale lembrar que é importante também uma paradinha para repor energias e voltar! O evento atende homens e mulheres, com peças para diversas ocasiões, sapatos exclusivos, bolsas e acessórios assinados por designers mundiais.
Não só o evento estava impecável como também os visitantes fizeram jus á feira de moda, muita gente bonita e com muito estilo sem ser over-dressed, era um aprendizado olhar para os estandes mas também para o público que curtia a feira com seu "desfile" a parte.
Um ponto marcante na seção de roupas streetwear foi a presença italiana, lá estavam eles com todos os estilos muito bem representados pelo seu excelente bom gosto nas perfeitas combinações de cores e formas.
No quesito sapatos, fiquei muito encantada com a presença da nossa brasileira Melissa. De longe chamou-me atenção uma linda bota de borracha com salto alto e longo, pensei -" ...gente parece uma Melissa!" para meu espanto e alegria – era uma! Que chique! Conversei com Daniel que estava muito orgulhoso de representar a Grendene, neste evento. A Grendene com os dois pés na Europa, entrando pela Itália buscando representações nas grandes centros europeus. Gostei muito de saber que a Grendene – utiliza a linha verde na sua produção – ecological design – buscando utilizar a matéria prima e preservando o meio ambiente.
A China é claro também estava presente com uma moda muito "psicodélica" mas não menos interessante, mesclou material de plástico e madeira bem ousada, mas nada verde!
A presença inglesa com seus estandes trazendo charmosos acessórios me encantou, very British!
Não faltaram "pequenos mimos" ou brindes e revistas, folders e informativo que foram distribuídas ao longo da feira, para ajudar, orientar, informar e até mesmo guiar quem por ali passava. Uma maravilha, toda a imprensa internacional de revista da moda! Nossa um peso andar com todo aquele material impresso mas além disso vale muito a pena curtir, rever tudo em casa e depois guardar.
Depois de toda essa maratona, bate aquela fome! Com poucas opções para lanches ou pequenas refeições a alternativa foi um restaurante Gourmet com preços a partir, de 10E euros para uma entrada, e ainda com tempo de espera por 40 minutos para uma mesa, deixou a desejar. No restaurante para levar – take away – filas enormes e preços salgados, não fiquei para comer.
Uma ótima opção foi sair da feira e comer na Kreuzberg onde pude descansar um pouco e comer bem! Sorte!
Na Alemanha, há uma enorme concorrência entre Munique e Düsseldorf, más Berlim é o novo nome no mundo da moda européia.
Uma dica a todos que quiserem visitar a Fashion Week em Berlim, acessem a página do evento e façam seus cadastros solicitando uma credencial! "Quem não chora não mama!"