Berlim em Dezembro
Blitz Berlim por Isadora Pamplona
Dezembro e as festas de final de ano
O inverno enfim dá as suas caras. Mas ao invés de uma estação escura e sombria passada predominantemente a portas fechadas, Berlim oferece um mês de dezembro repleto de atividades ao ar livre.
Além dos Mercados de Natal, que seguem a todo o vapor até os últimos dias do ano, a cidade ganha um brilho especial com a chegada da neve. Durante dias e por vezes até semanas, prédios e calçadas ficam cobertos de branco e lagos congelados viram pistas naturais de patinação no gelo. Nesta época, não é raro ver crianças acompanhadas de adultos – e inclusive muitos adultos desacompanhados – brincando de deslizar pelas ruas com trenós improvisados.
O destaque, é claro, são as festas de fim de ano. Saiba quais são as principais atrações do mês.
Até fins de dezembro
Mercados de Natal
Berlim já entra em clima natalino nos finais de novembro, quando os tão aguardados Mercados de Natal abrem suas portas. Com dezenas de feirinhas espalhadas por toda a cidade, novos aromas dominam as ruas e oferecem um verdadeiro banquete para os sentidos. A ocasião também é ótima para saborear a comida típica: Lebkuchen (pão de mel), Bratwurst (salsicha grelhada) e waffle são algumas das estrelas da estação. Mas imbatível mesmo é o Glühwein (quentão), poderoso antídoto para o inverno berlinense.
Onde: Diversos locais, tais como Alexanderplatz, Gendarmenmarkt, Potsdamer Platz ou em frente ao Palácio de Charlottenburg.
Durante todo o mês
Iluminação de Natal
Dezembro é mês de flanar à noite por uma das avenidas mais famosas do mundo: Kurfürstendamm (ou Ku'damm, para os íntimos). Esta via tão representativa do que um dia foi Berlim Ocidental fica ainda mais bela com a decoração natalina. A exuberância se estende por mais de 3,5 km compostos por 650 árvores enfeitadas e algumas figuras natalinas iluminadas, como Papai Noel e o Soldadinho de Chumbo.
Onde: Ku'damm, Tauentzienstraße, Uhlandstraße, Fasanenstraße, Grolmannstraße, Kantstraße e Reichsstraße.
Durante todo o mês
Festival de Cinema de Inverno
Outra mostra de que os berlinenses não se deixam abater pelo inverno é o festival de cinema que acontece durante todo o mês de dezembro no bairro medieval de São Nicolau. O foco é no filme de 1944 "Die Feuerzangenbowle", de Helmut Weiss, com exibição 3 vezes ao dia. Além disso, o festival inclui uma programação infantil todos os domingos às 14h, quando toda a família pode se sentar em poltronas confortáveis num nostálgico Mercado de Natal para assistir clássicos como "Cinderela".
Onde: Bairro de São Nicolau
Durante todo o mês
Patinação no gelo
O que para os berlinenses é algo totalmente normal, pode parecer extremamente inusitado para quem vem de terras tropicais como o Brasil. Nos meses mais frios, diversos locais da cidade oferecem pistas de patinação do gelo, geralmente de graça. Entre as mais populares estão o rink ao redor da Fonte de Netuno, nas proximidades da Alexanderplatz, e a pista na Potsdamer Platz.
Onde: Fonte de Netuno (em frente à Prefeitura), Potsdamer Platz, Estádio Erika Hess, entre outros.
De 30/11 a 23/12
A feirinha de Natal mais alta de Berlim
Quem já visitou a Berlim no final do ano, sabe que as ruas costumam ficar repletas dos famosos mercadinhos de Natal. Enquanto é difícil não passar pelos mais famosos, em geral concentrados nos pontos mais centrais da cidade, alguns ficam um tanto quanto escondidos – verdadeiras dicas de "insider". Um deles é o mercadinho de Natal do Klunkerkranich, um bar instalado no terraço de um prédio de Neukölln. Além de música eletrônica, quentão e crépe, o local oferece umas das melhores vistas da cidade. Aos sábados e domingos, das 14h às 20h. Entrada a partir de 3 euros.
Onde: Klunkerkranich, Karl-Marx-Straße 66, 12043 Berlin
Até 31/18
Os shows de Admiralspalast
Rock of Ages
Um show da pura sensação do rock dos anos 80
Onde: Admiralspalast: Friedrichstraße 101, 10117 Berlin, Tel 030 22507000.
De 06/12 a 09/12
Feira de Artes Aplicadas no Museu Histórico Alemão
Durante quatro dias, o Museu Histórico Alemão (Deutsches Historisches Museum ou simplesmente DHM) deixa um pouco de lado o passado e volta seus holofotes para o o futuro. É a Feira de Artes Aplicadas, que já está em sua 21ª edição. Lá são apresentadas as últimas criações de artistas e designers europeus, assim como novas tecnologias e diferentes abordagens num campo que valoriza a funcionalidade.
Onde: Onde: Deutsches Historisches Museum, Unter den Linden 2, 10117 Berlin, 10–18h, Tel. 030 203040
Local e data a serem definidos
Guerra de Bola de Neve
Mais uma vez, os berlinenses mostram que inverno é para ser curtido ao ar livre. "A maior guerra de bola de neve na história de Berlim" deverá acontecer no Mauerpark, e os detalhes podem ser acessados na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/630566727332330/. Atenção para a data, que, logicamente, está sujeita às condições meteorológicas.
Onde: Onde: Mauerpark, Gleimstraße 55, 10437 Berlin
De 20/12 a 23/12
Festival Louis Lewandowski
Já em sua 7ª edição, o festival é uma homenagem ao compositor judeu alemão Louis Lazarus Lewandowski (1821–1894) e também dedicado a compositores judeus que emigraram da Alemanha. O evento é voltado para a música de sinagoga com destaque para o coral. Nos três dias de programação, são esperados corais de Jerusalém, Tivon e Berlim em diversos locais da capital alemã.
Onde: Sinagoga Pestalozzistraße, centro de convenções Reinbeckhallen e Sinagoga Rykestraße.
De 21 a 24/12
Festival de Cinema de Natal
Fim de ano é aquela época em que ninguém consegue escapar do tal "espírito natalino". Mas isso não impede que o tema ganhe um enfoque diferente. Pensando nisso, foi criado o "Weihnachtsfilmfestival", um festival de cinema que, ao invés de reprisar os velhos clichés de sempre, traz uma programação um pouco menos convencional. Em cartaz, há opções de comédia, drama e até de filmes de terror – tudo isso, claro, sem jamais fugir do tema de Natal. Ingressos a partir de 8 euros.
Onde: Cinema Movimiento, Kottbusser Damm 22, 10967 Berlin
Dia 24/12
Noite de Gala de Natal
Ninguém fica esquecido em Berlim. Para aqueles que estão longe dos familiares e amigos, a capital alemã oferece um evento natalino com toda pompa que a data pede. Nele, é servida uma ceia tipicamente alemã e com preço de custo apenas. O evento em si é gratuito e só impõe duas condições: inscrição prévia e traje de gala. Para se inscrever, acesse a página: http://www.heiligabendgala.de
Onde: Tegeler Seeterrassen, Wilkerstraße 1, 13507 Berlin
Dias 24 a 26/12
Concerto no Palácio de Charlottenburg
Outra opção para quem estiver em Berlim no Natal é apreciar o tradicional concerto de música clássica no antigo palácio prussiano de Charlottenburg. Este ano, a orquestra residente apresentará interpretações de Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi, Arcangelo Corelli, entre outros. Ainda há a opção de participar da ceia e degustar um típico menu natalino alemão, cujas iguarias incluem variações de salmão defumado e ganso. Ingressos a partir de 44 Euros podem ser adquiridos em www.residenzkonzerte.berlin
Onde: Orangerie (ao lado do Palácio de Charlottenburg), Spandauer Damm 22, 14059 Berlin, Tel 030 25810350, www.orangerie.berlin
Dias 24 e 25/12
Missas Natalinas
O Natal oferece a ocasião perfeita para conhecer de perto as mais belas igrejas de Berlim, além de vivenciar um pouco de uma cultura fortemente marcada pelas religiões católica e protestante. Em particular, vale visitar a Igreja Memorial Imperador Guilherme I, que coloca em funcionamento seu imponente órgão com mais de 5 mil tubos. Entre as cerimônias litúrgicas mais disputadas, estão as da Berliner Dom (luterana) e da Catedral de Santa Edwiges (católica).
Onde: Igreja Memorial, Berliner Dom, Catedral de Santa Edwiges, Igreja de São Nicolau, entre outras.
31/12
Corrida de São Silvestre
Nem só São Paulo tem Corrida de São Silvestre. Quem passa a virada em Berlim também pode participar da tradicionalíssima versão alemã, que já acontece há 41 anos. O trajeto de quase 10 quilômetros passa por locais mais afastados do eixo turístico, a exemplo de Teufelsberg, a famosa montanha artificial formada com entulhos da Segunda Guerra Mundial. Como diferencial, os participantes que chegam até o final da prova ganham como recompensa uma iguaria típica das confeitarias berlinenses conhecida como "Berliner", uma espécie de sonho recheado com geleia – ou, mostarda, para os fortes!
Onde: Largada e chegada no Estádio Mommsen, Waldschulallee 34, 14055 Berlin
31/12
Réveillon (festa oficial)
A temperatura geralmente próxima de zero grau não impede que a festa seja em grande estilo. Pelo contrário: na virada para 2017, Berlim atraiu cerca de 1 milhão de pessoas para o evento que todos os anos traz apresentações de bandas e DJs até o amanhecer. A contagem regressiva e o principal show de fogos de artifício acontece no Portão de Brandenburgo, mas as celebrações podem ser acompanhadas pela cidade inteira e geralmente por vários dias consecutivos.
Onde: Rua 17 Juni (entre o Portão de Brandenburgo e a Coluna da Vitória).
31/12
Réveillon (festas privadas)
Para os que preferem algo um pouco mais exclusivo, é possível adquirir ingressos para uma das inúmeras festas particulares que acontecem na virada do ano em Berlim. Tem opções para todos os gostos, desde baladas e shows até jantares e programações familiares. Uma das opções é a festa na praça Gendarmenmarkt, que, à meia-noite, apresenta seu próprio festival de fogos de artifício. Quem curte algo mais agitado, pode participar da festa no complexo da antiga cervejaria Kulturbrauerei, onde 13 pistas de dança em nove locações diferentes receberão os convidados ao som de clássicos dos anos 80 e 90, Hip Hop, Techno, House, Minimal, Electro, R'n'B, Hip Hop e muito mais. E para aqueles mais resistentes, vale conferir algumas baladas, como a do Kater Blau, que já dá a largada no sábado, dia 30 – e só termina no dia 2 de janeiro!
Onde: Gendarmenmarkt, Kulturbrauerei, Kater Blau, Arena Berlin, House of Weekend, entre outros.
Exposições
NINETIES BERLIN: A EXPOSIÇÃO DOS ANOS 90
Até 28 de fevereiro de 2019
Nada se compara ao brilho no olhar de quem viveu a Berlim dos anos 90. Em convulsão após a queda do muro de Berlim, a cidade passou por uma verdadeira era de anarquia, raves, ocupações e experimentações das mais diversas. E é isso que a mostra Nineties Berlin tenta resgatar para quem só conseguiu chegar agora. A exposição é interativa e traz pedaços do muro, esculturas e outros objetos. Ingressos a 12,50 euros.
Onde: Alte Münze
Endereço: Molkenmarkt 2, 10179 Berlim
Horário de funcionamento: Diariamente, das 10h às 18h.
Telefone: +49 30 60 98 94 26
True Mirror
O quê: Nesta exposição do novíssimo Museu das Ilusões em Berlim, visitantes podem enxergar a si mesmos no "Espelho Verdadeiro". Outras exposições incluem hologramas, salas invertidas ou "infinitas" e outros efeitos ópticos. Aberto todos os dias das 10h às 21h. Ingressos a 12 euros.
Onde: Museu das Ilusões, Karl-Liebknecht-Straße 9, 10178 Berlim
Berlim em Novembro
Blitz Berlim por Isadora Pamplona
Novembro – quando ficar agarradinho é permitido
Como se não bastasse ter estações do ano bem marcadas, Berlim oferece nuances. Enquanto outubro é o mês das árvores folheadas a ouro, novembro reveste a cidade com seu tapete outonal. Caminhar pelas ruas ganha assim um som sutil, mas muito peculiar: o de passos sobre folhas secas.
A passagem do ano também se faz perceber através de outros sentidos. Além da óbvia queda da temperatura, Berlim é tomada pelos cheiros e sabores de receitas típicas dos meses frios, tais como folhado de maçã ou castanhas assadas. E no final do mês, um doce perfume ganha cada vez mais espaço: quentão.
Mas o fim do horário de verão, que parece encurtar ainda mais as minguadas horas de sol, não é razão para se encerrar em casa. Quem acha que os berlinenses se intimidam com a aproximação do inverno, muito se engana. Novembro ainda é mês de muita gente nas ruas.
A seguir, alguns dos destaques da programação.
Outono em Berlim – A temporada de desfrutar - Meus favoritos para Novembro:
Seguem os endereços mais descontraídos para as festas da temporada:
The Gate Berlin
credits: The Gate Berlin am Brandenburger Tor – © TRIAD Edutainment Enterprises GmbHQuem quer fazer uma viagem virtual pela história de Berlim desde os tempos do Império Alemão até os dias de hoje, e isso a meros 50 metros do Portão de Brandemburgo: em uma espécie de portal para o passado, The Gate Berlin oferece aos visitantes um espetáculo multimidiático repleto de cenas históricas da cidade, passando por marcos como os gloriosos "anos dourados" da década de 20, a ditadura nazista, a Guerra Fria e a queda do muro.
Onde: Pariser Platz 4a, 10117 Berlin
De 1º a 4
JazzFest
É no início do mês de novembro que acontece todos os anos o já consagrado festival de jazz de Berlim. Fundado em 1964, o evento contará desta vez com quase 200 músicos de 15 países, que ocuparão a Haus der Berliner Festspiele e outras locações na capital alemã ao longo de quatro dias. Estão previstas instalações, concertos exposições e performances artísticas.
Onde: Haus der Berliner Festspiele, Igreja Memorial Imperador Guilherme e clubes A-Trane, Quasimodo e Prince Charles.
1° e 3° domingos do mês
Roda de Choro
No mês de novembro, amantes do jazz também poderão conhecer a versão brasileira da chamada jam session: a roda de choro. O estilo de música instrumental popular brasileira pode ser apreciado na capital da alemã dois domingos por mês, às 18h, nos bairros de Kreuzberg e Neukölln. A entrada é gratuita.
Onde: Örly Café (Görlitzer Straße 38, 10997 Berlim) e Koffer-Bar (Fuldastraße 31, 12045 Berlim)
Dia 2
Nosferatus
Nada como um bom clássico de terror na noite do Dia de Finados. Como parte do festival de cinema mudo "Best of Murnau", o cinema Babylon apresenta uma das produções mais lendárias da telona: "Nosferatus", de 1922. O longa será acompanhado ao vivo pela Metropolis Orchester Berlin em duas sessões: uma às 19h30 e outra às 22h.
Onde: Kino Babylon, Rosa-Luxemburg-Straße 30, 10178 Berlim
A partir do dia 2
Inverno na Potsdamer Platz
As temperaturas despencam mais cedo no centro moderno de Berlim. Já no início de novembro a Praça de Potsdam ganha um tobogã de 70 metros de comprimento com vista para o Portão de Brandemburgo. Além disso, visitantes podem deslizar em uma pista de patinação no gelo de 500 m². A entrada é gratuita e patins podem ser alugados no local.
Onde: Potsdamer Platz
A Praça da Mercedes
Depois de dois anos e meio de construção, foi inaugurada a nova área de lazer da Mercedes-Benz em Berlim. Bem em frente à East Side Gallery, o local oferece 13 salas de cinema, salão de boliche, sala de concertos para até 4.350 espectadores, dois hotéis e ampla oferta gastronômica, além de uma espaçosa praça aberta com direito a fontes e palmeiras. No dia da inauguração, um show de Jack White marcou a estreia do Verti Music Hall.
Onde: Mercedes-Platz 1, 10243 Berlim
100 Anos da Chocolateria Rausch
Chocólatras têm que enfrentar mais uma tentação em Berlim: a tradicional chocolateria Rausch, que em 2018 completa seu centenário, reabre as portas do recém-renovado Café, distribuído em dois pisos acima da loja e com vista para a praça Gendarmenmarkt. Visitantes também podem conferir uma exposição audiovisual sobre o cacau ou as mais de 30 criações de chocolate no Circle Bar.
Onde: Charlottenstraße 60, 10117 Berlim
De 3 a 11
Dias da Cultura Judaica
Por meio de música, literatura e palestras, os Dias da Cultura Judaica oferecem uma visão da diversidade do povo judeu. O festival também dá aos visitantes não-judeus a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida judaica. O lema deste ano é "Shalom Berlin", uma alusão à tradicional saudação judaica cujo significado é "paz".
Onde: Sinagoga Rykestraße, Teatro Renaissance, Casa Judaica da Fasanenstraße e outros locais.
Novo shopping center Zoom
A mais famosa zona comercial de Berlim, nos arredores da avenida Ku'damm, ganhou mais um shopping center. Zoom é o nome do novo centro comercial, que oferecerá uma área de 6.300 m2 distribuídos em seis andares. Quatro deles serão ocupados pela nova filial da gigante varejista de confecções Primark, que assim terá sua terceira loja na capital alemã.
Onde: Joachimsthaler Strasse 3, 10623 Berlin
De 7/11 a 15/12
Brasilien trifft Berlin
Já em sua sexta edição, o festival "Brasilien trifft Berlin" traz uma programação repleta de bate-papos entre brasileiros e alemães sobre arte e cultura. Apesar de originalmente se tratar de um festival de literatura, o evento cresceu e acabou incorporando as áreas de teatro, música e cinema, proporcionando um verdadeiro intercâmbio cultural.
Onde: A Livraria, Torstraße 159, 10115 Berlim
Dias 10 e 11
Inauguração do novo Café Rausch
Após atrasos e muita expectativa, a tradicional chocolateria Rausch enfim reabrirá as portas de seu novo café, agora distribuído em dois andares. Para celebrar o centenário da casa, situada na prestigiosa praça Gendarmenmarkt, o local promete uma programação toda especial – que provavelmente vai incluir degustações imperdíveis.
Onde: Chocolateria Rausch, Charlottenstraße 60, 10117 Berlim
Dia 11
Roda de Feijoada
Para aqueles que sentem falta dos sabores da terrinha, a comunidade brasileira em Berlim convida a todos para uma roda de feijoada com samba. A programação também terá a participação de DJs, assim como um mercadinho de artes e artesanatos. Entrada a 3 euros (crianças até 12 anos não pagam), feijoada: 10 euros.
Onde:Festsaal Kreuzberg, Am Flutgraben 2, 12435 Berlim
Dia 15
Compras na Designer Outlet Berlin
Que tal comprar roupas de marca até tarde da noite e com descontos de até 80%? Então anote na sua agenda: dia 15 de novembro é dia de "Late Night Shopping" na Designer Outlet Berlin. A vila comercial situada nos arredores de Berlim oferece mais de 90 lojas, onde podem ser garimpadas peças de grifes como Hugo Boss, Escada, Karl Lagerfeld, Liebeskind, Adidas e Tommy Hilfiger. Neste dia especial, o local abre das 10h até as 23h.
Onde:Designer Outlet, Alter Spandauer Weg 1, 14641 Wustermark
A partir do dia 15
Jardim de Natal
É quando as horas de sol começam a escassear e as noites voltam a dominar o dia a dia na capital alemã que o Jardim Botânico de Berlim se converte em um cenário de conto de fadas que mergulha inverno adentro. Com direito a jogo de luzes, projeções em 3D, florestas fantásticas e pista de patinação no gelo, o Jardim de Natal convida para um final de ano inesquecível na cidade.
Onde:Jardim Botânico, Königin-Luise-Straße 6-8
A partir do dia 17
Pergamon-Panorama
Bem em frente à Ilha dos Museus, interessados em história poderão complementar sua visita ao famoso Museu Pérgamo com uma nova atração: "Pérgamo: Obras-primas da antiga metrópole e panorama de 360° de Yadegar Asisi". A aguardada exposição traz peças originais do Altar de Pérgamo e uma videoinstalação, proporcionando, dessa forma, uma verdadeira viagem no tempo, onde visitantes são transportados para o ano 129 A.C. na antiga cidade grega da Ásia Menor, atual Turquia.
Onde:Pergamon-Panorama, Am Kupfergraben 2, 10117 Berlim
De 23 a 25
The Green Market
Para adeptos de um estilo de vida ecológico, uma dica é conferir o Green Market, que no final de novembro dá a largada para sua edição de inverno. Lá, mais de 100 varejistas oferecem diversos produtos veganos, desde comida de rua até itens de moda e cosméticos. A programação também inclui música, yoga e cursos infantis. Entrada a 4 euros.
Onde:Alte Münze, Molkenmarkt 2, 10179 Berlim
A partir do dia 26
Mercados de Natal
Berlim entra em clima natalino nos finais de novembro, quando os tão aguardados Mercados de Natal abrem suas portas e oferecem um verdadeiro banquete para os sentidos. Entre um mercado e outro, difícil é não se deixar seduzir pelos aromas de castanhas assadas ou do famoso Lebkuchen (pão de mel). Impossível mesmo é resistir ao Glühwein (quentão), um dos meios mais eficazes de se manter aquecido durante o inverno berlinense.
Onde:Diversos locais, tais como Complexo RAW, Alexanderplatz, Gendarmenmarkt, Potsdamer Platz ou em frente ao Palácio de Charlottenburg
De 20 a 25
Interfilm Berlin
Quatrocentas pequenas produções de 64 países serão exibidas no 34º Interfilm Berlin, o já consagrado festival de curtas da capital. Na matinê, crianças e adolescentes também poderão conferir o Kuki Festival, que já está em sua 11ª edição.
Onde:Diversos locais, como Kino Babylon, Volksbühne, Rollberg Kino, Roter Salon, Il-Kino, Zeiss Großplanetarium e Roadrunner´s Club.
A Volta da City West
Na minha coluna, escrevo também sobre o desenvolvimento, as mudanças e o dia-a-dia geral da cidade. Hoje, meu foco vai para a volta da City West.
Berlim é uma daquelas cidades que sempre capturou a imaginação de muita gente ao redor do mundo. Estar sempre em vias de transição, mas sem nunca chegar a ser de fato, parece ser a sina da cidade. Certa vez, o ex-ministro da Cultura francês Jack Lang descreveu Berlim da seguinte forma: "Paris é sempre Paris, mas Berlim nunca é Berlim". Ninguém poderia resumir melhor essa metamorfose permanente e tais agitações constantes que acontecem por aqui.
Antes da guerra, Berlim era uma das maiores cidades do planeta e estava prestes a se tornar umas das principais metrópoles mundiais. No entanto, o que aconteceu foi bem diferente: depois da guerra, no ano de 1945, Berlim jazia em meio a cinzas e escombros – dois terços da cidade foram completa ou parcialmente destruídos.
Seguiram-se os anos difíceis da divisão e da construção do Muro (1961-1989), quando Berlim Ocidental, cercada pela porção oriental da RDA, existia como uma ilha isolada; um enclave. Contudo, após a queda do Muro em 9 de novembro de 1989, teve início um boom de construções sem precedentes que persiste até os dias de hoje.
Berlim possui 12 bairros, mas nenhum deles reflete os altos e baixos da cidade de forma tão emblemática como Charlottenburgo. Antes da Segunda Guerra Mundial, ele era o Eldorado do entretenimento, do consumo e da gastronomia, onde ficavam os maiores cinemas e teatros, os melhores restaurantes e cafés, as lojas mais sofisticadas. Lá, sobretudo durante os "Dourados Anos Vinte", celebrava-se a vida como se não houvesse amanhã - ou, como se diz por aqui, era uma "Dança no Titanic".
Nos anos da divisão alemã, Charlottenburgo ainda era considerado a "vitrine do Ocidente", um aposto controverso eleito diante do maior nível de consumo no lado ocidental da cidade em comparação com a oferta escassa na parte oriental comunista. Mas o boulevard Kurfürstendamm, por exemplo, era apenas uma sombra do que é atualmente. Ficou também muito claro que, após a Queda do Muro, o centro ocidental foi negligenciado pelos investidores e planejadores urbanos. Na época, todos se voltaram para o leste, onde investiam cada vez mais, e especialmente para o bairro Mitte, que se transformou na grande estrela da cidade.
Nos últimos anos, observou-se uma reviravolta espetacular. Primeiro de forma lenta, silenciosa e quase despercebida. Mas depois do estabelecimento das lojas flagship da Apple e Tesla, do Hard Rock Café, diversos bazares internacionais de design, da abertura do Grosz (o melhor café da cidade), do hotel 5 estrelas Waldorf Astoria e da remodelação do Concept Mall Bikini Berlin, a City West experimentou um renascimento fulminante. A revitalização e revalorização do distrito seguem desenfreadas: em breve, com o ganho de mais um hotel Premium no novíssimo edifício Upper West, e ainda com a KadeWe, o maior templo do luxo da Europa continental, que será completamente renovada nos próximos anos, e dessa forma, elevada a um padrão de consumo ainda maior. Charlottenburgo é um exemplo de um bem sucedido facelifting urbano.
Paris era considerada a capital mundial do século XIX, New York a do século XX – será Berlim a grande métropole do século XXI?
Todos os dias
Dança ao ar livre no Parque Monbijou
Profissionais, amadores e iniciantes, todos estão convidados! Aqui, mesmo quem nunca foi lá muito bom na dança de salão, não tem desculpa para não arriscar uns passinhos. Num cantinho idílico às margens do Spree, o difícil é não se deixar levar pelo som de tango, swing ou salsa. Para aqueles que têm medo de pisar no pé do parceiro ou da parceira, também são oferecidas aulas de diversos estilos a partir de 5 euros.
Onde: Strandbad Mitte, Monbijoustr. 3, 10117 Berlin
Sempre aos sábados
Cinema mudo no Babylon
Sob o lema "Hora Zero - Zero Euro", o Cinema Babylon oferece todos os sábados entrada gratuita na sessão da meia-noite. No programa, são exibidos clássicos do cinema mudo, que ganham acompanhamento ao vivo da organista da casa, Anna Vavilkina. Em cartaz para o dia 02, está o longa Tarzan of the Apes, de 1918.
Onde: Cinema Babylon, Rosa-Luxemburg-Straße 30, 10178 Berlin
Exposições
NINETIES BERLIN: A EXPOSIÇÃO DOS ANOS 90
Até 28 de fevereiro de 2019
Nada se compara ao brilho no olhar de quem viveu a Berlim dos anos 90. Em convulsão após a queda do muro de Berlim, a cidade passou por uma verdadeira era de anarquia, raves, ocupações e experimentações das mais diversas. E é isso que a mostra Nineties Berlin tenta resgatar para quem só conseguiu chegar agora. A exposição é interativa e traz pedaços do muro, esculturas e outros objetos. Ingressos a 12,50 euros.
Onde: Alte Münze
Endereço: Molkenmarkt 2, 10179 Berlim
Horário de funcionamento: Diariamente, das 10h às 18h.
Telefone: +49 30 60 98 94 26
True Mirror
O quê: Nesta exposição do novíssimo Museu das Ilusões em Berlim, visitantes podem enxergar a si mesmos no "Espelho Verdadeiro". Outras exposições incluem hologramas, salas invertidas ou "infinitas" e outros efeitos ópticos. Aberto todos os dias das 10h às 21h. Ingressos a 12 euros.
Onde: Museu das Ilusões, Karl-Liebknecht-Straße 9, 10178 Berlim
DICAS GERAIS
CRAFT BEER - o triunfo da cerveja artesanal
Ultimamente, ouve-se muito que a cerveja artesanal (craft beer) está na moda. Neste ano, a bebida se estabeleceu em Berlim e cada vez mais ela é oferecida em pubs, bares, restaurantes e lojas de bebidas em grande variedade.
Mas no que consiste exatamente a cerveja artesanal ("Craftbier" em alemão)? O movimento da cerveja artesanal surgiu no final dos anos 1980 nos EUA e rapidamente se popularizou no mundo todo. Hoje em dia, ele se estabeleceu também na Europa e, é claro, em Berlim.
Trata-se de uma especialidade de cerveja de sabor intenso, produzida manualmente em pequenas cervejarias com ingredientes ecológicos e sustentáveis de primeira classe. Após um longo período de maturação, ela ganha caráter individual e sabor único, com uma ênfase no lúpulo, na levedura ou no sabor amargo, tudo a depender da preferência do freguês.
Com tais propriedades e sabores não-convencionais, as cervejarias de cerveja artesanal vão intencionalmente de encontro com as fábricas de cervejas tradicionais, estas geralmente preocupadas com padronização, normas e uniformização de seus produtos. Tal variedade e peculiaridade fizeram com que a cerveja artesanal se tornasse cada vez mais popular entre os cervejeiros.
© Pictures courtesy Stone Brewing
Em Berlim, já existem diversos bares especializados em cervejas artesanais, tais como o Stone Brewing (endereço: Marienpark 23, 12107 Berlin -Tel. 030 2123430).
Atividades gratuitas em Berlim
As melhores coisas da vida são de graça! Veja nossa lista de atividades gratuitas em Berlim:
Reichstag – O Parlamento alemão
O Reichstag serviu de pano de fundo para muitos eventos históricos e momentos decisivos da história alemã: o incêndio de 1933, a bandeira soviética flanando no topo do prédio em 1945, a celebração da reunificação alemã em 1990 – todas essas imagens estão profundamente gravadas na memória coletiva do país.
O Reichstag é a Câmara Baixa do Congresso alemão. Inaugurado em 1894, o edifício sofreu danos severos na Segunda Guerra Mundial e foi reconstruído nos anos 1960, ainda que inicialmente sem a cúpula. Esta ficou a encargo do arquiteto britânico Norman Foster, que desenhou a nova versão em aço e vidro ao redor de uma rampa que, por sua vez, faz as vezes de um mirante em espiral. A cúpula de vidro é um dos marcos favoritos da cidade desde sua inauguração em 1999 e um ímã para turistas. Com suas vistas espetaculares de Berlim e do plenário alemão, não é de se espantar que o Reichstag seja um dos prédios parlamentares mais visitados do mundo.
A visitação à cúpula de vidro do Reichstag é gratuita, mas precisa de reserva. Esta pode ser feita diretamente no local, mais especificamente no centro de visitantes ao lado do Parlamento. Para isso, é necessário apresentar um documento de identificação válido com foto.
Platz der Republik 1, 11011 Berlin
Exposição Topografia do Terror
No terreno onde atuavam Gestapo (polícia secreta nazista), as SS e a central de Segurança do Reich, surgiu após a reunificação um dos mais completos centros de documentação sobre o Nazismo em Berlim. Através de uma série de textos e imagens, a exposição na Topografia do Terror foca nas instituições centrais da ditadura nazista e ajuda a entender quem foram os autores por trás dos crimes que acabaram por chocar a humanidade. O museu também conta com uma maquete do antigo bairro governamental na época do Terceiro Reich e uma biblioteca especializada no tema. Nos meses mais quentes, visitantes podem acompanhar a evolução da ditadura em uma exposição ao ar livre montada ao longo das ruínas das antigas celas da Gestapo. Aberto diariamente das 10h às 20h.
Niederkirchnerstraße 8, 10963 Berlin, 10–20h, Tel 030 2545090
Humboldt-Box
Situado em plena Ilha dos Museus, rodeado de construções neobarrocas e neoclássicas, o poliedro de cor azulada destoa do restante da paisagem urbana. Mas o museu Humboldt-Box está apenas de passagem, já que se trata basicamente de um museu sobre o futuro. Nele, visitantes podem conhecer melhor o ambicioso projeto de reconstrução do antigo palácio barroco dos Hohenzollern, que a partir de 2019 deverá abrigar um museu etnográfico. Lá também se pode ter uma belíssima vista da cidade no café que fica no terraço – e de graça. O horário de funcionamento é das 10h às 18h entre os meses de dezembro e março, e das 10h às 19h de abril a novembro.
Schloßplatz 5, 10178 Berlin, 10–18h, Tel 030 88626990
Mercados de Natal
No final do ano, diversas cidades europeias ganham uma série de eventos especiais para a chegada do Natal, e Berlim não poderia ser diferente. Aqui, é tanto mercadinho temático que dá a impressão que a cidade inteira virou uma única feira de Natal. São locais onde se pode tomar quentão, provar diferentes tipos de salsichas, comer castanhas e pão de mel e muito mais. Alguns mercados também oferecem pequenos parques de diversão, como o situado ao lado do shopping center Alexa (do lado da Alexanderplatz).
Muro de Berlim
Uma das maiores atrações de Berlim é o famigerado muro que dividiu a cidade por 28 anos. Não tem quem chegue na capital alemã e não pergunte imediatamente: "Onde fica o muro?" Essa pergunta não é tão simples de responder, já que o trajeto percorrido por ele era bem menos óbvio do que a designação leste-oeste decorrente da Guerra Fria possa sugerir. A boa notícia é que na vasta maioria dos locais onde o Muro foi preservado, não há cobrança de ingresso. São eles: East Side Gallery, Memorial do Muro na Bernauer Straße, trecho da Niederkirchnerstraße (em frente à Topografia do Terror) e Potsdamer Platz. E isso 24 horas do dia.
Filarmônica
Todas as terças-feiras às 13h é possível conhecer de perto uma das mais prestigiadas orquestras do mundo – e de graça. Visitantes podem acompanhar o espetáculo na Filarmônica de Berlim e, ao mesmo tempo, emendar com um almoço. Recomenda-se, no entanto, chegar com até 45 minutos de antecedência, pois a disputa para entrar é acirrada.
Herbert-von-Karajan-Straße 1, 10785 Berlin
Prisão da Stasi
Os calabouços que um dia serviram para aprisionar opositores da ditadura socialista alemã hoje abrigam um dos maiores testemunhos da opressão da antiga Alemanha Oriental: a prisão da Stasi (polícia secreta da RDA). Lá é possível visitar gratuitamente a exposição "Inhaftiert in Hohenschönhausen" ("Prisioneiros em Hohenschönhausen"), que traz fotos, objetos e escritórios de ex-diretores do complexo. Por um custo adicional (85 euros por um grupo de até 25 pessoas), visitantes também são guiados pelas celas e corredores por ex-prisioneiros que recontam suas memórias. Aberto diariamente das 9h às 18h.
Genslerstraße 66, 13055 Berlin, Tel 030 98608230
Diversão noturna na antiga Berlim Oriental
A Warschauer Strasse e o adjacente complexo RAW formam o reduto com maior potencial metamórfico da cidade. Concomitantemente é a versão berlinense do Médico e o Monstro, um híbrido de trabalho e entretenimento que só se encontra em Berlim.
Em um dia de semana cinzento, a vontade é de deixar essa região para trás o mais rápido possível, ou quiçá nem sequer passar por ela, caso não haja um bom motivo para tal. Afinal, a rua exala o ar áspero e seco de uma velha cidade inglesa industrial, cujas minas abandonadas e áreas sombrias e desertas são de desanimar qualquer um.
Nos fins de semana, no entanto, ela se transforma em uma zona animada e altamente frequentada, praticamente uma central de festas da Europa, onde já de longe é possível escutar o staccato das batidas do techno. Lá tudo é permitido e risadas e palavras entrecortadas se ouvem por todas as partes: Oi, tudo bem? Hola, que tal? How are you? как дела? Esse útlimo é russo, mas significa a mesma coisa. Todos os finais de semana, jovens da Europa inteira têm encontro marcado nesse bairro.
Em suas cabanas de madeira dispostas lado a lado de forma rudimentar, em seus edifícios industriais e suas antigas bancadas, estabeleceu-se uma emaranhada rede de festas praticamente semanal, sendo as do Suicide Circus e do Haubentaucher as mais conhecidas.
Muitos baladeiros vindos de Barcelona, Amsterdam ou Londres vêm para Berlim na sexta-feira à tarde em voos das linhas aéreas de baixo custo Easy Jet ou Ryanair, pegam um táxi e festejam sem parar até segunda-feira de manhã, de preferência nos clubes da região da Warschauer Strasse ou no complexo RAW.
Ao mesmo tempo, isso ilustra uma das mudanças que a cidade sofreu nos últimos anos. Antes da Guerra, Berlim era não só a capital política da Alemanha, como também a maior cidade industrial da Europa. Todas as companhias alemãs importantes tinham sede aqui: Siemens, BMW, Bayer, Schering, os grandes bancos, assim como as empresas de comunicação. Depois da Segunda Guerra Mundial e da subsequente divisão da cidade, as maiores companhias mudaram suas centrais para a Alemanha Ocidental. Dessa forma, as empresas de mídia acabaram em Hamburgo, os bancos em Frankfurt e as fábricas no sul da Alemanha, tais como Munique e Stuttgart.
Após a queda do Muro em 1989 e a reunificação no ano seguinte, o turismo se transformou no fator econômico mais importante da cidade. Hoje, Berlim ocupa o terceiro lugar na lista das cidades mais visitadas da Europa, atrás apenas de Londres e Paris. As taxas anuais de crescimento continuam surpreendentes. Nos próximos dois anos, por exemplo, serão construídos 45 novos hotéis. Para o ano 2020, a agência de marketing tourístico "visitberlin" prevê que Berlim irá se tornar o segundo destino turístico mais popular da Europa – superando Paris.
Sempre aos domingos
Durante o ano todo, apreciadores da cozinha internacional podem conhecer pratos típicos de diversos países nos pátios da Kulturbrauerei, antiga cervejaria convertida em pólo cultural. É lá que se reúnem os mais populares foods trucks da cidade. Entre as iguarias, é possível encontrar hambúrguer de schnitzel com batata-frita de batata-doce ou salada de repolho-roxo com maçã. Opções também para veganos.
Onde: Kulturbrauerei, Schönhauser Allee 36, 10435 Berlin
Sempre aos domingos
Sagrado para muitos berlinenses é o mercado de pulgas do Mauerpark, que acontece todos os finais de semana. Aos domingos, o destaque é o famoso Karaokê, onde qualquer um pode ter seus 15 minutos de fama em frente a uma plateia jovem e internacional. O parque também vira espaço ideal para amantes de comida de rua.
Onde: Mauerpark, Gleimstraße 55, 10437 Berlin
Compras
Shopping Bikini: Berlim Ocidental não é só Ku'damm. Para quem quer sair às compras, vale conferir o famoso shopping Bikini, do ladinho da Igreja Memorial. Com um conceito inovador, o espaço oferece não só produtos de designers locais e internacionais, como também vista para o Jardim Zoológico – tanto no Café Einstein, no andar térreo, como no Monkey Bar, no topo do Hotel 25 Hours.
Onde: Budapester Str. 38-50, 10787 Berlin
Todos os finais de semana
Thaipark
Todo verão, tailandeses armam acapamento em Berlim, mais especificamente no bairro de Wilmersdorf, sudoeste de Berlim. O fenômeno já é tão tradicional que o parque Preußenpark foi batizado de Thaipark. É lá que, sobretudo nos finais de semana de tempo bom, é possível desgutar uma variedade infindavel de exóticos sabores asiáticos.
Onde:Preußenpark, 10707 Berlin-Wilmersdorf
Todas as quintas-feiras
Kolonnaden Bar
Paras aqueles que querem descontrair entre um museu e outro, vale conferir o bar temporário instalado só durante o verão nas colunatas da Ilha dos Museus. Todas as quintas-feiras, das 19h às 20h, o bar oferece drinks, palestras e boa música.
Onde:Ilha dos Museus (Museumsinsel)
Kudamm Beach: Restaurante e beach bar no lago Halensee, aberto das 9h até a meia-noite. Koenigsallee 5B, Grunewald.
Grace Rooftop Bar: O novo terraço na cobertura do Hotel Zoo Berlin. Com tempo bom, diariamente das 18h até às 24h (Sextas e sábados até a meia-noite). Kurfürstendamm 25, Charlottenburg.
Rooftop Terrace Hotel Amano: Os terraços arborizados da rede hoteleira são locais perfeitos para relaxar – e para admirar a vista em dois pontos diferentes da cidade: nas proximidades da Hauptbahnhof (estação principal de trens) ou na animada Auguststrasse. Diariamente, a partir das 16h. Na Heidestraße 62, Moabit ou na Auguststrasse 43, Mitte.
Haubentaucher: No clube com piscina, a atmosfera mediterrânea vai ao encontro do charme industrial. Complexo RAW, Revaler Str. 99, Friedrichshain.
Panama: O pátio do novo restaurante de Ludwig Cramer-Klett é um oásis. De terça a sábado a partir das 17h. Potsdamer Str. 91, Tiergarten.
Gestrandet: Beach bar aconchegante na ponte Jannowitz. Com tempo bom, diariamente a partir das 11h – até bem depois do sol se pôr. Em frente à estação Jannowitzbrücke.
Berlim em Outubro
Blitz Berlim por Isadora Pamplona
Outubro e a Chegada do Outono
Em Berlim, costuma-se dizer que o outono é a primavera do inverno. Tem início a estação dourada, a natureza passa por uma metamorfose e os berlinenses disputam por um lugar nas mesinhas de bares e cafés dispostas nas calçadas, a fim de aproveitar os últimos raios de sol que ainda aquecem, mas não mais irradiam aquele calor escaldante do auge do verão.
A cidade é tomada pelas cores brilhantes do final da estação quente. Em suas inúmeras árvores, as folhas brilham em uma mistura mágica de tons amarelos, laranjas e dourados, os quais começam lentamente a perder sua cor e a se despedir do verão. Com o céu limpo e o ar fresco, os locais se acomodam e recarregam as energias para se prepararem para o inverno.
A seguir, uma lista do que não perder no mês de outubro.
Outono em Berlim – A temporada de desfrutar - Meus favoritos para Outubro:
Seguem os endereços mais descontraídos para as festas da temporada:
The Gate Berlin
credits: The Gate Berlin am Brandenburger Tor – © TRIAD Edutainment Enterprises GmbHQuem quer fazer uma viagem virtual pela história de Berlim desde os tempos do Império Alemão até os dias de hoje, e isso a meros 50 metros do Portão de Brandemburgo: em uma espécie de portal para o passado, The Gate Berlin oferece aos visitantes um espetáculo multimidiático repleto de cenas históricas da cidade, passando por marcos como os gloriosos "anos dourados" da década de 20, a ditadura nazista, a Guerra Fria e a queda do muro.
Onde: Pariser Platz 4a, 10117 Berlin
Kudamm Beach: Restaurante e beach bar no lago Halensee, aberto das 9h até a meia-noite. Koenigsallee 5B, Grunewald.
Grace Rooftop Bar: O novo terraço na cobertura do Hotel Zoo Berlin. Com tempo bom, diariamente das 18h até às 24h (Sextas e sábados até a meia-noite). Kurfürstendamm 25, Charlottenburg.
Rooftop Terrace Hotel Amano: Os terraços arborizados da rede hoteleira são locais perfeitos para relaxar – e para admirar a vista em dois pontos diferentes da cidade: nas proximidades da Hauptbahnhof (estação principal de trens) ou na animada Auguststrasse. Diariamente, a partir das 16h. Na Heidestraße 62, Moabit ou na Auguststrasse 43, Mitte.
Haubentaucher: No clube com piscina, a atmosfera mediterrânea vai ao encontro do charme industrial. Complexo RAW, Revaler Str. 99, Friedrichshain.
Panama: O pátio do novo restaurante de Ludwig Cramer-Klett é um oásis. De terça a sábado a partir das 17h. Potsdamer Str. 91, Tiergarten.
Gestrandet: Beach bar aconchegante na ponte Jannowitz. Com tempo bom, diariamente a partir das 11h – até bem depois do sol se pôr. Em frente à estação Jannowitzbrücke.
De 28/09 a 14/10
Berlin leuchtet
Como se viesse para compensar a diminuição das horas de sol decorrente do outono, Berlim sedia anualmente o festival "Berlin leuchtet" ("Berlim brilha", em tradução livre). São duas semanas de projeções artísticas lançadas em fachadas de prédios históricos, pontes, estações de trem e pontos turísticos, transformando a cidade toda num grande espetáculo a céu aberto. Este ano, serão quase 500 locais iluminados.
Onde: Diversos locais, como Coluna da Vitória, CityQuartier DomAquarée, Europa Center, Kranzler Eck, etc.
De 01 a 03
Dia da Reunificação Alemã
O feriado nacional por excelência na Alemanha traz mais uma vez um final de semana repleto de atividades. Em homenagem ao Dia da Reunificação Alemã, assinada em 3 de outubro de 1990, a cidade fica em clima de festa de por três dias. O evento é gratuito e conta com diferentes bandas, atletas, artistas de rua e oferta gastronômica.
Onde: Portão de Brandemburgo e arredores da rua 17. Juni.
Dias 3 e 14
Entrada gratuita no Museu Histórico Alemão
Aficionados pela histórica da Alemanha não devem perder essa oportunidade de visitar o Deutsches Historisches Museum. Em outubro, a casa oferece dois dias inteiros de entrada gratuita. E isso tudo acompanhado de uma programação que inclui palestras, visitas guiadas, cursos, música e até caça ao tesouro, além da chance de posar para fotos com trajes históricos.
Onde: DEUTSCHES HISTORISCHES MUSEUM DHM, Unter den Linden 2, 10117 Berlin
De 05 a 14/10
Festival das Luzes
A partir do dia 5 de outubro, os principais pontos turísticos da capital também recebem uma iluminação especial em decorrência do 14º Festival das Luzes. Ótima oportunidade para conhecer os maiores símbolos da metrópole alemã destacados por luzes nas mais variadas cores e intensidades.
Onde: Embaixada dos Estados Unidos, Antiga Galeria Nacional, Bebelplatz (Praça da Queima dos Livros), Chancelaria Federal, Museu Bode, Torre da TV, Bairro de São Nicolau, entre outros.
Dia 10
Dia da Mesquita Aberta
Em evento que acontece no país inteiro desde 2007, a comunidade islâmica na Alemanha abre suas portas para o Dia da Mesquita Aberta. São oferecidas visitas guiadas, palestras, exposições e distribuição de material informativo. O tema deste ano é "Religiosidade – individual, natural, normal"
Onde: Diversas mesquitas, como Mevlana, Şehitlik, Merkez, e Emir Sultan.
Dia 13
Inauguração da Praça da Mercedes
Depois de dois anos e meio de construção, será inaugurada em outubro deste ano a nova área de lazer da Mercedes-Benz em Berlim. Bem em frente à East Side Gallery, o local irá oferecer 13 salas de cinema, salão de boliche, sala de concertos para até 4.350 espectadores, dois hotéis e ampla oferta gastronômica, além de uma espaçosa praça aberta com direito a fontes e palmeiras. No dia da inauguração, um show de Jack White marcará a estreia do Verti Music Hall.
Onde: Mercedes-Platz 1, 10243 Berlim
Dia 13
100 Anos da Chocolateria Rausch
Chocólatras terão que enfrentar mais uma tentação em Berlim a partir de outubro: a tradicional chocolateria Rausch, que em 2018 completa seu centenário, reabrirá as portas do recém-renovado Café, distribuído em dois pisos acima da loja e com vista para a praça Gendarmenmarkt. Visitantes também poderão conferir uma exposição audiovisual sobre o cacau ou as mais de 30 criações de chocolate no Circle Bar.
Onde: Charlottenstraße 60, 10117 Berlim
De 15 a 20/10
Semana do Disco de Vinil
Finais de outubro oferecem mais uma chance de Berlim se firmar como capital mundial do hipsterismo. Em 2018, mais de uma dúzia de lojas participam da Semana do Disco de Vinil em Berlim. Uma lista dos locais participantes pode ser acessada em www.plattenladenwoche.de/plattenlaeden
Onde: Vários locais, tais como Livraria Dussmann, Musik Department, Oye Records, Hhv.de Store, City Music, loja da Filarmônica de Berlim, etc.
Dia 18
Inauguração do shopping center Zoom
A mais famosa zona comercial de Berlim, nos arredores da avenida Ku'damm, irá ganhar mais um shopping center. Zoom é o nome do novo centro comercial, que oferecerá uma área de 6.300 m2 distribuídos em seis andares. Quatro deles serão ocupados pela nova filial da gigante varejista de confecções Primark, que assim terá sua terceira loja na capital alemã.
Onde: Joachimsthaler Strasse 3, 10623 Berlin
Dia 21
Breakfast Market (Café-da-Manhã no Mercado)
Uma ótima dica para aqueles que acabaram se excedendo na noite de sábado: um café-da-manhã dominical no mercado mais badalado da cidade. Para curar a ressaca, a oferta vai desde mingau de aveia até bacon, passando por ovos beneditinos e panquecas.
Onde: Markthalle Neun, Eisenbahnstraße 42/43, 10997 Berlin
Dia 31
Halloween no Tierpark
O jardim zoológico Tierpark, no leste de Berlim, não vai ficar de fora do Halloween deste ano. No dia 31, o local será ponto de encontro de bruxas, morcegos, fantasmas e zumbis, entre outras criaturas. A programação, que é adequada tanto a crianças quanto a adultos, contará também com fogos de artifício.
Onde: Zoológico Tierpark, Am Tierpark 125, 10319 Berlim
Todos os dias
Dança ao ar livre no Parque Monbijou
Profissionais, amadores e iniciantes, todos estão convidados! Aqui, mesmo quem nunca foi lá muito bom na dança de salão, não tem desculpa para não arriscar uns passinhos. Num cantinho idílico às margens do Spree, o difícil é não se deixar levar pelo som de tango, swing ou salsa. Para aqueles que têm medo de pisar no pé do parceiro ou da parceira, também são oferecidas aulas de diversos estilos a partir de 5 euros.
Onde: Strandbad Mitte, Monbijoustr. 3, 10117 Berlin
Sempre aos sábados
Cinema mudo no Babylon
Sob o lema "Hora Zero - Zero Euro", o Cinema Babylon oferece todos os sábados entrada gratuita na sessão da meia-noite. No programa, são exibidos clássicos do cinema mudo, que ganham acompanhamento ao vivo da organista da casa, Anna Vavilkina. Em cartaz para o dia 02, está o longa Tarzan of the Apes, de 1918.
Onde: Cinema Babylon, Rosa-Luxemburg-Straße 30, 10178 Berlin
Exposições
True Mirror
O quê: Nesta exposição do novíssimo Museu das Ilusões em Berlim, visitantes podem enxergar a si mesmos no "Espelho Verdadeiro". Outras exposições incluem hologramas, salas invertidas ou "infinitas" e outros efeitos ópticos. Aberto todos os dias das 10h às 21h. Ingressos a 12 euros.
Onde: Museu das Ilusões, Karl-Liebknecht-Straße 9, 10178 Berlim
DICAS GERAIS
CRAFT BEER - o triunfo da cerveja artesanal
Ultimamente, ouve-se muito que a cerveja artesanal (craft beer) está na moda. Neste ano, a bebida se estabeleceu em Berlim e cada vez mais ela é oferecida em pubs, bares, restaurantes e lojas de bebidas em grande variedade.
Mas no que consiste exatamente a cerveja artesanal ("Craftbier" em alemão)? O movimento da cerveja artesanal surgiu no final dos anos 1980 nos EUA e rapidamente se popularizou no mundo todo. Hoje em dia, ele se estabeleceu também na Europa e, é claro, em Berlim.
Trata-se de uma especialidade de cerveja de sabor intenso, produzida manualmente em pequenas cervejarias com ingredientes ecológicos e sustentáveis de primeira classe. Após um longo período de maturação, ela ganha caráter individual e sabor único, com uma ênfase no lúpulo, na levedura ou no sabor amargo, tudo a depender da preferência do freguês.
Com tais propriedades e sabores não-convencionais, as cervejarias de cerveja artesanal vão intencionalmente de encontro com as fábricas de cervejas tradicionais, estas geralmente preocupadas com padronização, normas e uniformização de seus produtos. Tal variedade e peculiaridade fizeram com que a cerveja artesanal se tornasse cada vez mais popular entre os cervejeiros.
© Pictures courtesy Stone Brewing
Em Berlim, já existem diversos bares especializados em cervejas artesanais, tais como o Stone Brewing (endereço: Marienpark 23, 12107 Berlin -Tel. 030 2123430).
Atividades gratuitas em Berlim
As melhores coisas da vida são de graça! Veja nossa lista de atividades gratuitas em Berlim:
Reichstag – O Parlamento alemão
O Reichstag serviu de pano de fundo para muitos eventos históricos e momentos decisivos da história alemã: o incêndio de 1933, a bandeira soviética flanando no topo do prédio em 1945, a celebração da reunificação alemã em 1990 – todas essas imagens estão profundamente gravadas na memória coletiva do país.
O Reichstag é a Câmara Baixa do Congresso alemão. Inaugurado em 1894, o edifício sofreu danos severos na Segunda Guerra Mundial e foi reconstruído nos anos 1960, ainda que inicialmente sem a cúpula. Esta ficou a encargo do arquiteto britânico Norman Foster, que desenhou a nova versão em aço e vidro ao redor de uma rampa que, por sua vez, faz as vezes de um mirante em espiral. A cúpula de vidro é um dos marcos favoritos da cidade desde sua inauguração em 1999 e um ímã para turistas. Com suas vistas espetaculares de Berlim e do plenário alemão, não é de se espantar que o Reichstag seja um dos prédios parlamentares mais visitados do mundo.
A visitação à cúpula de vidro do Reichstag é gratuita, mas precisa de reserva. Esta pode ser feita diretamente no local, mais especificamente no centro de visitantes ao lado do Parlamento. Para isso, é necessário apresentar um documento de identificação válido com foto.
Platz der Republik 1, 11011 Berlin
Exposição Topografia do Terror
No terreno onde atuavam Gestapo (polícia secreta nazista), as SS e a central de Segurança do Reich, surgiu após a reunificação um dos mais completos centros de documentação sobre o Nazismo em Berlim. Através de uma série de textos e imagens, a exposição na Topografia do Terror foca nas instituições centrais da ditadura nazista e ajuda a entender quem foram os autores por trás dos crimes que acabaram por chocar a humanidade. O museu também conta com uma maquete do antigo bairro governamental na época do Terceiro Reich e uma biblioteca especializada no tema. Nos meses mais quentes, visitantes podem acompanhar a evolução da ditadura em uma exposição ao ar livre montada ao longo das ruínas das antigas celas da Gestapo. Aberto diariamente das 10h às 20h.
Niederkirchnerstraße 8, 10963 Berlin, 10–20h, Tel 030 2545090
Humboldt-Box
Situado em plena Ilha dos Museus, rodeado de construções neobarrocas e neoclássicas, o poliedro de cor azulada destoa do restante da paisagem urbana. Mas o museu Humboldt-Box está apenas de passagem, já que se trata basicamente de um museu sobre o futuro. Nele, visitantes podem conhecer melhor o ambicioso projeto de reconstrução do antigo palácio barroco dos Hohenzollern, que a partir de 2019 deverá abrigar um museu etnográfico. Lá também se pode ter uma belíssima vista da cidade no café que fica no terraço – e de graça. O horário de funcionamento é das 10h às 18h entre os meses de dezembro e março, e das 10h às 19h de abril a novembro.
Schloßplatz 5, 10178 Berlin, 10–18h, Tel 030 88626990
Mercados de Natal
No final do ano, diversas cidades europeias ganham uma série de eventos especiais para a chegada do Natal, e Berlim não poderia ser diferente. Aqui, é tanto mercadinho temático que dá a impressão que a cidade inteira virou uma única feira de Natal. São locais onde se pode tomar quentão, provar diferentes tipos de salsichas, comer castanhas e pão de mel e muito mais. Alguns mercados também oferecem pequenos parques de diversão, como o situado ao lado do shopping center Alexa (do lado da Alexanderplatz).
Muro de Berlim
Uma das maiores atrações de Berlim é o famigerado muro que dividiu a cidade por 28 anos. Não tem quem chegue na capital alemã e não pergunte imediatamente: "Onde fica o muro?" Essa pergunta não é tão simples de responder, já que o trajeto percorrido por ele era bem menos óbvio do que a designação leste-oeste decorrente da Guerra Fria possa sugerir. A boa notícia é que na vasta maioria dos locais onde o Muro foi preservado, não há cobrança de ingresso. São eles: East Side Gallery, Memorial do Muro na Bernauer Straße, trecho da Niederkirchnerstraße (em frente à Topografia do Terror) e Potsdamer Platz. E isso 24 horas do dia.
Filarmônica
Todas as terças-feiras às 13h é possível conhecer de perto uma das mais prestigiadas orquestras do mundo – e de graça. Visitantes podem acompanhar o espetáculo na Filarmônica de Berlim e, ao mesmo tempo, emendar com um almoço. Recomenda-se, no entanto, chegar com até 45 minutos de antecedência, pois a disputa para entrar é acirrada.
Herbert-von-Karajan-Straße 1, 10785 Berlin
Prisão da Stasi
Os calabouços que um dia serviram para aprisionar opositores da ditadura socialista alemã hoje abrigam um dos maiores testemunhos da opressão da antiga Alemanha Oriental: a prisão da Stasi (polícia secreta da RDA). Lá é possível visitar gratuitamente a exposição "Inhaftiert in Hohenschönhausen" ("Prisioneiros em Hohenschönhausen"), que traz fotos, objetos e escritórios de ex-diretores do complexo. Por um custo adicional (85 euros por um grupo de até 25 pessoas), visitantes também são guiados pelas celas e corredores por ex-prisioneiros que recontam suas memórias. Aberto diariamente das 9h às 18h.
Genslerstraße 66, 13055 Berlin, Tel 030 98608230
Diversão noturna na antiga Berlim Oriental
A Warschauer Strasse e o adjacente complexo RAW formam o reduto com maior potencial metamórfico da cidade. Concomitantemente é a versão berlinense do Médico e o Monstro, um híbrido de trabalho e entretenimento que só se encontra em Berlim.
Em um dia de semana cinzento, a vontade é de deixar essa região para trás o mais rápido possível, ou quiçá nem sequer passar por ela, caso não haja um bom motivo para tal. Afinal, a rua exala o ar áspero e seco de uma velha cidade inglesa industrial, cujas minas abandonadas e áreas sombrias e desertas são de desanimar qualquer um.
Nos fins de semana, no entanto, ela se transforma em uma zona animada e altamente frequentada, praticamente uma central de festas da Europa, onde já de longe é possível escutar o staccato das batidas do techno. Lá tudo é permitido e risadas e palavras entrecortadas se ouvem por todas as partes: Oi, tudo bem? Hola, que tal? How are you? как дела? Esse útlimo é russo, mas significa a mesma coisa. Todos os finais de semana, jovens da Europa inteira têm encontro marcado nesse bairro.
Em suas cabanas de madeira dispostas lado a lado de forma rudimentar, em seus edifícios industriais e suas antigas bancadas, estabeleceu-se uma emaranhada rede de festas praticamente semanal, sendo as do Suicide Circus e do Haubentaucher as mais conhecidas.
Muitos baladeiros vindos de Barcelona, Amsterdam ou Londres vêm para Berlim na sexta-feira à tarde em voos das linhas aéreas de baixo custo Easy Jet ou Ryanair, pegam um táxi e festejam sem parar até segunda-feira de manhã, de preferência nos clubes da região da Warschauer Strasse ou no complexo RAW.
Ao mesmo tempo, isso ilustra uma das mudanças que a cidade sofreu nos últimos anos. Antes da Guerra, Berlim era não só a capital política da Alemanha, como também a maior cidade industrial da Europa. Todas as companhias alemãs importantes tinham sede aqui: Siemens, BMW, Bayer, Schering, os grandes bancos, assim como as empresas de comunicação. Depois da Segunda Guerra Mundial e da subsequente divisão da cidade, as maiores companhias mudaram suas centrais para a Alemanha Ocidental. Dessa forma, as empresas de mídia acabaram em Hamburgo, os bancos em Frankfurt e as fábricas no sul da Alemanha, tais como Munique e Stuttgart.
Após a queda do Muro em 1989 e a reunificação no ano seguinte, o turismo se transformou no fator econômico mais importante da cidade. Hoje, Berlim ocupa o terceiro lugar na lista das cidades mais visitadas da Europa, atrás apenas de Londres e Paris. As taxas anuais de crescimento continuam surpreendentes. Nos próximos dois anos, por exemplo, serão construídos 45 novos hotéis. Para o ano 2020, a agência de marketing tourístico "visitberlin" prevê que Berlim irá se tornar o segundo destino turístico mais popular da Europa – superando Paris.
Sempre aos domingos
Durante o ano todo, apreciadores da cozinha internacional podem conhecer pratos típicos de diversos países nos pátios da Kulturbrauerei, antiga cervejaria convertida em pólo cultural. É lá que se reúnem os mais populares foods trucks da cidade. Entre as iguarias, é possível encontrar hambúrguer de schnitzel com batata-frita de batata-doce ou salada de repolho-roxo com maçã. Opções também para veganos.
Onde: Kulturbrauerei, Schönhauser Allee 36, 10435 Berlin
Sempre aos domingos
Sagrado para muitos berlinenses é o mercado de pulgas do Mauerpark, que acontece todos os finais de semana. Aos domingos, o destaque é o famoso Karaokê, onde qualquer um pode ter seus 15 minutos de fama em frente a uma plateia jovem e internacional. O parque também vira espaço ideal para amantes de comida de rua.
Onde: Mauerpark, Gleimstraße 55, 10437 Berlin
Compras
Shopping Bikini: Berlim Ocidental não é só Ku'damm. Para quem quer sair às compras, vale conferir o famoso shopping Bikini, do ladinho da Igreja Memorial. Com um conceito inovador, o espaço oferece não só produtos de designers locais e internacionais, como também vista para o Jardim Zoológico – tanto no Café Einstein, no andar térreo, como no Monkey Bar, no topo do Hotel 25 Hours.
Onde: Budapester Str. 38-50, 10787 Berlin
Todos os finais de semana
Thaipark
Todo verão, tailandeses armam acapamento em Berlim, mais especificamente no bairro de Wilmersdorf, sudoeste de Berlim. O fenômeno já é tão tradicional que o parque Preußenpark foi batizado de Thaipark. É lá que, sobretudo nos finais de semana de tempo bom, é possível desgutar uma variedade infindavel de exóticos sabores asiáticos.
Onde:Preußenpark, 10707 Berlin-Wilmersdorf
Todas as quintas-feiras
Kolonnaden Bar
Paras aqueles que querem descontrair entre um museu e outro, vale conferir o bar temporário instalado só durante o verão nas colunatas da Ilha dos Museus. Todas as quintas-feiras, das 19h às 20h, o bar oferece drinks, palestras e boa música.
Onde:Ilha dos Museus (Museumsinsel)
Berlim em Setembro
Blitz Berlim por Isadora Pamplona
Berlim em Setembro - música, eletrônicos e cultura
Berlim se despede do verão com estilo. Apesar dos meses quentes irem ficando para trás, a cidade continua a oferecer vasta programação ao ar livre. Os eventos vão desde grandes festivais de música, como o Lollapalooza, até programações culturais de dimensões nacionais como o Dia do Monumento Aberto. Há opções para todos os gostos. Seguem algumas das atrações:
Outono em Berlim – A temporada de desfrutar - Meus favoritos para Setembro:
Seguem os endereços mais descontraídos para as festas da temporada:
The Gate Berlin
credits: The Gate Berlin am Brandenburger Tor – © TRIAD Edutainment Enterprises GmbHQuem quer fazer uma viagem virtual pela história de Berlim desde os tempos do Império Alemão até os dias de hoje, e isso a meros 50 metros do Portão de Brandemburgo: em uma espécie de portal para o passado, The Gate Berlin oferece aos visitantes um espetáculo multimidiático repleto de cenas históricas da cidade, passando por marcos como os gloriosos "anos dourados" da década de 20, a ditadura nazista, a Guerra Fria e a queda do muro.
Onde: Pariser Platz 4a, 10117 Berlin
Kudamm Beach: Restaurante e beach bar no lago Halensee, aberto das 9h até a meia-noite. Koenigsallee 5B, Grunewald.
Grace Rooftop Bar: O novo terraço na cobertura do Hotel Zoo Berlin. Com tempo bom, diariamente das 18h até às 24h (Sextas e sábados até a meia-noite). Kurfürstendamm 25, Charlottenburg.
Rooftop Terrace Hotel Amano: Os terraços arborizados da rede hoteleira são locais perfeitos para relaxar – e para admirar a vista em dois pontos diferentes da cidade: nas proximidades da Hauptbahnhof (estação principal de trens) ou na animada Auguststrasse. Diariamente, a partir das 16h. Na Heidestraße 62, Moabit ou na Auguststrasse 43, Mitte.
Haubentaucher: No clube com piscina, a atmosfera mediterrânea vai ao encontro do charme industrial. Complexo RAW, Revaler Str. 99, Friedrichshain.
Panama: O pátio do novo restaurante de Ludwig Cramer-Klett é um oásis. De terça a sábado a partir das 17h. Potsdamer Str. 91, Tiergarten.
Gestrandet: Beach bar aconchegante na ponte Jannowitz. Com tempo bom, diariamente a partir das 11h – até bem depois do sol se pôr. Em frente à estação Jannowitzbrücke.
Durante todo o mês
Oktoberfest
Não se deixe enganar pelo nome, pois a Oktoberfest, umas das maiores festas populares da Alemanha, começa mesmo é em setembro. E para quem que não tem a oportunidade de ir até Munique, sede oficial do evento, saiba que a Baviera também é aqui. E mais: Berlim entra no clima já no dia 15, quando os pavilhões do clube Postbahnhof se transformam em uma pequena Oktoberfest. Outra edição famosa é a da Alexanderplatz, que começa no dia 21.
Onde:Diversos locais, como Postbahnhof, Alexanderplatz e Hofbräuhaus Berlin
De 31/08 a 05/09
IFA
Quando o assunto é tecnologia, a Alemanha é sempre referência. E é aqui que acontece todos os anos uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo, a IFA (Internationale Funkausstellung - ou Exposição Internacional de Rádio, em tradução livre). Lá, durante seis dias, são apresentadas as maiores novidades do mundo digital
Onde:Messe Berlin, Messedamm 22, 14055 Berlim
De 31/08 a 18/09
Musikfest Berlin
Na abertura da nova temporada musical, seis salas de concerto de Berlim sediam durante um período de 19 dias 27 espetáculos de grupos instrumentais, vocais e orquestras. No festival orquestral internacional estão previstas execuções de mais de 65 obras de 25 compositores. Neste ano, o Musikfest marca as ocasiões do centésimo aniversário do alemão Bernd Alois Zimmermann e do centésimo aniversário da morte do francês Claude Debussy, apresentando obras-chave desses compositores no programa.
Onde:Philharmonie, Sala de Música de Câmara (Kammermusiksaal), Grande Sala de Radiodifusão da rbb, Konzerthaus, Pierre Boulez Saal e Igreja de São Mateus (Fórum Cultural).
De 10/08 até 02.09.2018
Tanz im August
O maior festival anual de dança contemporânea da Alemanha acontece desde 1989 e já virou uma instituição. Entre os convidados nas edições anteriores, estiveram grandes nomes como Pina Bausch e Jirí Kyliáns. Este ano, o brasileiro Bruno Beltrão e seu "Grupo de Rua" apresentam o show "INOAH". Ingressos e programação completa no site www.tanzimaugust.de
Onde:Jardim Botânico, Königin-Luise-Straße 6-8, 14195 Berlin
Dia 08
Festa no Palácio Bellevue
Não é todos os dias que se é convidado para uma festa no palácio presidencial. Por isso, anote no seu calendário: dia 8 é o dia do "Palácio Aberto", um espaço para iniciativas, organizações e empresas apresentarem seus trabalhos voluntários. O evento é acompanhado por uma programação repleta de música, esporte e teatro, além de oferecer visitas guiadas ao palácio e de contar com a participação do anfitrião, o presidente Frank-Walter Steinmeier. A entrada é gratuita.
Onde:Palácio Bellevue, Spreeweg 1, 10557 Berlim
Dias 08 e 09
Lollapalooza
Chegou a hora de mais uma edição berlinense de um dos maiores eventos de música alternativa do mundo: o Lollapalooza. Este ano, o festival traz nomes como Kraftwerk 3D, David Guetta, The Wombats e Sofi Tukker. Depois de aterrissar no antigo aeroporto de Tempelhof em 2015, no parque de Treptow em 2016 e nos nostálgicos prados do hipódromo de Hoppegarten em 2017, o Lollapalloza será agora realizado nos históricos gramados Estádio Olímpico de Berlim
Onde:Hipódromo de Hoppegarten, Goetheallee 1, 15366 Hoppegarten
Dia 09
Dia do Monumento Aberto
Em mais uma demonstração de como a Alemanha preserva sua história, todos os anos é organizado o Dia do Monumento Aberto, uma chance imperdível de visitar memoriais e outras construções históricas que, via de regra, não são acessíveis ao público geral. O objetivo do evento é conscientizar a população sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural através de visitas guiadas a monumentos, ruínas, museus e outras instituições. A entrada é gratuita.
Onde:Diversos locais, tais como Farmácia Fontane no antigo hospital diácono Bethanien, Regenbogenfabrik, Central da Stasi, Collegium Hungaricum, Palais am Festungsgraben, Stadtbad Mitte, Hansaviertel, etc. Confira a programação completa em: http://pdf.tag-des-offenen-denkmals.de/pdfs/2018/land/BE_Programm_Tag_des_offenen_Denkmals_2018.pdf
Dia 09
Mercado de Pulgas no Prinzessinengarten
A cada duas semanas, o jardim comunitário Prinzessinnengärten, em Kreuzberg, cede o espaço de suas hortas para um mercado de pulgas dominical. Ótima chance de garimpar por itens vintage ou de saborear um prato feito com ingredientes colhidos direto no local. Entrada livre. Das 09h às 18h.
Onde:Prinzenstraße 35-38, 10969 Berlim
Dia 16
Maratona de Berlim
A cada ano são esperados cerca de 40 mil corredores para a tradicional Maratona de Berlim. A rota passa pelos principais marcos da cidade, como a Coluna da Vitória, o Parlamento, a Unter den Linden e o Portão de Brandemburgo.
Onde:Largada na Rua 17. Juni
De 19 a 23
Favourites-Filmfestival
Para aqueles que gostam de cinema, mas não querem perder tempo com filmes medianos. Este é o público do Favourites-Filmfestival, um festival só com a nata da indústria cinematográfica. Nele são exibidos somente filmes que já foram premiados, tanto na Alemanha como no mundo, e isso nos mais diversos gêneros, passando por longas, curtas, documentários e desenhos animados da América do Sul, África, Europa e Oriente Médio. Ingressos a 6,50 euros.
Onde:City Kino Wedding, Müllerstraße 74, 13349 Berlim
Dia 22
Sétimo Festival Nacional de Pipas Gigantes em Berlim
Para quem acha que soltar pipa é coisa do passado, Berlim mostra que só pensa isso quem está totalmente por fora. Este ano, a cidade já organiza o Sétimo Festival Nacional de Pipas Gigantes, que promete encantar os visitantes com um verdadeiro desfile de formas fantásticas no céu. O evento acontece nos gramados do antigo aeroporto desativado de Tempelhof, por si só já um local repleto de magia.
Onde:Tempelhofer Feld, Tempelhofer Damm, 12101 Berlim
Dia 22
Techno Türken
Nada melhor do que uma rave num rooftop bar para aproveitar os últimos dias do verão berlinense. A festa, que acontece no "bairro turco" de Neukölln, ainda sugere emendar com um after party no Promenaden Eck, que fica nos arredores.
Onde: Klunkerkranich, Karl-Marx-Straße 66, 12043 Berlim
Todos os dias
Dança ao ar livre no Parque Monbijou
Profissionais, amadores e iniciantes, todos estão convidados! Aqui, mesmo quem nunca foi lá muito bom na dança de salão, não tem desculpa para não arriscar uns passinhos. Num cantinho idílico às margens do Spree, o difícil é não se deixar levar pelo som de tango, swing ou salsa. Para aqueles que têm medo de pisar no pé do parceiro ou da parceira, também são oferecidas aulas de diversos estilos a partir de 5 euros.
Onde:Strandbad Mitte, Monbijoustr. 3, 10117 Berlin
Sempre aos sábados
Cinema mudo no Babylon
Sob o lema "Hora Zero - Zero Euro", o Cinema Babylon oferece todos os sábados entrada gratuita na sessão da meia-noite. No programa, são exibidos clássicos do cinema mudo, que ganham acompanhamento ao vivo da organista da casa, Anna Vavilkina. Em cartaz para o dia 02, está o longa Tarzan of the Apes, de 1918.
Onde:Cinema Babylon, Rosa-Luxemburg-Straße 30, 10178 Berlin
Exposições
Até 09 de setembro
Bienal de Berlim
O quê: A capital alemã é famosa mundialmente pela cena artística contemporânea. Essa imagem é reforçada a cada dois anos na Bienal de Berlim, que em 2018 acontece pela 10ª vez. A exposição tem início em junho e se estende até setembro, período no qual visitantes são defrontados com obras inéditas de artistas do mundo todo. O tema deste ano é otto: We Don't Need Another Hero. Ingressos a 16 euros.
Onde: Akademie der Künste, KW Institute for Contemporary Art, ZK/U – Zentrum für Kunst und Urbanistik e Volksbühne Pavillon.
True Mirror
O quê: Nesta exposição do novíssimo Museu das Ilusões em Berlim, visitantes podem enxergar a si mesmos no "Espelho Verdadeiro". Outras exposições incluem hologramas, salas invertidas ou "infinitas" e outros efeitos ópticos. Aberto todos os dias das 10h às 21h. Ingressos a 12 euros.
Onde: Museu das Ilusões, Karl-Liebknecht-Straße 9, 10178 Berlim
DICAS GERAIS
CRAFT BEER - o triunfo da cerveja artesanal
Ultimamente, ouve-se muito que a cerveja artesanal (craft beer) está na moda. Neste ano, a bebida se estabeleceu em Berlim e cada vez mais ela é oferecida em pubs, bares, restaurantes e lojas de bebidas em grande variedade.
Mas no que consiste exatamente a cerveja artesanal ("Craftbier" em alemão)? O movimento da cerveja artesanal surgiu no final dos anos 1980 nos EUA e rapidamente se popularizou no mundo todo. Hoje em dia, ele se estabeleceu também na Europa e, é claro, em Berlim.
Trata-se de uma especialidade de cerveja de sabor intenso, produzida manualmente em pequenas cervejarias com ingredientes ecológicos e sustentáveis de primeira classe. Após um longo período de maturação, ela ganha caráter individual e sabor único, com uma ênfase no lúpulo, na levedura ou no sabor amargo, tudo a depender da preferência do freguês.
Com tais propriedades e sabores não-convencionais, as cervejarias de cerveja artesanal vão intencionalmente de encontro com as fábricas de cervejas tradicionais, estas geralmente preocupadas com padronização, normas e uniformização de seus produtos. Tal variedade e peculiaridade fizeram com que a cerveja artesanal se tornasse cada vez mais popular entre os cervejeiros.
© Pictures courtesy Stone Brewing
Em Berlim, já existem diversos bares especializados em cervejas artesanais, tais como o Stone Brewing (endereço: Marienpark 23, 12107 Berlin -Tel. 030 2123430).
Atividades gratuitas em Berlim
As melhores coisas da vida são de graça! Veja nossa lista de atividades gratuitas em Berlim:
Reichstag – O Parlamento alemão
O Reichstag serviu de pano de fundo para muitos eventos históricos e momentos decisivos da história alemã: o incêndio de 1933, a bandeira soviética flanando no topo do prédio em 1945, a celebração da reunificação alemã em 1990 – todas essas imagens estão profundamente gravadas na memória coletiva do país.
O Reichstag é a Câmara Baixa do Congresso alemão. Inaugurado em 1894, o edifício sofreu danos severos na Segunda Guerra Mundial e foi reconstruído nos anos 1960, ainda que inicialmente sem a cúpula. Esta ficou a encargo do arquiteto britânico Norman Foster, que desenhou a nova versão em aço e vidro ao redor de uma rampa que, por sua vez, faz as vezes de um mirante em espiral. A cúpula de vidro é um dos marcos favoritos da cidade desde sua inauguração em 1999 e um ímã para turistas. Com suas vistas espetaculares de Berlim e do plenário alemão, não é de se espantar que o Reichstag seja um dos prédios parlamentares mais visitados do mundo.
A visitação à cúpula de vidro do Reichstag é gratuita, mas precisa de reserva. Esta pode ser feita diretamente no local, mais especificamente no centro de visitantes ao lado do Parlamento. Para isso, é necessário apresentar um documento de identificação válido com foto.
Platz der Republik 1, 11011 Berlin
Exposição Topografia do Terror
No terreno onde atuavam Gestapo (polícia secreta nazista), as SS e a central de Segurança do Reich, surgiu após a reunificação um dos mais completos centros de documentação sobre o Nazismo em Berlim. Através de uma série de textos e imagens, a exposição na Topografia do Terror foca nas instituições centrais da ditadura nazista e ajuda a entender quem foram os autores por trás dos crimes que acabaram por chocar a humanidade. O museu também conta com uma maquete do antigo bairro governamental na época do Terceiro Reich e uma biblioteca especializada no tema. Nos meses mais quentes, visitantes podem acompanhar a evolução da ditadura em uma exposição ao ar livre montada ao longo das ruínas das antigas celas da Gestapo. Aberto diariamente das 10h às 20h.
Niederkirchnerstraße 8, 10963 Berlin, 10–20h, Tel 030 2545090
Humboldt-Box
Situado em plena Ilha dos Museus, rodeado de construções neobarrocas e neoclássicas, o poliedro de cor azulada destoa do restante da paisagem urbana. Mas o museu Humboldt-Box está apenas de passagem, já que se trata basicamente de um museu sobre o futuro. Nele, visitantes podem conhecer melhor o ambicioso projeto de reconstrução do antigo palácio barroco dos Hohenzollern, que a partir de 2019 deverá abrigar um museu etnográfico. Lá também se pode ter uma belíssima vista da cidade no café que fica no terraço – e de graça. O horário de funcionamento é das 10h às 18h entre os meses de dezembro e março, e das 10h às 19h de abril a novembro.
Schloßplatz 5, 10178 Berlin, 10–18h, Tel 030 88626990
Mercados de Natal
No final do ano, diversas cidades europeias ganham uma série de eventos especiais para a chegada do Natal, e Berlim não poderia ser diferente. Aqui, é tanto mercadinho temático que dá a impressão que a cidade inteira virou uma única feira de Natal. São locais onde se pode tomar quentão, provar diferentes tipos de salsichas, comer castanhas e pão de mel e muito mais. Alguns mercados também oferecem pequenos parques de diversão, como o situado ao lado do shopping center Alexa (do lado da Alexanderplatz).
Muro de Berlim
Uma das maiores atrações de Berlim é o famigerado muro que dividiu a cidade por 28 anos. Não tem quem chegue na capital alemã e não pergunte imediatamente: "Onde fica o muro?" Essa pergunta não é tão simples de responder, já que o trajeto percorrido por ele era bem menos óbvio do que a designação leste-oeste decorrente da Guerra Fria possa sugerir. A boa notícia é que na vasta maioria dos locais onde o Muro foi preservado, não há cobrança de ingresso. São eles: East Side Gallery, Memorial do Muro na Bernauer Straße, trecho da Niederkirchnerstraße (em frente à Topografia do Terror) e Potsdamer Platz. E isso 24 horas do dia.
Filarmônica
Todas as terças-feiras às 13h é possível conhecer de perto uma das mais prestigiadas orquestras do mundo – e de graça. Visitantes podem acompanhar o espetáculo na Filarmônica de Berlim e, ao mesmo tempo, emendar com um almoço. Recomenda-se, no entanto, chegar com até 45 minutos de antecedência, pois a disputa para entrar é acirrada.
Herbert-von-Karajan-Straße 1, 10785 Berlin
Prisão da Stasi
Os calabouços que um dia serviram para aprisionar opositores da ditadura socialista alemã hoje abrigam um dos maiores testemunhos da opressão da antiga Alemanha Oriental: a prisão da Stasi (polícia secreta da RDA). Lá é possível visitar gratuitamente a exposição "Inhaftiert in Hohenschönhausen" ("Prisioneiros em Hohenschönhausen"), que traz fotos, objetos e escritórios de ex-diretores do complexo. Por um custo adicional (85 euros por um grupo de até 25 pessoas), visitantes também são guiados pelas celas e corredores por ex-prisioneiros que recontam suas memórias. Aberto diariamente das 9h às 18h.
Genslerstraße 66, 13055 Berlin, Tel 030 98608230
Diversão noturna na antiga Berlim Oriental
A Warschauer Strasse e o adjacente complexo RAW formam o reduto com maior potencial metamórfico da cidade. Concomitantemente é a versão berlinense do Médico e o Monstro, um híbrido de trabalho e entretenimento que só se encontra em Berlim.
Em um dia de semana cinzento, a vontade é de deixar essa região para trás o mais rápido possível, ou quiçá nem sequer passar por ela, caso não haja um bom motivo para tal. Afinal, a rua exala o ar áspero e seco de uma velha cidade inglesa industrial, cujas minas abandonadas e áreas sombrias e desertas são de desanimar qualquer um.
Nos fins de semana, no entanto, ela se transforma em uma zona animada e altamente frequentada, praticamente uma central de festas da Europa, onde já de longe é possível escutar o staccato das batidas do techno. Lá tudo é permitido e risadas e palavras entrecortadas se ouvem por todas as partes: Oi, tudo bem? Hola, que tal? How are you? как дела? Esse útlimo é russo, mas significa a mesma coisa. Todos os finais de semana, jovens da Europa inteira têm encontro marcado nesse bairro.
Em suas cabanas de madeira dispostas lado a lado de forma rudimentar, em seus edifícios industriais e suas antigas bancadas, estabeleceu-se uma emaranhada rede de festas praticamente semanal, sendo as do Suicide Circus e do Haubentaucher as mais conhecidas.
Muitos baladeiros vindos de Barcelona, Amsterdam ou Londres vêm para Berlim na sexta-feira à tarde em voos das linhas aéreas de baixo custo Easy Jet ou Ryanair, pegam um táxi e festejam sem parar até segunda-feira de manhã, de preferência nos clubes da região da Warschauer Strasse ou no complexo RAW.
Ao mesmo tempo, isso ilustra uma das mudanças que a cidade sofreu nos últimos anos. Antes da Guerra, Berlim era não só a capital política da Alemanha, como também a maior cidade industrial da Europa. Todas as companhias alemãs importantes tinham sede aqui: Siemens, BMW, Bayer, Schering, os grandes bancos, assim como as empresas de comunicação. Depois da Segunda Guerra Mundial e da subsequente divisão da cidade, as maiores companhias mudaram suas centrais para a Alemanha Ocidental. Dessa forma, as empresas de mídia acabaram em Hamburgo, os bancos em Frankfurt e as fábricas no sul da Alemanha, tais como Munique e Stuttgart.
Após a queda do Muro em 1989 e a reunificação no ano seguinte, o turismo se transformou no fator econômico mais importante da cidade. Hoje, Berlim ocupa o terceiro lugar na lista das cidades mais visitadas da Europa, atrás apenas de Londres e Paris. As taxas anuais de crescimento continuam surpreendentes. Nos próximos dois anos, por exemplo, serão construídos 45 novos hotéis. Para o ano 2020, a agência de marketing tourístico "visitberlin" prevê que Berlim irá se tornar o segundo destino turístico mais popular da Europa – superando Paris.
Sempre aos domingos
Durante o ano todo, apreciadores da cozinha internacional podem conhecer pratos típicos de diversos países nos pátios da Kulturbrauerei, antiga cervejaria convertida em pólo cultural. É lá que se reúnem os mais populares foods trucks da cidade. Entre as iguarias, é possível encontrar hambúrguer de schnitzel com batata-frita de batata-doce ou salada de repolho-roxo com maçã. Opções também para veganos.
Onde: Kulturbrauerei, Schönhauser Allee 36, 10435 Berlin
Sempre aos domingos
Sagrado para muitos berlinenses é o mercado de pulgas do Mauerpark, que acontece todos os finais de semana. Aos domingos, o destaque é o famoso Karaokê, onde qualquer um pode ter seus 15 minutos de fama em frente a uma plateia jovem e internacional. O parque também vira espaço ideal para amantes de comida de rua.
Onde: Mauerpark, Gleimstraße 55, 10437 Berlin
Compras
Shopping Bikini: Berlim Ocidental não é só Ku'damm. Para quem quer sair às compras, vale conferir o famoso shopping Bikini, do ladinho da Igreja Memorial. Com um conceito inovador, o espaço oferece não só produtos de designers locais e internacionais, como também vista para o Jardim Zoológico – tanto no Café Einstein, no andar térreo, como no Monkey Bar, no topo do Hotel 25 Hours.
Onde: Budapester Str. 38-50, 10787 Berlin
Todos os finais de semana
Thaipark
Todo verão, tailandeses armam acapamento em Berlim, mais especificamente no bairro de Wilmersdorf, sudoeste de Berlim. O fenômeno já é tão tradicional que o parque Preußenpark foi batizado de Thaipark. É lá que, sobretudo nos finais de semana de tempo bom, é possível desgutar uma variedade infindavel de exóticos sabores asiáticos.
Onde:Preußenpark, 10707 Berlin-Wilmersdorf
Todas as quintas-feiras
Kolonnaden Bar
Paras aqueles que querem descontrair entre um museu e outro, vale conferir o bar temporário instalado só durante o verão nas colunatas da Ilha dos Museus. Todas as quintas-feiras, das 19h às 20h, o bar oferece drinks, palestras e boa música.
Onde:Ilha dos Museus (Museumsinsel)
Berlim em Agosto
Blitz Berlim por Isadora Pamplona
Agosto – especial para os amantes das artes
O verão segue a todo vapor e Berlim continua vibrante. As temperaturas convidam para atividades ao ar livre, mas nem por isso falta programação a portas fechadas. Em agosto, a cidade transpira arte por todos os poros, com festivais de dança, música e cultura independente. E para fechar o mês com chave de ouro, dezenas de museus escancaram suas portas na Longa Noite dos Museus. Confira abaixo os destaques do mês. Seguem as dicas do que fazer no mês de Agosto.
Verão em Berlim – A hora de celebrar - Meus favoritos para Agosto:
Seguem os endereços mais descontraídos para as festas da temporada:
Kudamm Beach: Restaurante e beach bar no lago Halensee, aberto das 9h até a meia-noite. Koenigsallee 5B, Grunewald.
Grace Rooftop Bar: O novo terraço na cobertura do Hotel Zoo Berlin. Com tempo bom, diariamente das 18h até às 24h (Sextas e sábados até a meia-noite). Kurfürstendamm 25, Charlottenburg.
Rooftop Terrace Hotel Amano: Os terraços arborizados da rede hoteleira são locais perfeitos para relaxar – e para admirar a vista em dois pontos diferentes da cidade: nas proximidades da Hauptbahnhof (estação principal de trens) ou na animada Auguststrasse. Diariamente, a partir das 16h. Na Heidestraße 62, Moabit ou na Auguststrasse 43, Mitte.
Haubentaucher: No clube com piscina, a atmosfera mediterrânea vai ao encontro do charme industrial. Complexo RAW, Revaler Str. 99, Friedrichshain.
Panama: O pátio do novo restaurante de Ludwig Cramer-Klett é um oásis. De terça a sábado a partir das 17h. Potsdamer Str. 91, Tiergarten.
Gestrandet: Beach bar aconchegante na ponte Jannowitz. Com tempo bom, diariamente a partir das 11h – até bem depois do sol se pôr. Em frente à estação Jannowitzbrücke.
Sempre aos domingos
Durante o ano todo, apreciadores da cozinha internacional podem conhecer pratos típicos de diversos países nos pátios da Kulturbrauerei, antiga cervejaria convertida em pólo cultural. É lá que se reúnem os mais populares foods trucks da cidade. Entre as iguarias, é possível encontrar hambúrguer de schnitzel com batata-frita de batata-doce ou salada de repolho-roxo com maçã. Opções também para veganos.
Onde: Kulturbrauerei, Schönhauser Allee 36, 10435 Berlin
Todos os finais de semana
Thaipark
Todo verão, tailandeses armam acapamento em Berlim, mais especificamente no bairro de Wilmersdorf, sudoeste de Berlim. O fenômeno já é tão tradicional que o parque Preußenpark foi batizado de Thaipark. É lá que, sobretudo nos finais de semana de tempo bom, é possível desgutar uma variedade infindavel de exóticos sabores asiáticos.
Onde:Preußenpark, 10707 Berlin-Wilmersdorf
Todas as quintas-feiras
Kolonnaden Bar
Paras aqueles que querem descontrair entre um museu e outro, vale conferir o bar temporário instalado só durante o verão nas colunatas da Ilha dos Museus. Todas as quintas-feiras, das 19h às 20h, o bar oferece drinks, palestras e boa música.
Onde:Ilha dos Museus (Museumsinsel)
Até 31 de 2018
Project Space Festival Berlin
Entusiastas da cultura independente não terão um único dia de folga em agosto. A razão é o festival Project Space Berlin, que montou uma programação para o mês inteiro e que muda diariamente. Nele, visitantes poderão conhecer 31 diferentes espaços, cujos eventos foram concebidos para durar no máximo 24 horas. Excelente oportunidade para se familiarizar com o cenário artístico contemporâneo de Berlim.
Onde:Diversos locais. Mais informações no site: www.projectspacefestival-berlin.com
De 3 a 5 de Agosto de 2018
Festival Internacional da Cerveja
Durante três dias, amantes da mais tradicional bebida alemã terão a oportunidade de experimentar cervejas de cerca de 340 cervejarias de 87 países. E isso tudo concentrado em um trecho de 2,2 km. Realizado desde 1997, o festival oferece em 2016 20 palcos com artistas internacionais e música ao vivo. O evento é gratuito.
Onde:Avenida Karl Marx
De 17 a 19 de Agosto de 2018
Feira de Arte "Essenz"
No mês de agosto, interessados em arte contemporânea poderão adquirir obras exclusivas na feira ao ar livre do Sony Center, em plena Potsdamer Platz. Os trabalhos, todos realizados há no máximo dois anos, variam entre pintura, escultura e fotografia. Quem quiser, ainda pode conhecer pessoalmente os cerca de 30 artistas por trás das obras de arte.
Onde:Sony Center, Potsdamer Platz, 10785 Berlin
De 10/08 até 02.09.2018
Tanz im August
O maior festival anual de dança contemporânea da Alemanha acontece desde 1989 e já virou uma instituição. Entre os convidados nas edições anteriores, estiveram grandes nomes como Pina Bausch e Jirí Kyliáns. Este ano, o brasileiro Bruno Beltrão e seu "Grupo de Rua" apresentam o show "INOAH". Ingressos e programação completa no site www.tanzimaugust.de
Onde:Jardim Botânico, Königin-Luise-Straße 6-8, 14195 Berlin
Dias 11 e 12/08
100 Meilen
Para lembrar as inúmeras vítimas do Muro de Berlim, será realizada mais uma vez a corrida 100 Meilen (100 Milhas) no trecho asfaltado da antiga fronteira entre Berlim Oriental e Berlin Ocidental. A competição acontece anualmente por volta do dia 13 de agosto, data em que começou a ser construído o Muro em 1961. São cerca de 160 Km a serem percorridos em no máximo 30 horas. Este ano, a corrida se dará em sentido horário e terá início às 6h da manhã do dia 13 no complexo esportivo Friedrich-Ludwig-Jahn, nas proximidades do Mauerpark
Onde:Ao longo do trajeto do antigo Muro de Berlim.
Dias 17 e 18 de Agosto de 2018
Noite dos Palácios em Potsdam
Quem quiser fazer uma viagem no tempo e no espaço, também pode dar um pulinho em Potsdam, a apenas 30 km de Berlim. Dia 20, a cidade real se converte em um grande espetáculo barroco na já tradicional Noite dos Palácios. Ponto de encontro é o Palácio de Sanssouci e arredores, que se convertem em palco para um show de máscaras e fantasias de um passado prussiano deslumbrante.
Onde:Parque de Sanssouci, Maulbeerallee, 14469 Potsdam
22.-26.08.2018
Berlin Atonal
Para aqueles que preferem viver o presente de forma intensa e hedonística, a dica é o festival de música eletrônica Atonal, grande sucesso na Berlim dos anos 1980. A iniciativa é de Dimitri Hegemann, fundador de clubes de peso como o Tresor. Este ano, o festival inteiro acontece na Kraftwerk, antiga usina elétrica abandonada na região central de Berlim. Ao todo, serão 4 palcos com 12 horas de música por dia. Ingressos podem ser adquiridos no site: www.berlin-atonal.com/atonal-2016
Onde:Kraftwerk, Köpenicker Strasse 70, 10179 Berlin, Tel. 030 23005100.
Dia 25 de Agosto de 2018
Longa Noite dos Museus
Mais de uma centena de museus e locais de exposição em Berlim permanecerão abertos noite adentro em 25 de agosto na Longa Noite dos Museus, que acontece todos os anos desde 1997. Com um único passe, visitantes terão das 18h às 02h para explorar as coleções de cada uma das instituições participantes. O transporte entre um local e outro é feito em ônibus especiais e está incluido no preço de 18 euros.
Onde:Diversos locais. Programação completa em www.lange-nacht-der-museen.de.
Dias 25 e 26/08
Dia das Portas Abertas do Governo Federal
Agosto traz mais uma excelente amostra de como a cidadania é praticada na Alemanha. No último final de semana do mês, a Chancelaria, o Gabinete de Imprensa e os Ministérios Federais abrem suas portas para a população, que dessa forma pode se inteirar sobre o funcionamento das instituições governamentais.
Onde:Diversos locais. Programação a ser divulgada.
Todos os dias
Dança ao ar livre no Parque Monbijou
Profissionais, amadores e iniciantes, todos estão convidados! Aqui, mesmo quem nunca foi lá muito bom na dança de salão, não tem desculpa para não arriscar uns passinhos. Num cantinho idílico às margens do Spree, o difícil é não se deixar levar pelo som de tango, swing ou salsa. Para aqueles que têm medo de pisar no pé do parceiro ou da parceira, também são oferecidas aulas de diversos estilos a partir de 5 euros.
Onde:Strandbad Mitte, Monbijoustr. 3, 10117 Berlin
Sempre aos sábados
Cinema mudo no Babylon
Sob o lema "Hora Zero - Zero Euro", o Cinema Babylon oferece todos os sábados entrada gratuita na sessão da meia-noite. No programa, são exibidos clássicos do cinema mudo, que ganham acompanhamento ao vivo da organista da casa, Anna Vavilkina. Em cartaz para o dia 02, está o longa Tarzan of the Apes, de 1918.
Onde:Cinema Babylon, Rosa-Luxemburg-Straße 30, 10178 Berlin
Exposições
Até 09 de setembro
Bienal de Berlim
O quê: A capital alemã é famosa mundialmente pela cena artística contemporânea. Essa imagem é reforçada a cada dois anos na Bienal de Berlim, que em 2018 acontece pela 10ª vez. A exposição tem início em junho e se estende até setembro, período no qual visitantes são defrontados com obras inéditas de artistas do mundo todo. O tema deste ano é otto: We Don't Need Another Hero. Ingressos a 16 euros.
Onde: Akademie der Künste, KW Institute for Contemporary Art, ZK/U – Zentrum für Kunst und Urbanistik e Volksbühne Pavillon.
DICAS GERAIS
CRAFT BEER - o triunfo da cerveja artesanal
Ultimamente, ouve-se muito que a cerveja artesanal (craft beer) está na moda. Neste ano, a bebida se estabeleceu em Berlim e cada vez mais ela é oferecida em pubs, bares, restaurantes e lojas de bebidas em grande variedade.
Mas no que consiste exatamente a cerveja artesanal ("Craftbier" em alemão)? O movimento da cerveja artesanal surgiu no final dos anos 1980 nos EUA e rapidamente se popularizou no mundo todo. Hoje em dia, ele se estabeleceu também na Europa e, é claro, em Berlim.
Trata-se de uma especialidade de cerveja de sabor intenso, produzida manualmente em pequenas cervejarias com ingredientes ecológicos e sustentáveis de primeira classe. Após um longo período de maturação, ela ganha caráter individual e sabor único, com uma ênfase no lúpulo, na levedura ou no sabor amargo, tudo a depender da preferência do freguês.
Com tais propriedades e sabores não-convencionais, as cervejarias de cerveja artesanal vão intencionalmente de encontro com as fábricas de cervejas tradicionais, estas geralmente preocupadas com padronização, normas e uniformização de seus produtos. Tal variedade e peculiaridade fizeram com que a cerveja artesanal se tornasse cada vez mais popular entre os cervejeiros.
© Pictures courtesy Stone Brewing
Em Berlim, já existem diversos bares especializados em cervejas artesanais, tais como o Stone Brewing (endereço: Marienpark 23, 12107 Berlin -Tel. 030 2123430).
Atividades gratuitas em Berlim
As melhores coisas da vida são de graça! Veja nossa lista de atividades gratuitas em Berlim:
Reichstag – O Parlamento alemão
O Reichstag serviu de pano de fundo para muitos eventos históricos e momentos decisivos da história alemã: o incêndio de 1933, a bandeira soviética flanando no topo do prédio em 1945, a celebração da reunificação alemã em 1990 – todas essas imagens estão profundamente gravadas na memória coletiva do país.
O Reichstag é a Câmara Baixa do Congresso alemão. Inaugurado em 1894, o edifício sofreu danos severos na Segunda Guerra Mundial e foi reconstruído nos anos 1960, ainda que inicialmente sem a cúpula. Esta ficou a encargo do arquiteto britânico Norman Foster, que desenhou a nova versão em aço e vidro ao redor de uma rampa que, por sua vez, faz as vezes de um mirante em espiral. A cúpula de vidro é um dos marcos favoritos da cidade desde sua inauguração em 1999 e um ímã para turistas. Com suas vistas espetaculares de Berlim e do plenário alemão, não é de se espantar que o Reichstag seja um dos prédios parlamentares mais visitados do mundo.
A visitação à cúpula de vidro do Reichstag é gratuita, mas precisa de reserva. Esta pode ser feita diretamente no local, mais especificamente no centro de visitantes ao lado do Parlamento. Para isso, é necessário apresentar um documento de identificação válido com foto.
Platz der Republik 1, 11011 Berlin
Exposição Topografia do Terror
No terreno onde atuavam Gestapo (polícia secreta nazista), as SS e a central de Segurança do Reich, surgiu após a reunificação um dos mais completos centros de documentação sobre o Nazismo em Berlim. Através de uma série de textos e imagens, a exposição na Topografia do Terror foca nas instituições centrais da ditadura nazista e ajuda a entender quem foram os autores por trás dos crimes que acabaram por chocar a humanidade. O museu também conta com uma maquete do antigo bairro governamental na época do Terceiro Reich e uma biblioteca especializada no tema. Nos meses mais quentes, visitantes podem acompanhar a evolução da ditadura em uma exposição ao ar livre montada ao longo das ruínas das antigas celas da Gestapo. Aberto diariamente das 10h às 20h.
Niederkirchnerstraße 8, 10963 Berlin, 10–20h, Tel 030 2545090
Humboldt-Box
Situado em plena Ilha dos Museus, rodeado de construções neobarrocas e neoclássicas, o poliedro de cor azulada destoa do restante da paisagem urbana. Mas o museu Humboldt-Box está apenas de passagem, já que se trata basicamente de um museu sobre o futuro. Nele, visitantes podem conhecer melhor o ambicioso projeto de reconstrução do antigo palácio barroco dos Hohenzollern, que a partir de 2019 deverá abrigar um museu etnográfico. Lá também se pode ter uma belíssima vista da cidade no café que fica no terraço – e de graça. O horário de funcionamento é das 10h às 18h entre os meses de dezembro e março, e das 10h às 19h de abril a novembro.
Schloßplatz 5, 10178 Berlin, 10–18h, Tel 030 88626990
Mercados de Natal
No final do ano, diversas cidades europeias ganham uma série de eventos especiais para a chegada do Natal, e Berlim não poderia ser diferente. Aqui, é tanto mercadinho temático que dá a impressão que a cidade inteira virou uma única feira de Natal. São locais onde se pode tomar quentão, provar diferentes tipos de salsichas, comer castanhas e pão de mel e muito mais. Alguns mercados também oferecem pequenos parques de diversão, como o situado ao lado do shopping center Alexa (do lado da Alexanderplatz).
Muro de Berlim
Uma das maiores atrações de Berlim é o famigerado muro que dividiu a cidade por 28 anos. Não tem quem chegue na capital alemã e não pergunte imediatamente: "Onde fica o muro?" Essa pergunta não é tão simples de responder, já que o trajeto percorrido por ele era bem menos óbvio do que a designação leste-oeste decorrente da Guerra Fria possa sugerir. A boa notícia é que na vasta maioria dos locais onde o Muro foi preservado, não há cobrança de ingresso. São eles: East Side Gallery, Memorial do Muro na Bernauer Straße, trecho da Niederkirchnerstraße (em frente à Topografia do Terror) e Potsdamer Platz. E isso 24 horas do dia.
Filarmônica
Todas as terças-feiras às 13h é possível conhecer de perto uma das mais prestigiadas orquestras do mundo – e de graça. Visitantes podem acompanhar o espetáculo na Filarmônica de Berlim e, ao mesmo tempo, emendar com um almoço. Recomenda-se, no entanto, chegar com até 45 minutos de antecedência, pois a disputa para entrar é acirrada.
Herbert-von-Karajan-Straße 1, 10785 Berlin
Prisão da Stasi
Os calabouços que um dia serviram para aprisionar opositores da ditadura socialista alemã hoje abrigam um dos maiores testemunhos da opressão da antiga Alemanha Oriental: a prisão da Stasi (polícia secreta da RDA). Lá é possível visitar gratuitamente a exposição "Inhaftiert in Hohenschönhausen" ("Prisioneiros em Hohenschönhausen"), que traz fotos, objetos e escritórios de ex-diretores do complexo. Por um custo adicional (85 euros por um grupo de até 25 pessoas), visitantes também são guiados pelas celas e corredores por ex-prisioneiros que recontam suas memórias. Aberto diariamente das 9h às 18h.
Genslerstraße 66, 13055 Berlin, Tel 030 98608230
Diversão noturna na antiga Berlim Oriental
A Warschauer Strasse e o adjacente complexo RAW formam o reduto com maior potencial metamórfico da cidade. Concomitantemente é a versão berlinense do Médico e o Monstro, um híbrido de trabalho e entretenimento que só se encontra em Berlim.
Em um dia de semana cinzento, a vontade é de deixar essa região para trás o mais rápido possível, ou quiçá nem sequer passar por ela, caso não haja um bom motivo para tal. Afinal, a rua exala o ar áspero e seco de uma velha cidade inglesa industrial, cujas minas abandonadas e áreas sombrias e desertas são de desanimar qualquer um.
Nos fins de semana, no entanto, ela se transforma em uma zona animada e altamente frequentada, praticamente uma central de festas da Europa, onde já de longe é possível escutar o staccato das batidas do techno. Lá tudo é permitido e risadas e palavras entrecortadas se ouvem por todas as partes: Oi, tudo bem? Hola, que tal? How are you? как дела? Esse útlimo é russo, mas significa a mesma coisa. Todos os finais de semana, jovens da Europa inteira têm encontro marcado nesse bairro.
Em suas cabanas de madeira dispostas lado a lado de forma rudimentar, em seus edifícios industriais e suas antigas bancadas, estabeleceu-se uma emaranhada rede de festas praticamente semanal, sendo as do Suicide Circus e do Haubentaucher as mais conhecidas.
Muitos baladeiros vindos de Barcelona, Amsterdam ou Londres vêm para Berlim na sexta-feira à tarde em voos das linhas aéreas de baixo custo Easy Jet ou Ryanair, pegam um táxi e festejam sem parar até segunda-feira de manhã, de preferência nos clubes da região da Warschauer Strasse ou no complexo RAW.
Ao mesmo tempo, isso ilustra uma das mudanças que a cidade sofreu nos últimos anos. Antes da Guerra, Berlim era não só a capital política da Alemanha, como também a maior cidade industrial da Europa. Todas as companhias alemãs importantes tinham sede aqui: Siemens, BMW, Bayer, Schering, os grandes bancos, assim como as empresas de comunicação. Depois da Segunda Guerra Mundial e da subsequente divisão da cidade, as maiores companhias mudaram suas centrais para a Alemanha Ocidental. Dessa forma, as empresas de mídia acabaram em Hamburgo, os bancos em Frankfurt e as fábricas no sul da Alemanha, tais como Munique e Stuttgart.
Após a queda do Muro em 1989 e a reunificação no ano seguinte, o turismo se transformou no fator econômico mais importante da cidade. Hoje, Berlim ocupa o terceiro lugar na lista das cidades mais visitadas da Europa, atrás apenas de Londres e Paris. As taxas anuais de crescimento continuam surpreendentes. Nos próximos dois anos, por exemplo, serão construídos 45 novos hotéis. Para o ano 2020, a agência de marketing tourístico "visitberlin" prevê que Berlim irá se tornar o segundo destino turístico mais popular da Europa – superando Paris.
Sempre aos domingos
Durante o ano todo, apreciadores da cozinha internacional podem conhecer pratos típicos de diversos países nos pátios da Kulturbrauerei, antiga cervejaria convertida em pólo cultural. É lá que se reúnem os mais populares foods trucks da cidade. Entre as iguarias, é possível encontrar hambúrguer de schnitzel com batata-frita de batata-doce ou salada de repolho-roxo com maçã. Opções também para veganos.
Onde: Kulturbrauerei, Schönhauser Allee 36, 10435 Berlin
Sempre aos domingos
Sagrado para muitos berlinenses é o mercado de pulgas do Mauerpark, que acontece todos os finais de semana. Aos domingos, o destaque é o famoso Karaokê, onde qualquer um pode ter seus 15 minutos de fama em frente a uma plateia jovem e internacional. O parque também vira espaço ideal para amantes de comida de rua.
Onde: Mauerpark, Gleimstraße 55, 10437 Berlin
Compras
Shopping Bikini: Berlim Ocidental não é só Ku'damm. Para quem quer sair às compras, vale conferir o famoso shopping Bikini, do ladinho da Igreja Memorial. Com um conceito inovador, o espaço oferece não só produtos de designers locais e internacionais, como também vista para o Jardim Zoológico – tanto no Café Einstein, no andar térreo, como no Monkey Bar, no topo do Hotel 25 Hours.
Onde: Budapester Str. 38-50, 10787 Berlin
Berlim em Julho
Blitz Berlim por Isadora Pamplona
Julho, quando Berlim ferve
Por muito tempo, os berlinenses aguardaram a chegada dele – por isso que o verão se apresenta agora em sua melhor faceta: a céu aberto! Com temperaturas que às vezes beiram os 40 ºC, o verão em Berlim pode surpreender muita gente. O clima pede eventos ao ar livre e diversas maneiras de se refrescar. E a capital alemã não decepciona. Seguem as dicas do que fazer no mês de julho.
Verão em Berlim – A hora de celebrar - Meus favoritos para Julho:
Seguem os endereços mais descontraídos para as festas da temporada:
Kudamm Beach: Restaurante e beach bar no lago Halensee, aberto das 9h até a meia-noite. Koenigsallee 5B, Grunewald.
Grace Rooftop Bar: O novo terraço na cobertura do Hotel Zoo Berlin. Com tempo bom, diariamente das 18h até às 24h (Sextas e sábados até a meia-noite). Kurfürstendamm 25, Charlottenburg.
Rooftop Terrace Hotel Amano: Os terraços arborizados da rede hoteleira são locais perfeitos para relaxar – e para admirar a vista em dois pontos diferentes da cidade: nas proximidades da Hauptbahnhof (estação principal de trens) ou na animada Auguststrasse. Diariamente, a partir das 16h. Na Heidestraße 62, Moabit ou na Auguststrasse 43, Mitte.
Haubentaucher: No clube com piscina, a atmosfera mediterrânea vai ao encontro do charme industrial. Complexo RAW, Revaler Str. 99, Friedrichshain.
Panama: O pátio do novo restaurante de Ludwig Cramer-Klett é um oásis. De terça a sábado a partir das 17h. Potsdamer Str. 91, Tiergarten.
Gestrandet: Beach bar aconchegante na ponte Jannowitz. Com tempo bom, diariamente a partir das 11h – até bem depois do sol se pôr. Em frente à estação Jannowitzbrücke.
Sempre aos domingos
Durante o ano todo, apreciadores da cozinha internacional podem conhecer pratos típicos de diversos países nos pátios da Kulturbrauerei, antiga cervejaria convertida em pólo cultural. É lá que se reúnem os mais populares foods trucks da cidade. Entre as iguarias, é possível encontrar hambúrguer de schnitzel com batata-frita de batata-doce ou salada de repolho-roxo com maçã. Opções também para veganos.
Onde: Kulturbrauerei, Schönhauser Allee 36, 10435 Berlin
Todos os finais de semana
Thaipark
Todo verão, tailandeses armam acapamento em Berlim, mais especificamente no bairro de Wilmersdorf, sudoeste de Berlim. O fenômeno já é tão tradicional que o parque Preußenpark foi batizado de Thaipark. É lá que, sobretudo nos finais de semana de tempo bom, é possível desgutar uma variedade infindavel de exóticos sabores asiáticos.
Onde:Preußenpark, 10707 Berlin-Wilmersdorf
Todas as quintas-feiras
Kolonnaden Bar
Paras aqueles que querem descontrair entre um museu e outro, vale conferir o bar temporário instalado só durante o verão nas colunatas da Ilha dos Museus. Todas as quintas-feiras, das 19h às 20h, o bar oferece drinks, palestras e boa música.
Onde:Ilha dos Museus (Museumsinsel)
Até 15 de julho
Public Viewing da Copa do Mundo
Neste mês de julho, só se fala em futebol nos arredores do Portão de Brandemburgo. Lá, onde foi montado um telão de 80 metros quadrados, serão exibidas as quartas de final, as semifinais e, é claro, a final. A entrada é gratuita, mas não é permitido levar mochilas, malas, garrafas de vidro ou fogos de artifício.
Onde:Portão de Brandemburgo, Pariser Platz, 10117 Berlin
Até dia 2 de julho de 2018
Festival de realejo
Se você acha que realejo é coisa do passado, vale dar uma conferida na Ku'damm nos primeiros dias do mês, quando a luxuosa avenida vira palco de um desfile com mais de 140 tocadores do instrumento vindos de 13 países diferentes.
Onde:Avenida Kurfürstendamm (Ku'damm)
De 3 a 7 de julho de 2018
Berlin Fashion Week
Pela segunda vez no ano (a primeira acontece em janeiro), fashionistas se encontram na capital alemã na Berlin Fashion Week.
Onde:Diversos locais, como Brandenburger Tor, Expocenter City, Kraftwerk Berlin, Postbahnhof etc.
De 5 a 8 de julho de 2018
Classic Open Air am Gendarmenmarkt
Amantes de música erudita também contarão com farta programação no Gendarmenmarkt, uma das mais belas praças de Berlim. Já em sua 27ª edição, a festa apresenta não só óperas e obras de compositores clássicos, como também rock, pop e jazz – tudo tocado com instrumentos clássicos.
Onde:Gendarmenmarkt, 10117 Berlin
De 20 a 21 de julho de 2018
Noites Botânicas
Uma vez por ano, o Jardim Botânicio de Berlim, situado no distrito de Dahlem, abre suas portas para a "Noite Botânica", um evento que mistura instalações artísticas com efeitos sonoros e luminosos.
Onde:Jardim Botânico, Königin-Luise-Straße 6-8, 14195 Berlin
De 20 a 29 de julho de 2018
Semana da Cerveja
Amantes da cerveja se sentirão em casa em Berlim no mês de julho. É quando, todos os anos, o país da cerveja sedia em sua capital a Berlin Beer Week. E diferentemente do que o nome sugere, não se trata de apenas uma semana, e sim de dez dias consecutivos dedicados só para o ouro líquido. Entre degustações de cerveja artesanal, workshops e um cruzeiro inaugural, mais de 100 eventos aguardam os visitantes este ano.
Onde:Diversos locais, como Brauhaus Lemke, Hops & Barley, BrewDog Berlin Mitte e The Bird Barbecue.
Dias 21 e 22 de julho de 2018
Festival de Lésbicas e Gays
É bem no centro do bairro gay de Berlim que 2018 sedia pela 26ª vez o Festival de Lésbicas e Gays da cidade. Mais de 350 mil visitantes são esperados na grande festa de rua, que este ano contará com cinco palcos diferentes.
Onde:arredores da Nollendorfplatz, 10777 Berlin
28 de julho de 2018
Christopher Street Day
Julho também é o mês em que gays, lésbicas, transgêneros e bissexuais celebram a diversidade no famoso desfile da Christopher Street Day, versão europeia da parada gay. Em Berlim, a festa é no lado ocidental.
Onde:Avenida Kurfürstendamm (Ku'damm)
Dia 27 de julho de 2018
Tour de Bicicleta da Critical Mass
Quem vem a Berlim pela primeira vez, sempre se impressiona com a profusão de ciclistas e ciclovias. Mas para os berlinenses, ainda há muito a ser melhorado. É por isso que todos os meses, diversos ativistas se põem a pedalar pelas ruas berlinenses para protestar por mais segurança e melhorias nas ruas. Datas e horários para o restante das manifestações do Critical mass (Massa Crítica) ao longo do ano podem ser conferidas em http://www.critical-mass-berlin.de/termine.
Onde:Diversas ruas de Berlim. Rota variável.
Dia 27 de julho de 2018
Eclipse da Lua no Planetário de Berlim
Na 5ª Longa Noite de Astronomia, o Observatório de Archenhold oferece, a partir das 17h, a oportunidade de observar o sol, Marte e Júpiter através de um telescópio. Mais tarde, durante a noite, haverá um momento dedicado para estudar o eclipse lunar. A entrada é livre.
Onde:Archenhold Sternwarte, Alt-Treptow 1, 12435 Berlim
Todos os dias
Dança ao ar livre no Parque Monbijou
Profissionais, amadores e iniciantes, todos estão convidados! Aqui, mesmo quem nunca foi lá muito bom na dança de salão, não tem desculpa para não arriscar uns passinhos. Num cantinho idílico às margens do Spree, o difícil é não se deixar levar pelo som de tango, swing ou salsa. Para aqueles que têm medo de pisar no pé do parceiro ou da parceira, também são oferecidas aulas de diversos estilos a partir de 5 euros.
Onde:Strandbad Mitte, Monbijoustr. 3, 10117 Berlin
Sempre aos sábados
Cinema mudo no Babylon
Sob o lema "Hora Zero - Zero Euro", o Cinema Babylon oferece todos os sábados entrada gratuita na sessão da meia-noite. No programa, são exibidos clássicos do cinema mudo, que ganham acompanhamento ao vivo da organista da casa, Anna Vavilkina. Em cartaz para o dia 02, está o longa Tarzan of the Apes, de 1918.
Onde:Cinema Babylon, Rosa-Luxemburg-Straße 30, 10178 Berlin
Exposições
Até 09 de setembro
Bienal de Berlim
O quê: A capital alemã é famosa mundialmente pela cena artística contemporânea. Essa imagem é reforçada a cada dois anos na Bienal de Berlim, que em 2018 acontece pela 10ª vez. A exposição tem início em junho e se estende até setembro, período no qual visitantes são defrontados com obras inéditas de artistas do mundo todo. O tema deste ano é otto: We Don't Need Another Hero. Ingressos a 16 euros.
Onde: Akademie der Künste, KW Institute for Contemporary Art, ZK/U – Zentrum für Kunst und Urbanistik e Volksbühne Pavillon.
DICAS GERAIS
CRAFT BEER - o triunfo da cerveja artesanal
Ultimamente, ouve-se muito que a cerveja artesanal (craft beer) está na moda. Neste ano, a bebida se estabeleceu em Berlim e cada vez mais ela é oferecida em pubs, bares, restaurantes e lojas de bebidas em grande variedade.
Mas no que consiste exatamente a cerveja artesanal ("Craftbier" em alemão)? O movimento da cerveja artesanal surgiu no final dos anos 1980 nos EUA e rapidamente se popularizou no mundo todo. Hoje em dia, ele se estabeleceu também na Europa e, é claro, em Berlim.
Trata-se de uma especialidade de cerveja de sabor intenso, produzida manualmente em pequenas cervejarias com ingredientes ecológicos e sustentáveis de primeira classe. Após um longo período de maturação, ela ganha caráter individual e sabor único, com uma ênfase no lúpulo, na levedura ou no sabor amargo, tudo a depender da preferência do freguês.
Com tais propriedades e sabores não-convencionais, as cervejarias de cerveja artesanal vão intencionalmente de encontro com as fábricas de cervejas tradicionais, estas geralmente preocupadas com padronização, normas e uniformização de seus produtos. Tal variedade e peculiaridade fizeram com que a cerveja artesanal se tornasse cada vez mais popular entre os cervejeiros.
© Pictures courtesy Stone Brewing
Em Berlim, já existem diversos bares especializados em cervejas artesanais, tais como o Stone Brewing (endereço: Marienpark 23, 12107 Berlin -Tel. 030 2123430).
Atividades gratuitas em Berlim
As melhores coisas da vida são de graça! Veja nossa lista de atividades gratuitas em Berlim:
Reichstag – O Parlamento alemão
O Reichstag serviu de pano de fundo para muitos eventos históricos e momentos decisivos da história alemã: o incêndio de 1933, a bandeira soviética flanando no topo do prédio em 1945, a celebração da reunificação alemã em 1990 – todas essas imagens estão profundamente gravadas na memória coletiva do país.
O Reichstag é a Câmara Baixa do Congresso alemão. Inaugurado em 1894, o edifício sofreu danos severos na Segunda Guerra Mundial e foi reconstruído nos anos 1960, ainda que inicialmente sem a cúpula. Esta ficou a encargo do arquiteto britânico Norman Foster, que desenhou a nova versão em aço e vidro ao redor de uma rampa que, por sua vez, faz as vezes de um mirante em espiral. A cúpula de vidro é um dos marcos favoritos da cidade desde sua inauguração em 1999 e um ímã para turistas. Com suas vistas espetaculares de Berlim e do plenário alemão, não é de se espantar que o Reichstag seja um dos prédios parlamentares mais visitados do mundo.
A visitação à cúpula de vidro do Reichstag é gratuita, mas precisa de reserva. Esta pode ser feita diretamente no local, mais especificamente no centro de visitantes ao lado do Parlamento. Para isso, é necessário apresentar um documento de identificação válido com foto.
Platz der Republik 1, 11011 Berlin
Exposição Topografia do Terror
No terreno onde atuavam Gestapo (polícia secreta nazista), as SS e a central de Segurança do Reich, surgiu após a reunificação um dos mais completos centros de documentação sobre o Nazismo em Berlim. Através de uma série de textos e imagens, a exposição na Topografia do Terror foca nas instituições centrais da ditadura nazista e ajuda a entender quem foram os autores por trás dos crimes que acabaram por chocar a humanidade. O museu também conta com uma maquete do antigo bairro governamental na época do Terceiro Reich e uma biblioteca especializada no tema. Nos meses mais quentes, visitantes podem acompanhar a evolução da ditadura em uma exposição ao ar livre montada ao longo das ruínas das antigas celas da Gestapo. Aberto diariamente das 10h às 20h.
Niederkirchnerstraße 8, 10963 Berlin, 10–20h, Tel 030 2545090
Humboldt-Box
Situado em plena Ilha dos Museus, rodeado de construções neobarrocas e neoclássicas, o poliedro de cor azulada destoa do restante da paisagem urbana. Mas o museu Humboldt-Box está apenas de passagem, já que se trata basicamente de um museu sobre o futuro. Nele, visitantes podem conhecer melhor o ambicioso projeto de reconstrução do antigo palácio barroco dos Hohenzollern, que a partir de 2019 deverá abrigar um museu etnográfico. Lá também se pode ter uma belíssima vista da cidade no café que fica no terraço – e de graça. O horário de funcionamento é das 10h às 18h entre os meses de dezembro e março, e das 10h às 19h de abril a novembro.
Schloßplatz 5, 10178 Berlin, 10–18h, Tel 030 88626990
Mercados de Natal
No final do ano, diversas cidades europeias ganham uma série de eventos especiais para a chegada do Natal, e Berlim não poderia ser diferente. Aqui, é tanto mercadinho temático que dá a impressão que a cidade inteira virou uma única feira de Natal. São locais onde se pode tomar quentão, provar diferentes tipos de salsichas, comer castanhas e pão de mel e muito mais. Alguns mercados também oferecem pequenos parques de diversão, como o situado ao lado do shopping center Alexa (do lado da Alexanderplatz).
Muro de Berlim
Uma das maiores atrações de Berlim é o famigerado muro que dividiu a cidade por 28 anos. Não tem quem chegue na capital alemã e não pergunte imediatamente: "Onde fica o muro?" Essa pergunta não é tão simples de responder, já que o trajeto percorrido por ele era bem menos óbvio do que a designação leste-oeste decorrente da Guerra Fria possa sugerir. A boa notícia é que na vasta maioria dos locais onde o Muro foi preservado, não há cobrança de ingresso. São eles: East Side Gallery, Memorial do Muro na Bernauer Straße, trecho da Niederkirchnerstraße (em frente à Topografia do Terror) e Potsdamer Platz. E isso 24 horas do dia.
Filarmônica
Todas as terças-feiras às 13h é possível conhecer de perto uma das mais prestigiadas orquestras do mundo – e de graça. Visitantes podem acompanhar o espetáculo na Filarmônica de Berlim e, ao mesmo tempo, emendar com um almoço. Recomenda-se, no entanto, chegar com até 45 minutos de antecedência, pois a disputa para entrar é acirrada.
Herbert-von-Karajan-Straße 1, 10785 Berlin
Prisão da Stasi
Os calabouços que um dia serviram para aprisionar opositores da ditadura socialista alemã hoje abrigam um dos maiores testemunhos da opressão da antiga Alemanha Oriental: a prisão da Stasi (polícia secreta da RDA). Lá é possível visitar gratuitamente a exposição "Inhaftiert in Hohenschönhausen" ("Prisioneiros em Hohenschönhausen"), que traz fotos, objetos e escritórios de ex-diretores do complexo. Por um custo adicional (85 euros por um grupo de até 25 pessoas), visitantes também são guiados pelas celas e corredores por ex-prisioneiros que recontam suas memórias. Aberto diariamente das 9h às 18h.
Genslerstraße 66, 13055 Berlin, Tel 030 98608230
Diversão noturna na antiga Berlim Oriental
A Warschauer Strasse e o adjacente complexo RAW formam o reduto com maior potencial metamórfico da cidade. Concomitantemente é a versão berlinense do Médico e o Monstro, um híbrido de trabalho e entretenimento que só se encontra em Berlim.
Em um dia de semana cinzento, a vontade é de deixar essa região para trás o mais rápido possível, ou quiçá nem sequer passar por ela, caso não haja um bom motivo para tal. Afinal, a rua exala o ar áspero e seco de uma velha cidade inglesa industrial, cujas minas abandonadas e áreas sombrias e desertas são de desanimar qualquer um.
Nos fins de semana, no entanto, ela se transforma em uma zona animada e altamente frequentada, praticamente uma central de festas da Europa, onde já de longe é possível escutar o staccato das batidas do techno. Lá tudo é permitido e risadas e palavras entrecortadas se ouvem por todas as partes: Oi, tudo bem? Hola, que tal? How are you? как дела? Esse útlimo é russo, mas significa a mesma coisa. Todos os finais de semana, jovens da Europa inteira têm encontro marcado nesse bairro.
Em suas cabanas de madeira dispostas lado a lado de forma rudimentar, em seus edifícios industriais e suas antigas bancadas, estabeleceu-se uma emaranhada rede de festas praticamente semanal, sendo as do Suicide Circus e do Haubentaucher as mais conhecidas.
Muitos baladeiros vindos de Barcelona, Amsterdam ou Londres vêm para Berlim na sexta-feira à tarde em voos das linhas aéreas de baixo custo Easy Jet ou Ryanair, pegam um táxi e festejam sem parar até segunda-feira de manhã, de preferência nos clubes da região da Warschauer Strasse ou no complexo RAW.
Ao mesmo tempo, isso ilustra uma das mudanças que a cidade sofreu nos últimos anos. Antes da Guerra, Berlim era não só a capital política da Alemanha, como também a maior cidade industrial da Europa. Todas as companhias alemãs importantes tinham sede aqui: Siemens, BMW, Bayer, Schering, os grandes bancos, assim como as empresas de comunicação. Depois da Segunda Guerra Mundial e da subsequente divisão da cidade, as maiores companhias mudaram suas centrais para a Alemanha Ocidental. Dessa forma, as empresas de mídia acabaram em Hamburgo, os bancos em Frankfurt e as fábricas no sul da Alemanha, tais como Munique e Stuttgart.
Após a queda do Muro em 1989 e a reunificação no ano seguinte, o turismo se transformou no fator econômico mais importante da cidade. Hoje, Berlim ocupa o terceiro lugar na lista das cidades mais visitadas da Europa, atrás apenas de Londres e Paris. As taxas anuais de crescimento continuam surpreendentes. Nos próximos dois anos, por exemplo, serão construídos 45 novos hotéis. Para o ano 2020, a agência de marketing tourístico "visitberlin" prevê que Berlim irá se tornar o segundo destino turístico mais popular da Europa – superando Paris.
Sempre aos domingos
Durante o ano todo, apreciadores da cozinha internacional podem conhecer pratos típicos de diversos países nos pátios da Kulturbrauerei, antiga cervejaria convertida em pólo cultural. É lá que se reúnem os mais populares foods trucks da cidade. Entre as iguarias, é possível encontrar hambúrguer de schnitzel com batata-frita de batata-doce ou salada de repolho-roxo com maçã. Opções também para veganos.
Onde: Kulturbrauerei, Schönhauser Allee 36, 10435 Berlin
Sempre aos domingos
Sagrado para muitos berlinenses é o mercado de pulgas do Mauerpark, que acontece todos os finais de semana. Aos domingos, o destaque é o famoso Karaokê, onde qualquer um pode ter seus 15 minutos de fama em frente a uma plateia jovem e internacional. O parque também vira espaço ideal para amantes de comida de rua.
Onde: Mauerpark, Gleimstraße 55, 10437 Berlin
Compras
Shopping Bikini: Berlim Ocidental não é só Ku'damm. Para quem quer sair às compras, vale conferir o famoso shopping Bikini, do ladinho da Igreja Memorial. Com um conceito inovador, o espaço oferece não só produtos de designers locais e internacionais, como também vista para o Jardim Zoológico – tanto no Café Einstein, no andar térreo, como no Monkey Bar, no topo do Hotel 25 Hours.
Onde: Budapester Str. 38-50, 10787 Berlin
Berlim em Junho
Blitz Berlim por Isadora Pamplona
Junho e os dias intermináveis
Depois de se anunciar por algumas semanas, o verão enfim dá as suas caras. Os dias parecem não escurecer jamais e o sol insiste em nos tirar da cama muito antes do despertador soar. É tempo de piquenique com os amigos, de cinema ao ar livre, de sorvete dos sabores mais inimagináveis. Sim, é junho em Berlim. E quem tem o privilégio de estar aqui nessa época, terá certamente uma experiência inesquecível. Seguem alguns destaques deste ano:
Achados da primavera berlinense - Meus favoritos para Junho:
Todos os dias
Dança ao ar livre no Parque Monbijou
Profissionais, amadores e iniciantes, todos estão convidados! Aqui, mesmo quem nunca foi lá muito bom na dança de salão, não tem desculpa para não arriscar uns passinhos. Num cantinho idílico às margens do Spree, o difícil é não se deixar levar pelo som de tango, swing ou salsa. Para aqueles que têm medo de pisar no pé do parceiro ou da parceira, também são oferecidas aulas de diversos estilos a partir de 5 euros.
Onde:Strandbad Mitte, Monbijoustr. 3, 10117 Berlin
Sempre aos sábados
Cinema mudo no Babylon
Sob o lema "Hora Zero - Zero Euro", o Cinema Babylon oferece todos os sábados entrada gratuita na sessão da meia-noite. No programa, são exibidos clássicos do cinema mudo, que ganham acompanhamento ao vivo da organista da casa, Anna Vavilkina. Em cartaz para o dia 02, está o longa Tarzan of the Apes, de 1918.
Onde:Cinema Babylon, Rosa-Luxemburg-Straße 30, 10178 Berlin
Dia 03 de junho
Open Air Gallery na ponte Oberbaumbrücke
Berlim transpira arte. Uma prova disso é a galeria ao ar livre que há anos é montada ao longo da ponte Oberbaumbrücke, entre os bairros de Kreuzberg e Friedrichshain. Já em sua 16ª edição, o evento traz uma ampla gama de trabalhos, desde pop art e surrealism, até trabalhos modernos e experimentais. As obras expostas abrangem pinturas, fotografias, ilustrações, colagens, esculturas, entre outras. E isso tudo do ladinho da mundialmente famosa East Side Gallery, trecho grafitado do Muro de Berlim hoje apontado como a maior galeria de arte a céu aberto do mundo. A programação no local vai das 10h às 20h.
Onde:Ponte Oberbaumbrücke, Mühlenstraße 3-100, 10243 Berlin
Dia 03 de junho
Sternfahrt – o Rali da Estrela
Brasileiros que vêm a Berlim pela primeira vez geralmente ficam impressionados com a eficácia da mobilidade urbana na metrópole. Ciclovias por todas as partes, ciclistas de todas as idades - desde a criancinha indo sozinha para a escola até a vovó indo fazer compras. Por aqui, as opiniões costumam ser um pouco diferentes. Prova disso é a Sternfahrt, que em português poderia ser traduzida por algo como "o Rali da Estrela". Estrela, neste caso, é a "Grande Estrela", ou Großer Stern, rotatória no centro do parque Tiergarten muito conhecida nas rotas turísticas por abrigar a Coluna da Vitória. É para lá que dezenas de milhares de manifestantes vindos da periferia de Berlim através de 19 rotas diferentes deverão pedalar para pedir por melhores condições de tráfego sobre duas rodas. Nos últimos anos, o evento atraiu cerca de 250 mil participantes em seus mais de 1.000 km de percurso, caracterizando o maior protesto de ciclistas do mundo.
Onde:Diversas localidades. Um mapa das rotas pode ser acessado em: http://www.weisweber.de/ADFC/Sternfahrt/2018/Routen.html
De 08 a 10 de junho
Festival da Torstraße
"Um dos festivais mais recompensadores para a música do amanhã". Essa é a descrição do Festival da rua Torstraße nas palavras da renomada revista cultural berlinense Spex. Os próprios organizadores negam que se trate de uma mera festa de rua: "Queremos ser um fórum para os desenvolvimentos atuais e relevantes da cena musical de Berlim", informa o site do evento, que durante um final de semana inteiro reúne clubes, cafés e bares da Torstraße em um festival musical bem além do mainstream.
Onde:Diversos bares e clubes na Torstraße, como Acud, Gaststätte W. Prassnik, Grüner Salon, Kaffee Burger, Roter Salon, St. Oberholz e Z-Bar.
Dia 09 de junho
Festa nos pátios da Haus Schwarzenberg
Para celebrar a chegada do verão, o coletivo cultural Haus Schwarzenberg converte seus pátios coloridos em uma grande festa. Será uma tarde inteira de programação, a qual inclui exposições, performances artísticas, instalações, música e gastronomia.
Onde:Haus Schwarzenberg, Rosenthaler Str. 39, 10178 Berlin
Dia 10 de junho
Ladies Day no Hoppegarten
Já imaginou participar do maior concurso de chapéus de Berlim? A oportunidade é durante o Ladies Day, uma das atrações das quartas de final de uma corrida de cavalos que já acontece há dez anos no tradicional Hoppengarten. O local, por sua vez, oferece corridas a nível mundial há mais de 145 anos. Nas passarelas do Ladies Day, são avaliadas três categorias: "Melhor Chapéu", "Melhor Outfit" e o "Casal de Chapéus Perfeito", as quais prometem prêmios como uma semana de test drive em um BMW i8 Roadster (fornecido pela filial da BMW em Berlim) e um final de semana de spa no hotel 4 estrelas Esplanade Resort & Spa Bad Saarow para duas pessoas.
Onde:Rennbahn Hoppegarten, Goetheallee 1, 15366 Hoppegarten
De 14 de junho a 15 de julho
Public Viewing da Copa do Mundo
Fãs de futebol não podem deixar de assistir a um dos jogos da Copa do Mundo deste ano em frente ao Portão de Brandemburgo. Lá, a cidade monta um telão de 80 metros quadrados, onde são exibidas as partidas disputadas pela Bundesliga, a seleção alemã, além de todos os jogos das oitavas de final, quartas de final, semifinais e, é claro, a final. Para junho, já estão definidos os seguintes jogos da primeira rodada: dia 17, Alemanha vs. México; dia 23, Alemanha vs Suécia; e dia 27, Alemanha vs. Coreia do Sul. A entrada é gratuita.
Onde:Portão de Brandemburgo, Pariser Platz, 10117 Berlin
Dia 21 de junho
Fête de la Musique
Inspirado no festival francês de mesmo nome, a célebre Festa da Música marca o início oficial do verão no calendário europeu. É quando a cada esquina que viramos, podemos ser surpreendidos por um concerto espontâneo ao ar livre. O evento oferece um dia inteiro de música dos mais variados estilos e de forma gratuita. E isso não é pouca coisa, já que tudo isso acontece no solstício de verão, o dia mais longo do ano. E por aqui, onde a Fête de la Musique já é celebrada desde 1995, a festa não acaba quando o sol se põe. Vários clubes, bares e cafés dão continuidade ao programa, entre eles Yaam, Cassiopeia, Tresor Club, Ritter Butzke, Blackland e Mein Haus am See.
Onde:Diversos locais, mas basicamente em qualquer lugar, já que performances espontâneas são permitidas e comuns nessa data.
De 22 a 24 de junho
48 Horas Neukölln
Já em sua 20ª edição, o "48 Stunden Neukölln" (48 Horas Neukölln) se estabeleceu como o maior festival de artes livre de Berlim. Durante três dias, projetos artísticos das mais diversas áreas são concentrados no bairro multiétnico de Neukölln, sudeste da capital. O que torna o festival tão especial é a descentralização, pois ele ocupa tanto espaços de arte tradicionais como locais novos e inusuais, sobretudo o espaço público. O tema de 2017 foi "Sombras".
Onde:Diversos locais em Neukölln.
De 29 de junho a 1º de julho
Bergmannstraßenfest 2018
Todos os anos, a rua Bergmannstraße, em Kreuzberg, é convertida em uma via pedonal por um final de semana. E isso desde 1994, quando o Bergmannstraßenfest aconteceu pela primeira vez. Em 2018, o festival promete trazer mais de 50 bandas para quatro palcos espalhados ao longo da rua, além, é claro, de vasta oferta culinária.
Onde:Bergmannstraße.
Exposições
De 09 de junho a 09 de setembro
Bienal de Berlim
O quê: A capital alemã é famosa mundialmente pela cena artística contemporânea. Essa imagem é reforçada a cada dois anos na Bienal de Berlim, que em 2018 acontece pela 10ª vez. A exposição tem início em junho e se estende até setembro, período no qual visitantes são defrontados com obras inéditas de artistas do mundo todo. O tema deste ano é otto: We Don't Need Another Hero. Ingressos a 16 euros.
Onde: Akademie der Künste, KW Institute for Contemporary Art, ZK/U – Zentrum für Kunst und Urbanistik e Volksbühne Pavillon.
DICAS GERAIS
CRAFT BEER - o triunfo da cerveja artesanal
Ultimamente, ouve-se muito que a cerveja artesanal (craft beer) está na moda. Neste ano, a bebida se estabeleceu em Berlim e cada vez mais ela é oferecida em pubs, bares, restaurantes e lojas de bebidas em grande variedade.
Mas no que consiste exatamente a cerveja artesanal ("Craftbier" em alemão)? O movimento da cerveja artesanal surgiu no final dos anos 1980 nos EUA e rapidamente se popularizou no mundo todo. Hoje em dia, ele se estabeleceu também na Europa e, é claro, em Berlim.
Trata-se de uma especialidade de cerveja de sabor intenso, produzida manualmente em pequenas cervejarias com ingredientes ecológicos e sustentáveis de primeira classe. Após um longo período de maturação, ela ganha caráter individual e sabor único, com uma ênfase no lúpulo, na levedura ou no sabor amargo, tudo a depender da preferência do freguês.
Com tais propriedades e sabores não-convencionais, as cervejarias de cerveja artesanal vão intencionalmente de encontro com as fábricas de cervejas tradicionais, estas geralmente preocupadas com padronização, normas e uniformização de seus produtos. Tal variedade e peculiaridade fizeram com que a cerveja artesanal se tornasse cada vez mais popular entre os cervejeiros.
© Pictures courtesy Stone Brewing
Em Berlim, já existem diversos bares especializados em cervejas artesanais, tais como o Stone Brewing (endereço: Marienpark 23, 12107 Berlin -Tel. 030 2123430).
Atividades gratuitas em Berlim
As melhores coisas da vida são de graça! Veja nossa lista de atividades gratuitas em Berlim:
Reichstag – O Parlamento alemão
O Reichstag serviu de pano de fundo para muitos eventos históricos e momentos decisivos da história alemã: o incêndio de 1933, a bandeira soviética flanando no topo do prédio em 1945, a celebração da reunificação alemã em 1990 – todas essas imagens estão profundamente gravadas na memória coletiva do país.
O Reichstag é a Câmara Baixa do Congresso alemão. Inaugurado em 1894, o edifício sofreu danos severos na Segunda Guerra Mundial e foi reconstruído nos anos 1960, ainda que inicialmente sem a cúpula. Esta ficou a encargo do arquiteto britânico Norman Foster, que desenhou a nova versão em aço e vidro ao redor de uma rampa que, por sua vez, faz as vezes de um mirante em espiral. A cúpula de vidro é um dos marcos favoritos da cidade desde sua inauguração em 1999 e um ímã para turistas. Com suas vistas espetaculares de Berlim e do plenário alemão, não é de se espantar que o Reichstag seja um dos prédios parlamentares mais visitados do mundo.
A visitação à cúpula de vidro do Reichstag é gratuita, mas precisa de reserva. Esta pode ser feita diretamente no local, mais especificamente no centro de visitantes ao lado do Parlamento. Para isso, é necessário apresentar um documento de identificação válido com foto.
Platz der Republik 1, 11011 Berlin
Exposição Topografia do Terror
No terreno onde atuavam Gestapo (polícia secreta nazista), as SS e a central de Segurança do Reich, surgiu após a reunificação um dos mais completos centros de documentação sobre o Nazismo em Berlim. Através de uma série de textos e imagens, a exposição na Topografia do Terror foca nas instituições centrais da ditadura nazista e ajuda a entender quem foram os autores por trás dos crimes que acabaram por chocar a humanidade. O museu também conta com uma maquete do antigo bairro governamental na época do Terceiro Reich e uma biblioteca especializada no tema. Nos meses mais quentes, visitantes podem acompanhar a evolução da ditadura em uma exposição ao ar livre montada ao longo das ruínas das antigas celas da Gestapo. Aberto diariamente das 10h às 20h.
Niederkirchnerstraße 8, 10963 Berlin, 10–20h, Tel 030 2545090
Humboldt-Box
Situado em plena Ilha dos Museus, rodeado de construções neobarrocas e neoclássicas, o poliedro de cor azulada destoa do restante da paisagem urbana. Mas o museu Humboldt-Box está apenas de passagem, já que se trata basicamente de um museu sobre o futuro. Nele, visitantes podem conhecer melhor o ambicioso projeto de reconstrução do antigo palácio barroco dos Hohenzollern, que a partir de 2019 deverá abrigar um museu etnográfico. Lá também se pode ter uma belíssima vista da cidade no café que fica no terraço – e de graça. O horário de funcionamento é das 10h às 18h entre os meses de dezembro e março, e das 10h às 19h de abril a novembro.
Schloßplatz 5, 10178 Berlin, 10–18h, Tel 030 88626990
Mercados de Natal
No final do ano, diversas cidades europeias ganham uma série de eventos especiais para a chegada do Natal, e Berlim não poderia ser diferente. Aqui, é tanto mercadinho temático que dá a impressão que a cidade inteira virou uma única feira de Natal. São locais onde se pode tomar quentão, provar diferentes tipos de salsichas, comer castanhas e pão de mel e muito mais. Alguns mercados também oferecem pequenos parques de diversão, como o situado ao lado do shopping center Alexa (do lado da Alexanderplatz).
Muro de Berlim
Uma das maiores atrações de Berlim é o famigerado muro que dividiu a cidade por 28 anos. Não tem quem chegue na capital alemã e não pergunte imediatamente: "Onde fica o muro?" Essa pergunta não é tão simples de responder, já que o trajeto percorrido por ele era bem menos óbvio do que a designação leste-oeste decorrente da Guerra Fria possa sugerir. A boa notícia é que na vasta maioria dos locais onde o Muro foi preservado, não há cobrança de ingresso. São eles: East Side Gallery, Memorial do Muro na Bernauer Straße, trecho da Niederkirchnerstraße (em frente à Topografia do Terror) e Potsdamer Platz. E isso 24 horas do dia.
Filarmônica
Todas as terças-feiras às 13h é possível conhecer de perto uma das mais prestigiadas orquestras do mundo – e de graça. Visitantes podem acompanhar o espetáculo na Filarmônica de Berlim e, ao mesmo tempo, emendar com um almoço. Recomenda-se, no entanto, chegar com até 45 minutos de antecedência, pois a disputa para entrar é acirrada.
Herbert-von-Karajan-Straße 1, 10785 Berlin
Prisão da Stasi
Os calabouços que um dia serviram para aprisionar opositores da ditadura socialista alemã hoje abrigam um dos maiores testemunhos da opressão da antiga Alemanha Oriental: a prisão da Stasi (polícia secreta da RDA). Lá é possível visitar gratuitamente a exposição "Inhaftiert in Hohenschönhausen" ("Prisioneiros em Hohenschönhausen"), que traz fotos, objetos e escritórios de ex-diretores do complexo. Por um custo adicional (85 euros por um grupo de até 25 pessoas), visitantes também são guiados pelas celas e corredores por ex-prisioneiros que recontam suas memórias. Aberto diariamente das 9h às 18h.
Genslerstraße 66, 13055 Berlin, Tel 030 98608230
Diversão noturna na antiga Berlim Oriental
A Warschauer Strasse e o adjacente complexo RAW formam o reduto com maior potencial metamórfico da cidade. Concomitantemente é a versão berlinense do Médico e o Monstro, um híbrido de trabalho e entretenimento que só se encontra em Berlim.
Em um dia de semana cinzento, a vontade é de deixar essa região para trás o mais rápido possível, ou quiçá nem sequer passar por ela, caso não haja um bom motivo para tal. Afinal, a rua exala o ar áspero e seco de uma velha cidade inglesa industrial, cujas minas abandonadas e áreas sombrias e desertas são de desanimar qualquer um.
Nos fins de semana, no entanto, ela se transforma em uma zona animada e altamente frequentada, praticamente uma central de festas da Europa, onde já de longe é possível escutar o staccato das batidas do techno. Lá tudo é permitido e risadas e palavras entrecortadas se ouvem por todas as partes: Oi, tudo bem? Hola, que tal? How are you? как дела? Esse útlimo é russo, mas significa a mesma coisa. Todos os finais de semana, jovens da Europa inteira têm encontro marcado nesse bairro.
Em suas cabanas de madeira dispostas lado a lado de forma rudimentar, em seus edifícios industriais e suas antigas bancadas, estabeleceu-se uma emaranhada rede de festas praticamente semanal, sendo as do Suicide Circus e do Haubentaucher as mais conhecidas.
Muitos baladeiros vindos de Barcelona, Amsterdam ou Londres vêm para Berlim na sexta-feira à tarde em voos das linhas aéreas de baixo custo Easy Jet ou Ryanair, pegam um táxi e festejam sem parar até segunda-feira de manhã, de preferência nos clubes da região da Warschauer Strasse ou no complexo RAW.
Ao mesmo tempo, isso ilustra uma das mudanças que a cidade sofreu nos últimos anos. Antes da Guerra, Berlim era não só a capital política da Alemanha, como também a maior cidade industrial da Europa. Todas as companhias alemãs importantes tinham sede aqui: Siemens, BMW, Bayer, Schering, os grandes bancos, assim como as empresas de comunicação. Depois da Segunda Guerra Mundial e da subsequente divisão da cidade, as maiores companhias mudaram suas centrais para a Alemanha Ocidental. Dessa forma, as empresas de mídia acabaram em Hamburgo, os bancos em Frankfurt e as fábricas no sul da Alemanha, tais como Munique e Stuttgart.
Após a queda do Muro em 1989 e a reunificação no ano seguinte, o turismo se transformou no fator econômico mais importante da cidade. Hoje, Berlim ocupa o terceiro lugar na lista das cidades mais visitadas da Europa, atrás apenas de Londres e Paris. As taxas anuais de crescimento continuam surpreendentes. Nos próximos dois anos, por exemplo, serão construídos 45 novos hotéis. Para o ano 2020, a agência de marketing tourístico "visitberlin" prevê que Berlim irá se tornar o segundo destino turístico mais popular da Europa – superando Paris.
Sempre aos domingos
Durante o ano todo, apreciadores da cozinha internacional podem conhecer pratos típicos de diversos países nos pátios da Kulturbrauerei, antiga cervejaria convertida em pólo cultural. É lá que se reúnem os mais populares foods trucks da cidade. Entre as iguarias, é possível encontrar hambúrguer de schnitzel com batata-frita de batata-doce ou salada de repolho-roxo com maçã. Opções também para veganos.
Onde: Kulturbrauerei, Schönhauser Allee 36, 10435 Berlin
Sempre aos domingos
Sagrado para muitos berlinenses é o mercado de pulgas do Mauerpark, que acontece todos os finais de semana. Aos domingos, o destaque é o famoso Karaokê, onde qualquer um pode ter seus 15 minutos de fama em frente a uma plateia jovem e internacional. O parque também vira espaço ideal para amantes de comida de rua.
Onde: Mauerpark, Gleimstraße 55, 10437 Berlin
Compras
Shopping Bikini: Berlim Ocidental não é só Ku'damm. Para quem quer sair às compras, vale conferir o famoso shopping Bikini, do ladinho da Igreja Memorial. Com um conceito inovador, o espaço oferece não só produtos de designers locais e internacionais, como também vista para o Jardim Zoológico – tanto no Café Einstein, no andar térreo, como no Monkey Bar, no topo do Hotel 25 Hours.
Onde: Budapester Str. 38-50, 10787 Berlin
Berlim em Maio
Blitz Berlim por Isadora Pamplona
Maio - o mês preferido dos alemães.
Maio. Não é à toa que "o mês do deleite" ("Wonnemonat"), como se diz por aqui, já foi motivo de inspiração para tantos poetas e compositores. Enquanto Heinrich Heine se referia ao "belíssimo mês de maio", Goethe dedicou um cântico inteiro a essa parte do ano em Mailied. Já Erich Kästner, escritor, cunhou o termo "Mozart do Calendário". Uma das razões está na foto que segue.
Flores. Muitas flores. E seus perfumes. É o mês em que a natureza resplandece, em que o sol de fato aquece; é quando os pássaros cantam ainda mais alto. Ó terra! ó Sol! Ó felicidade! ó alegria! – dizia Goethe.
Para nós, brasileiros, pode soar um tanto quanto exagerado, mas acho que só quem passou o inverno em terras germânicas consegue realmente entender o que a chegada do mês de maio provoca no âmago dos alemães. Após meses escondidos dentro de casacões corta-vento e capuzes forrados de pele (sintética, claro), maio nos permite sair de casa mais leves. Uma blusa de manga comprida, calças (sem meia-calça por baixo, enfim!), uma jaquetinha e um calçado fechado servem para praticamente qualquer ocasião. Só vale lembrar que aqui "leve" tem uma conotação um pouco diferente. Não se deixem enganar pelos dias ensolarados lá fora, pois o mês de maio pode fazer muito brasileiro se encolher de frio, principalmente aqueles que vivem acima do Trópico. Na hora de fazer as malas, contar com uma temperatura entre 8 °C e 19 °C graus.
Maio e o paradoxo da escolha
Quanto mais os termômetros esquentam, mais difícil é se decidir por uma programação em Berlim. A cidade que já estava florida desde meados de abril ganha cada vez mais cores e se transforma em uma grande festa – ou melhor, em diversas festas. Clubes e bares dão início à temporada e abrem seus terraços e piscinas; festivais de bairro tomam conta das ruas e a música não para. Sem dúvida, é uma das melhores épocas para se visitar a capital alemã. Entenda o porquê na lista da programação abaixo:
Achados da primavera berlinense - Meus favoritos para Maio:
Dia 1 de maio de 2018
Myfest
A largada para o mês de maio é dada logo no primeiro dia, e bem ao estilo berlinense: com uma open air e uma programação repleta de DJs. O ponto de encontro é Kreuzberg, bairro alternativo da antiga Berlim Ocidental que no passado costumava ser palco de turbulentas manifestações no Dia Internacional do Trabalho. Para coibir a violência, nada melhor do que muita música e dança. Para isso, é celebrada desde 2003 a Myfest, que este ano conta com mais de 20 bandas e DJs e outras performances artísticas entre às 11h30 e às 22h de domingo.
Onde:Bairro Kreuzberg, sobretudo na área compreendida entre Oranienplatz, Heinrichplatz e Mariannenplatz.
A partir do dia 1 de maio de 2018
Temporada dos Banhistas
Se você acha que Berlim é só balada e vida noturna, experimente cair na água no verão. Entre 60 lagos e piscinas espalhados pela cidade, as famosas "praias" de Wannsee e Plötzensee estão entre as mais disputadas. Para os mais descolados, a dica é conferir o Badeschiff, uma mistura irresistível de bar, balada e praia urbana. Mas atenção: a maioria dos locais cobram entrada (preços geralmente a partir de 5 euros).
Onde:Diversos locais, como Weißensee, Wannsee, Jungfernheide, Plötzensee, Badeschiff.
Dia 3 de maio de 2018
Entrada gratuita no Museum Hamburger Bahnhof (Museu do Presente)
Desde abril, amantes da arte contemporânea podem visitar o Museu Hamburger Bahnhof gratuitamente todas as primeiras quintas-feiras do mês, das 16h às 20h. A entrada permite acesso tanto à exposição permanente quanto às exposições temporárias, além de oferecer uma programação especial nos dias em questão.
Onde:Hamburger Bahnhof, Invalidenstraße 50-51, 10557 Berlim
De 5 a 6 de maio de 2018
Abertura da temporada no Clube Haubentaucher
Mal começa a esquentar e os berlinenses já puxam as roupas de banho do baú. A capital alemã pode não ter praias, pelo menos não banhadas pelo mar como as que se vêem no nosso saudoso país tropical, mas oferece boas alternativas. Uma delas fica na agitada "RAW Gelände", como é conhecida a área de uma antiga estação de reparos de trens situada no bairro Friedrichshain e desativada em 1994. É lá que fica o clube Haubentaucher, uma sensação de Berlim com direito a Biergarten, área lounge e piscina a céu aberto
Onde:RAW-Gelände, bairro de Friedrichshain, 10245 Berlin
Dia 13 de maio de 2018
Dia Internacional do Museu
Mais uma vez, Berlim coloca berlinenes e visitantes na difícil posição de escolher o que fazer dentre inúmeras possibilidades igualmente imperdíveis. O 41º Dia Internacional do Museu será uma dessas situações, quando centenas de museus do país inteiro abrem suas portas para o público a fim de promover a variedade da paisagem museal alemã. Em Berlim, diversas instituições oferecem visitas guiadas , mas o destaque vai para locais com entrada gratuita, como o DHM (Museu Histórico Alemão), o Museu Alemão de Tecnologia, a Cinemateca Alemã, o Museu de História Natural e o Museu Brücke. Isso além de todos os museus do Fórum Cultural, complexo museológico situado nas proximidades da Potsdamer Platz.
Onde:Diversas localidades. Mais informações em www.museumstag.de
Dia 18 de maio de 2018
Abertura da "Fonte de Vinho"
Apreciadores de vinho tem um endereço certo em Berlim no mês de maio: Rüdesheimer Platz. Batizada em homenagem à cidade de Rüdesheim, que fica na região vinícula de Reinghau, a praça sedia durante todo o verão o chamada "Weinbrunnen" (Fonte de Vinho). Lá, no miolinho do bairro residencial de Wilmersdorf, é possível degustar o célebre riesling alemão – e comprovar que nem só cerveja faz a festa na Alemanha. Diariamente, das 15h às 21h30, até o dia 09/09.
Onde:Rüdesheimer Platz – Wilmersdorf
De 18 a 21 de maio de 2018
Carnaval das Culturas
Quem acha que só brasileiro sabe fazer folia, muito se engana. Imperdível e já um clássico da capital alemã é o Carnaval das Culturas. A festa acontece no "Kreuzberg profundo", bairro multicultural por excelência, onde milhares de foliões dos quatro cantos do mundo se reúnem todos os anos em um festival de cores, sabores e sons dos mais exóticos. Durante quatro dias, os arredores da Blücherplatz ganham performances de teatro, estandes artesanais e gastronômicos e outros atrativos. O ponto alto do evento é no domingo, quando um desfile de blocos e carros alegóricos representando diversas nacionalidades apresentam um pouquinho da cultura de cada país para o público. Ótima oportunidade para matar a saudade de um bom sambinha. O ritmo brasileiro, aliás, será bem representado pelo grupo "Sapucaiu no Samba", encarregado de abrir o desfile.
Onde:Bairro de Kreuzberg. A festa será nos arredores da praça Blücherplatz e o desfile no domingo parte às 12h30 da esquina da Yorckstraße com a Großbeerenstraße.
Dia 19 de maio de 2018
Berlin E-Prix: Fórmula E
Como se não fosse surreal o suficiente organizar uma corrida automobilística na pista de decolagem de um aeroporto desativado construído pelos nazistas, imagine quando se trata de uma corrida de carros elétricos que ultrapassam a marca dos 250 Km/h. É isso que planejam os organizadores do Campeonato FIA de Fórmula E, evento que desde 2012 consiste em dez circuitos percorridos em dez metrópoles diferentes. A etapa alemã será realizada no terreno do antigo aeroporto de Tempelhof, atualmente aberto ao público na forma de um parque urbano.
Onde:Parque de Tempelhof
De 19 a 21 de maio de 2018
Berlin Mural Fest
Nada mais oportuno do que um festival de "murais" em uma cidade que converteu seu muro infâme na maior galeria de arte a céu aberto do mundo. Em maio de 2018, artistas de rua pretendem colorir mais de 30 fachadas em Berlim com 80 novos grafites, ilustrações e murais. Uma ótima oportunidade para quem sempre quis conhecer de perto um trabalho que, muitas vezes, é feito às escuras. O projeto é uma iniciativa da Berlin Art Bang e.V., e deverá ter a participação de mais de 100 artistas, dentre eles, Klebebande e El Bocho.
Onde:Locais ainda a serem divulgados.
Dias 21 e 22
Festa do Aspargo
Enfim é chegada a hora! Os tão antecipados aspargos brancos voltam aos cardápios, mesas e feiras da região. Estrela da estação é o onipresente aspargo de Beelitz, cidade que virou quase sinônimo da iguaria. E para celebrar a volta de um dos legumes mais aguardados do ano, Schöneberg oferece uma típica festa de bairro. Nela, visitantes tem a chance de conferir a versatilidade deste alimento um tanto quanto neglicenciado na culinária brasileira. Outro highlight da estação, o morango, também promete presença.
Onde:Parque Rudolph Wilde, Schöneberg.
Exposições
De 4 de maio a 7 de outubro de 2018
Was fremde Sprachen anders machen
O quê: Exposição sobre as particularidades de diversos idiomas ao redor do mundo. Was fremde Sprachen anders machen (O que línguas estrangeiras fazem de diferente, em tradução livre) aborda a fascinante variedade linguística mundial em uma mostra que vai desde o tariano, falado na Amazônia brasileira, até o tuvano, observado na Sibéria. Dividida em oito estações, o tema pode ser absorvido de forma visual, auditiva e sensorial. A exposição tem o patrocínio da UNESCO.
Onde: Museu das Comunicações, Leipziger Str. 16, 10117 Berlim
10 de maio a 16 de setembro de 2018
Wanderlust. De Caspar David Friedrich a Auguste Renoir
O quê: Exposição dedicada a um sentimento que, de tão alemão, está até no dicionário: Wanderlust – uma mistura de "wandern" (fazer caminhadas) com "lust" (desejo). Ou seja, o desejo de sair por aí; o desejo, por fim, de viajar. É com foco neste tema que a Antiga Galeria Nacional aproveita para exibir obras de grandes mestres da pintura, desde o pintor romântico alemão Caspar David Friedrich (1774-1840) até o pintor impressionista francês Auguste Renoir (1841-1919).
Onde: Antiga Galeria Nacional, Bodestraße 1-3, 10178 Berlim
Berlim em Abril
Blitz Berlim por Isadora Pamplona
Auf Wiedersehen, Inverno! Hallo, Primavera!
E eis que de repente, não mais que de repente, os passarinhos voltam a cantar. Nos canteiros e jardins, as flores desabrocham e liberam os primeiros perfumes do ano; enquanto que nas fruteiras, também há mais cores e sabores. Mas nem só a natureza dá sinais de que a primavera veio com tudo. Nas ruas, o techno soa mais alto, os ciclistas formam fila indiana e os gramados ficam disputados. E sobretudo a moda, que por meses se escondeu embaixo de camadas de tecido, começa a adquirir contornos. É hora de deixar o casaco de inverno no cabide e sair para conferir o que Berlim tem a oferecer. E não é pouca coisa. Ao lado de eventos tradicionais, o quarto mês de 2018 reserva uma série de novidades.
A primavera é a estação do ano preferida dos berlinenses. Tão aguardada depois de um inverno gelado, quando a vida acontece predominantemente entre quatro paredes, ela faz com que as atividades voltem para os espaços públicos. O frio fica para trás, junto com a neve e as adversidades do inverno, ao tempo que cafés e restaurantes lotam suas mesinhas nas calçadas. Berlinenses voltam a flanar ao longo da Kurfürstendamm, da Friedrichstraße e da Unter den Linden; crianças que irradiam alegria no rosto brincam ao ar livre e os visitantes da cidade desfrutam o incansável espírito berlinense, que nos meses de abril e maio, assim como a natureza, também desperta para uma nova vida.
Achados da primavera berlinense - Meus favoritos para a nova estação:
Abril para todos os gostos. O quarto mês do ano vem com uma programação variada para ninguém botar defeito. As opções de entretenimento vão desde novos pontos de atração turística até tradicionais eventos esportivos, passando por encontros de nerds de computadores e de nostálgicos dos tempos do vinil.
Até 13/04/2018
Gianni Versace Retrospective
"Gianni Versace Retrospective" - exposição em homenagem ao lendário estilista italiano. Desenhos, acessórios e itens exclusivos de Gianni Versace são apresentados em um dos mais belos edifícios de Berlim no bulevar "Unter den Linden", até 13/04/2018.
Onde: Kronprinzenpalais, Unter den Linden 3, 10117 Berlin.
Dia 08
Campeonato de Salsicha
Não tem quem venha a Alemanha e não queira provar esta iguaria germânica: a salsicha (Wurst, em alemão). Em 2018, Berlim sedia o 16º Campeonato de Salsicha Grelhada em Dahlem, subúrbio de Berlim Ocidental. No evento, que é organizado pela Associação de Açougueiros de Berlim-Brandemburgo, visitantes experimentam diferentes tipos do embutido para escolher quem merece o título de "Bratwurstmeister" do ano. Ingressos a 3 euros.
Onde: Domäne Dahlem
Dia 08
Meia-Maratona de Berlim
Eis uma oportunidade de conhecer a cidade de forma rápida e descontraída. Na maior corrida do país (dentro da categoria meia-maratona), participantes amadores e profissionais percorrem a capital alemã de leste a oeste. O percurso tem início e fim na imponente avenida Karl-Marx (antiga avenida Stalin), e passa pelos principais pontos turísticos de Berlim, como Alexanderplatz, Unter den Linden, Portão de Brandemburgo, Coluna da Vitória, Palácio de Charlottenburgo e Potsdamer Platz.
Onde: Karl-Marx-Allee 33, 10178 Berlin
De 11 a 18
Festival de Cinema Achtung Berlin
Ao longo de uma semana, amantes do cinema e/ou de Berlim terão um encontro marcado no mês de abril. Com cerca de 70 produções, desde curtas a longa-metragens, passando por documentários, o festival Achtung Berlin foca em obras atuais e de cineastas de Berlim e Brandenburg. Para quem gosta de um pouquinho de glamour, haverá até entrega de prêmios no Kino Babylon. Ingressos a partir de 7 euros.
Onde:Kino International (abertura), Babylon, Filmtheater Friedrichshain, Neue Kammerspiele, Tilsiter Lichtspiele e outros.
Dia 21
Record Store Day
Todos os anos em abril, nostálgicos dos quatro cantos do mundo celebram o Record Store Day (Dia da Loja de Discos). O primeiro evento do gênero foi organizado em 2008 na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, e acabou viralizando. Hoje a data já é celebrada em países como Canadá, Irlanda, França, Holanda, Bélgica, Itália, Japão, Hong Kong, Nova Zelândia e, como não poderia faltar, Alemanha, sempre no terceiro sábado de abril. Para este dia, lojas de discos berlinenses prometem eventos especiais e discos exclusivíssimos à venda – muitos produzidos especialmente para a ocasião e em edição limitada.
Onde: : Diversas lojas de discos, como Core Tex Records (Kreuzberg), Dussmann (Mitte), hhv.de Store (Friedrichshain), Mr. Dead & Mrs. Free (Schöneberg), Oldschool (Charlottenburg), Vopo Records (Prenzlauer Berg).
De 23 a 29
Gamesweekberlin (antiga Semana Internacional de Games)
Empresários do ramo dos consoles, entusiastas e curiosos terão no mês de abril sete dias consecutivos para experimentarem e se informarem sobre as novidades no mundo dos jogos. Em 2017, o evento atraiu 15.000 participantes, os quais tiveram a oportunidade de testar centenas de games diferentes. A programação inclui entrega de prêmios, performances, exposições, workshops, palestras e festas. Um dos destaques deste ano é o evento "Womanizer!", um dia de conferência e workshop dedicado a mulheres ambiciosas nos setores de mídia e tecnologia. Ingressos a partir de 5 euros.
Onde:Diversos locais, como Säälchen, C-Base, Station Berlin, Urban Spree e Scandic Berlin Potsdamer Platz.
Dia 24
Dia Internacional do Choro
Já em sua segunda edição na capital alemã, o "Dia Internacional do Choro" celebra esse ritmo que nasceu há cerca de 150 anos no Brasil sob influências europeias e africanas. Sob a direção artística de Andréa Huguenin Botelho e Eudinho Soares, o palco receberá o "Brasil Ensemble Berlin" e o "Choro City West", além de convidados especiais. Ingressos a partir de 12 euros.
Onde:ufaFabrik, Varieté Salon, Viktoriastr. 10-18
De 26 a 29
StadtLesen na Bebelplatz
Durante três dias, a famosa praça da queima dos livros se converte em uma convidativa sala de estar com mais de 3.000 títulos dos mais variados gêneros. Quem se interessar, pode simplesmente se acomodar em qualquer uma das poltronas disponíveis a céu aberto e se sentir em casa.
Onde:Bebelplatz
De 27 a 29
Gallery Weekend Berlin
Criado em 2004, o "Final de Semana das Galerias" já virou uma instituição em Berlim. Com foco na arte contemporânea, o evento tem a participação tanto de galerias renomadas quanto de outros estabelecimentos novos e experimentais. Ao todo, são quase 50 locações que abrem suas portas para colecionadores, artistas e entusiastas do mundo todo
Onde:Diversos locais. A lista completa das galerias participantes pode ser consultada diretamente no site do evento: http://www.gallery-weekend-berlin.de/galleries/
Dia 29
Kirschblütenfest
O festival japonês das cerejeiras em flor (Hanami) é tradição também em Berlim. Embora aconteça num trecho onde antes passava o Muro, hoje nada mais resta da cinzenta Faixa da Morte no local. Em seu lugar, foram plantadas cerca de 1.000 cerejeiras – que, para alegria dos visitantes, resolvem todas desabrochar ao mesmo tempo em fins de abril. Para vivenciar este espetáculo que dura cerca de três semanas, o festival japonês tem um dia marcado todos os anos para festejar na maior avenida de cerejeiras de Berlim-Brandemburgo. O evento gratuito oferece comida regional, programações esportivas e informativos sobre cultura e arte da Alemanha e do Japão.
Onde:TV-Asahi-Kirschblütenallee, Lichterfelder Allee 165, 14513 Berlin/
Dia 30
Walpurgisnacht (Noite de Santa Valburga)
Na última noite de abril, as bruxas estão soltas! Batizada em homenagem à santa católica (canonizada no dia 1º de maio), a festa de origens pagãs é celebrada todos as primaveras em diversos países do norte e do centro da Europa. É quando, segundo a crença popular, as bruxas se reúnem no pico da montanha de Brocken, no estado da Saxônia-Anhalt, para uma espécie de Sabbat. Na cultura urbana berlinense, no entanto, virou mais um pretexto para festas e fogueiras pela cidade. O lema da noite é "Tanz in den Mai", algo como "Dance maio adentro". Difícil é escolher o local.
Onde:: Diversas locações, como Kulturbrauerei, Mauerpark, Ritter Butzke, etc.
Berlim em Março
Blitz Berlim por Isadora Pamplona
Março, início da alta estação
É dada a largada para o turismo. E os sinais estão por todas as partes: com as temperaturas mais amenas, começa a temporada de passeios de barco pelos rios, canais e lagos da cidade. Mas não é só nas águas que Berlim resplandece. Também nas ruas voltam a pipocar os ciclistas, que tiveram que deixar suas bikes na garagem nos meses gélidos de inverno. Seja a portas fechadas ou abertas, nas águas ou em terra forma, março é, antes de tudo, mês de festa – afinal, é quando tem início a contagem regressiva para a primavera. Confira os destaques:
Até 13/04/2018
Gianni Versace Retrospective
"Gianni Versace Retrospective" - exposição em homenagem ao lendário estilista italiano. Desenhos, acessórios e itens exclusivos de Gianni Versace são apresentados em um dos mais belos edifícios de Berlim no bulevar "Unter den Linden", até 13/04/2018.
Onde: Kronprinzenpalais, Unter den Linden 3, 10117 Berlin.
10/03
Abertura da temporada no Klunkerkranich
A gente sabe quando a temporada começou em Berlim quando voltam a aparecer as festas nos terraços da cidade. Um dos locais preferidos do momento é o Klunkerkranich, um misto de bar, clube, restaurante e jardim urbano e que é a cara do berlinense. Além da vista lá de cima ser uma das melhores da capital alemã, a decoração do Klunkerkranich não deixa a desejar no quesito originalidade. Vale muito a pena conferir. Mas como quase tudo que é sensação em Berlim, parte do charme do local é encontrá-lo dentro do shopping center Neukölln Arcaden.
Onde:Klunkerkranich, Karl-Marx-Straße 66, 12043 Berlin
De 20 a 25
Wurst & Bier
Quem não estiver a fim de se envolver em batalhas campais como a supracitada, pode tirar o domingo para atividades mais aconchegantes. Uma opção é o festival de salsichas e cervejas artesanais que acontece no Markhalle Neun, mercado popular de Kreuzberg. Além de oficinas em torno do tema, visitantes também podem degustar os diversos sabores produzidos não só na região como em outras partes da Alemanha e da Europa. Ingressos a 3 euros.
Onde: Markhalle Neun, Eisenbahnstraße 42-43, 10997 Berlin
De 15 a 25
Semana da Bicicleta
Nem só Amsterdam é destino turístico famoso para ciclistas. Em Berlim, segundo o site oficial de turismo, o tráfego de bicicletas é o meio de locomoção preferido de mais de 15% das pessoas em trânsito pela cidade - o que significa que cerca de meio milhão de pessoas pedala diariamente pelas ruas. E é por isso que a capital alemã sedia todos os anos a Semana da Bicicleta, onde entusiastas de duas rodas têm a oportunidade de participar de workshops, eventos e competições, além de conferirem e testarem as novidades no ramo.
Onde: Station Berlin, Luckenwalder Str. 4/6, 10963, Berlin
De 17 a 25
Improfestival
Durante 9 dias no mês de março, artistas e companhias de teatro do mundo todo se encontram em diversos palcos berlinenses para participar do Festival Internacional de Improvisação – ou Impro, para os íntimos. E uma boa notícia para quem não está com o alemão muito afiado: as peças são todas em inglês.
Onde:: Mehringhoftheater e English Theatre Berlin. Ingressos a partir de 17 euros.
De 15 a 25
MaerzMusik
O quê: MaerzMusik, ou Música de Março. O festival de música contemporânea – ou de "questões sobre o tempo", como os próprios organizadores o definem - promete uma programação repleta de debates, exposições, concertos, performances e instalações sonoras. O evento "reflete os temas relacionados à vida atual", tais como: imersão sônica, marginalização, colonização, psicrogramas das sociedades ocidentais, normatividade nas práticas artísticas, gênero, crise financeira e ecológica, desigualdade, histórias especulativas, culturas de memória, ficcão científica, fabulação especulativa, misticismo, coletividade, liberação, espiritualidade e a percepção do tempo.
Onde: Diversos locais, como Haus der Berliner Festspiele, Akademie der Künste, Radialsystem V e Kraftwerk Berlin.
De 23/03 a 08/04
Mercados de Páscoa
O quê: Em Berlim, a chegada da Páscoa não se resume a ovos de chocolate. Ao longo de mais de duas semanas, crianças e adultos desfrutam de uma programação completa nos chamados Mercados de Páscoa. As atrações incluem peças de teatro, pequenos zoológicos onde se pode acariciar os animais e, é claro, ovos de Páscoa artesanais.
Onde: : Diversos locais, como Alexanderplatz e Breitscheidplatz. Entrada gratuita
Dia 17
St. Patrick's Day in Berlin
O quê: No mês de março, tem um dia que o mundo todo fica verde: o St. Patrick's Day, que celebra o padroeiro da Irlanda. Berlim, logicamente, não poderia ficar de fora, e oferece inúmeras alternativas de PUBs para quem não quer deixar a data passar sem uma Guinness.
Onde:: Várias locações, tais como The Harp, Blarney Pub, Kilkenny, Murphy's.
Berlim em Fevereiro
Blitz Berlim por Isadora Pamplona
Fevereiro, mês do cinema
Nessa época do ano não se fala em outra coisa. Todos os holofotes se voltam para a Calçada da Fama berlinense nos arredores da Praça de Potsdam. É lá que acontece a Berlinale, o célebre festival internacional de cinema da capital alemã. Mas é claro que uma cidade grande como Berlim também oferece alternativas para os não-cinéfilos. Confira.
Até 13/04/2018
Gianni Versace Retrospective
"Gianni Versace Retrospective" - exposição em homenagem ao lendário estilista italiano. Desenhos, acessórios e itens exclusivos de Gianni Versace são apresentados em um dos mais belos edifícios de Berlim no bulevar "Unter den Linden", até 13/04/2018.
Onde: Kronprinzenpalais, Unter den Linden 3, 10117 Berlin.
De 02 a 04
Berlin Graphic Days
Em 2018, acontece a já nona edição do Berlin Graphic Days, evento imperdível para os amantes de ilustrações nos mais diversos suportes. O festival reúne cerca de 100 artistas gráficos nacionais e internacionais na Urban Spree Gallery, nos arredores da estação Warschauer Strasse, onde novas obras de arte são criadas e oferecidas ao público na forma de camisetas, bolsas e cartazes em serigrafia. A programação inclui pintura ao vivo, feirinha noturna, música, gastronomia e uma exposição. Ingressos a 4 euros.
Onde:Urban Spree Gallery, Revaler Str. 99, 10245 Berlin
Dia 04
Wurst & Bier
Quem não estiver a fim de se envolver em batalhas campais como a supracitada, pode tirar o domingo para atividades mais aconchegantes. Uma opção é o festival de salsichas e cervejas artesanais que acontece no Markhalle Neun, mercado popular de Kreuzberg. Além de oficinas em torno do tema, visitantes também podem degustar os diversos sabores produzidos não só na região como em outras partes da Alemanha e da Europa. Ingressos a 3 euros.
Onde: Markhalle Neun, Eisenbahnstraße 42-43, 10997 Berlin
De 15 a 25
Berlinale
Em fevereiro, o festival de cinema mais famoso da Alemanha toma conta das principais salas de cinema da cidade, além das páginas culturais dos maiores jornais do mundo. A programação conta com mais de 400 produções nos mais variados gêneros, além da aguardada entrega do Urso de Ouro para o melhor filme. Neste ano, seis produções brasileiras foram selecionadas para a mostra Panorama Os ingressos, em geral, ficam na faixa de 11 a 14 euros e podem ser adquiridos online a partir do dia 05.
Onde: Diversas salas de cinema da cidade, sobretudo na região da Praça de Potsdam.
De 15 a 25
Boddinale
Amantes do cinema avessos ao mainstream ainda podem conferir o Boddinale, festival para grandes filmes com pequenos orçamentos. O evento acontece paralelamente à tão disputada Berlinale, mas em um recanto bem menos turístico: em pleno bairro de Neukölln. Todas as noites, são exibidos documentários, animações, curtas e longas produzidos em Berlim e no resto do mundo. A entrada é gratuita e inclui a festa no final de cada sessão.
Onde:: Loophole Berlin, Boddinstraße 60, 12053 Berlin
De 15 a 19
Tanzolymp
O quê: Dança como uma linguagem mundial – esse é o lema do festival internacional Tanzolymp, uma competição entre jovens dançarinos de 10 a 21 anos que acontece todos os anos em Berlim. Os prêmios vão desde bolsas de estudo até recompensas em dinheiro. As categorias são Dança Clássica e Neoclássica, Dança Moderna e Contemporânea, Dança Folclórica, Jazz, Pop e Sapateado.
Onde: Haus der Berliner Festspiele, Admiralspalast, Universität der Künste e Russisches Haus der Wissenschaft und Kultur
De 02 a 04
Gartenträume Berlin
O quê: Amantes de jardinagem encontrarão dicas preciosas na feira Gartenträume, que promete apresentar uma série de novos produtos e tendências. Workshops sobre cultivo de hortas e decoração de jardins também fazem parte do evento.
Onde: Luckenwalder Straße 4-6, 10963 Berlin. Ingressos a 9 Euros
Berlim em Janeiro
Blitz Berlim por Isadora Pamplona
Janeiro, mês de música e dança
Mais um ciclo recomeça. Para quem perdeu os grandes eventos de 2017, janeiro reabre um calendário repleto de novas oportunidades. Desde luxuosos desfiles de moda até uma mostra de filmes para matar a saudade da terrinha, o início do ano oferece uma boa mostra do que ainda vem pela frente.
Dia 1º
Corrida do Ano Novo
Organizada pela SCC, a mesma empresa responsável pela concorridíssima Maratona de Berlim, a Corrida do Ano Novo é uma ótima oportunidade para começar 2018 com o pé direito. Em sua 47ª edição, o evento prevê um percurso modesto e descontraído. São 4 quilômetros ao longo da Unter den Linden, uma das avenidas mais famosas do mundo, e isso sem o estresse da cronometragem. A participação é gratuita e não exige inscrição prévia. Largada às 12h00.
Onde: Unter den Linden (o percurso compreende um trecho de ida e volta desde o Portão de Brandemburgo até a Ilha dos Museus)
Até 03/01/2018
Winterwelt am Potsdamer Platz
O inverno começa mais cedo no centro mais moderno de Berlim. Já no início de novembro a Praça de Potsdam ganha uma pista de patinação no gelo. Além disso, o local também abriga um tobogã de 70 metros de extensão com vista para o Portão de Brandemburgo e uma pequena praça de alimentação.
Onde: Potsdamer Platz
De 04 a 14/01/2018
Tanztage Berlin
Durante dez dias, a capital alemã se transforma em um grande palco de dança contemporânea. A programação do 27º Tanztage Berlin foca no encontro entre dança, artes visuais, música e performance.
Onde: Sophiensæle, Sophienstraße 18, 10178 Berlin – Mitte
Ingressos: a partir de 12 euros
21 e 22/01/2018
Fantasy Filmfest
Em janeiro, acontece pela 32ª vez em Berlim o festival de filmes de fantasia "Noites Brancas". Nele, visitantes têm a possibilidade de conferir os principais lançamentos nos gêneros de terror, fantasia e similares.
Onde:Cine Star do Sony Center, na Potsdamer Platz.
De 16 a 19/01/2018
Berlin Fashion Week
Duas vezes por ano, a Semana de Moda invade as passarelas de Berlim para apresentar as novas tendências das próximas estações. Uma das áreas que mais tem chamado a atenção é a dos chamados "wearables". Sejam rastreatores de atividades para crianças ou batons que servem como carregadores de smartphones, a chamada "tenologia vestível" é apontada por muitos como o futuro da indústria da moda.
Onde: Diversos locais, tais como Portão de Brandemburgo, Expocenter City, Postbahnhof, Kraftwerk Berlin, Arena Badeschiff, Kronprinzenpalais, etc
Entrada gratuita
Até 10/01/2018
The Art of Banksy
O quê: Exposição sobre um dos mais enigmáticos grafiteiros da atualidade: Banksy. Com curadoria de Steve Lazarides, antigo empresário do artista, a exposição traz para Berlim mais de 80 imagens do autor de obras como "Girl With Balloon" e "Maid in London".
Onde: Felix Club, no hotel Adlon, Behrenstraße 72
Berlim em Dezembro
Blitz Berlim por Isadora Pamplona
Dezembro e as festas de final de ano
O inverno enfim dá as suas caras. Mas ao invés de uma estação escura e sombria passada predominantemente a portas fechadas, Berlim oferece um mês de dezembro repleto de atividades ao ar livre.
Além dos Mercados de Natal, que seguem a todo o vapor até os últimos dias do ano, a cidade ganha um brilho especial com a chegada da neve. Durante dias e por vezes até semanas, prédios e calçadas ficam cobertos de branco e lagos congelados viram pistas naturais de patinação no gelo. Nesta época, não é raro ver crianças acompanhadas de adultos – e inclusive muitos adultos desacompanhados – brincando de deslizar pelas ruas com trenós improvisados.
O destaque, é claro, são as festas de fim de ano. Saiba quais são as principais atrações do mês.
Até fins de dezembro
Mercados de Natal
Berlim já entra em clima natalino nos finais de novembro, quando os tão aguardados Mercados de Natal abrem suas portas. Com dezenas de feirinhas espalhadas por toda a cidade, novos aromas dominam as ruas e oferecem um verdadeiro banquete para os sentidos. A ocasião também é ótima para saborear a comida típica: Lebkuchen (pão de mel), Bratwurst (salsicha grelhada) e waffle são algumas das estrelas da estação. Mas imbatível mesmo é o Glühwein (quentão), poderoso antídoto para o inverno berlinense.
Onde: Diversos locais, tais como Alexanderplatz, Gendarmenmarkt, Potsdamer Platz ou em frente ao Palácio de Charlottenburg.
Durante todo o mês
Iluminação de Natal
Dezembro é mês de flanar à noite por uma das avenidas mais famosas do mundo: Kurfürstendamm (ou Ku'damm, para os íntimos). Esta via tão representativa do que um dia foi Berlim Ocidental fica ainda mais bela com a decoração natalina. A exuberância se estende por mais de 3,5 km compostos por 650 árvores enfeitadas e algumas figuras natalinas iluminadas, como Papai Noel e o Soldadinho de Chumbo.
Onde: Ku'damm, Tauentzienstraße, Uhlandstraße, Fasanenstraße, Grolmannstraße, Kantstraße e Reichsstraße.
Durante todo o mês
Festival de Cinema de Inverno
Outra mostra de que os berlinenses não se deixam abater pelo inverno é o festival de cinema que acontece durante todo o mês de dezembro no bairro medieval de São Nicolau. O foco é no filme de 1944 "Die Feuerzangenbowle", de Helmut Weiss, com exibição 3 vezes ao dia. Além disso, o festival inclui uma programação infantil todos os domingos às 14h, quando toda a família pode se sentar em poltronas confortáveis num nostálgico Mercado de Natal para assistir clássicos como "Cinderela".
Onde: Bairro de São Nicolau
Durante todo o mês
Patinação no gelo
O que para os berlinenses é algo totalmente normal, pode parecer extremamente inusitado para quem vem de terras tropicais como o Brasil. Nos meses mais frios, diversos locais da cidade oferecem pistas de patinação do gelo, geralmente de graça. Entre as mais populares estão o rink ao redor da Fonte de Netuno, nas proximidades da Alexanderplatz, e a pista na Potsdamer Platz.
Onde: Fonte de Netuno (em frente à Prefeitura), Potsdamer Platz, Estádio Erika Hess, entre outros.
De 02 a 17/12
A feirinha de Natal mais alta de Berlim
Quem já visitou a Berlim no final do ano, sabe que as ruas costumam ficar repletas dos famosos mercadinhos de Natal. Enquanto é difícil não passar pelos mais famosos, em geral concentrados nos pontos mais centrais da cidade, alguns ficam um tanto quanto escondidos – verdadeiras dicas de "insider". Um deles é o mercadinho de Natal do Klunkerkranich, um bar instalado no terraço de um prédio de Neukölln. Além de música eletrônica, quentão e crépe, o local oferece umas das melhores vistas da cidade. Aos sábados e domingos, das 14h às 20h. Entrada a partir de 3 euros.
Onde: Klunkerkranich, Karl-Marx-Straße 66, 12043 Berlin
Até 31/16
Os shows de Admiralspalast
...
...
Onde: Admiralspalast: Friedrichstraße 101, 10117 Berlin, Tel 030 22507000.
De 07/12 a 10/12
Feira de Artes Aplicadas no Museu Histórico Alemão
Durante quatro dias, o Museu Histórico Alemão (Deutsches Historisches Museum ou simplesmente DHM) deixa um pouco de lado o passado e volta seus holofotes para o o futuro. É a Feira de Artes Aplicadas, que já está em sua 21ª edição. Lá são apresentadas as últimas criações de artistas e designers europeus, assim como novas tecnologias e diferentes abordagens num campo que valoriza a funcionalidade.
Onde: Onde: Deutsches Historisches Museum, Unter den Linden 2, 10117 Berlin, 10–18h, Tel. 030 203040
Dia 09/12
Guerra de Bola de Neve
Mais uma vez, os berlinenses mostram que inverno é para ser curtido ao ar livre. "A maior guerra de bola de neve na história de Berlim" deverá acontecer no Mauerpark, e os detalhes podem ser acessados na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/630566727332330/. Atenção para a data, que, logicamente, está sujeita às condições meteorológicas.
Onde: Onde: Mauerpark, Gleimstraße 55, 10437 Berlin
De 14/12 a 17/12
Festival Louis Lewandowski
Já em sua 7ª edição, o festival é uma homenagem ao compositor judeu alemão Louis Lazarus Lewandowski (1821–1894) e também dedicado a compositores judeus que emigraram da Alemanha. O evento é voltado para a música de sinagoga com destaque para o coral. Nos três dias de programação, são esperados corais de Jerusalém, Tivon e Berlim em diversos locais da capital alemã.
Onde: Sinagoga Pestalozzistraße, centro de convenções Reinbeckhallen e Sinagoga Rykestraße.
De 22 a 24/12
Festival de Cinema de Natal
Fim de ano é aquela época em que ninguém consegue escapar do tal "espírito natalino". Mas isso não impede que o tema ganhe um enfoque diferente. Pensando nisso, foi criado o Weihnachtsfilmfestival, um festival de cinema que, ao invés de reprisar os velhos clichés de sempre, traz uma programação um pouco menos convencional. Em cartaz, há opções de comédia, drama e até de filmes de terror – tudo isso, claro, sem jamais fugir do tema de Natal. Ingressos a partir de 8 euros.
Onde: Cinema Movimiento, Kottbusser Damm 22, 10967 Berlin
Dia 24/12
Noite de Gala de Natal
Ninguém fica esquecido em Berlim. Para aqueles que estão longe dos familiares e amigos, a capital alemã oferece um evento natalino com toda pompa que a data pede. Nele, é servida uma ceia tipicamente alemã e com preço de custo apenas. O evento em si é gratuito e só impõe duas condições: inscrição prévia e traje de gala. Para se inscrever, acesse a página: http://www.heiligabendgala.de
Onde: Tegeler Seeterrassen, Wilkerstraße 1, 13507 Berlin
Dias 24 a 26/12
Concerto no Palácio de Charlottenburg
Outra opção para quem estiver em Berlim no Natal é apreciar o tradicional concerto de música clássica no antigo palácio prussiano de Charlottenburg. Este ano, a orquestra residente apresentará interpretações de Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi, Arcangelo Corelli, entre outros. Ainda há a opção de participar da ceia e degustar um típico menu natalino alemão, cujas iguarias incluem variações de salmão defumado e ganso. Ingressos a partir de 44 Euros podem ser adquiridos em www.residenzkonzerte.berlin
Onde: Orangerie (ao lado do Palácio de Charlottenburg), Spandauer Damm 22, 14059 Berlin, Tel 030 25810350, www.orangerie.berlin
Dias 24 e 25/12
Missas Natalinas
O Natal oferece a ocasião perfeita para conhecer de perto as mais belas igrejas de Berlim, além de vivenciar um pouco de uma cultura fortemente marcada pelas religiões católica e protestante. Em particular, vale visitar a Igreja Memorial Imperador Guilherme I, que coloca em funcionamento seu imponente órgão com mais de 5 mil tubos. Entre as cerimônias litúrgicas mais disputadas, estão as da Berliner Dom (luterana) e da Catedral de Santa Edwiges (católica).
Onde: Igreja Memorial, Berliner Dom, Catedral de Santa Edwiges, Igreja de São Nicolau, entre outras.
31/12
Corrida de São Silvestre
Nem só São Paulo tem Corrida de São Silvestre. Quem passa a virada em Berlim também pode participar da tradicionalíssima versão alemã, que já acontece há 41 anos. O trajeto de quase 10 quilômetros passa por locais mais afastados do eixo turístico, a exemplo de Teufelsberg, a famosa montanha artificial formada com entulhos da Segunda Guerra Mundial. Como diferencial, os participantes que chegam até o final da prova ganham como recompensa uma iguaria típica das confeitarias berlinenses conhecida como "Berliner", uma espécie de sonho recheado com geleia – ou, mostarda, para os fortes!
Onde: Largada e chegada no Estádio Mommsen,bWaldschulallee 34, 14055 Berlin
31/12
Réveillon (festa oficial)
A temperatura geralmente próxima de zero grau não impede que a festa seja em grande estilo. Pelo contrário: na virada para 2017, Berlim atraiu cerca de 1 milhão de pessoas para o evento que todos os anos traz apresentações de bandas e DJs até o amanhecer. A contagem regressiva e o principal show de fogos de artifício acontece no Portão de Brandenburgo, mas as celebrações podem ser acompanhadas pela cidade inteira e geralmente por vários dias consecutivos.
Onde: Rua 17 Juni (entre o Portão de Brandenburgo e a Coluna da Vitória).
31/12
Réveillon (festas privadas)
Para os que preferem algo um pouco mais exclusivo, é possível adquirir ingressos para uma das inúmeras festas particulares que acontecem na virada do ano em Berlim. Tem opções para todos os gostos, desde baladas e shows até jantares e programações familiares. Uma das opções é a festa na praça Gendarmenmarkt, que, à meia-noite, apresenta seu próprio festival de fogos de artifício. Quem curte algo mais agitado, pode participar da festa no complexo da antiga cervejaria Kulturbrauerei, onde 13 pistas de dança em nove locações diferentes receberão os convidados ao som de clássicos dos anos 80 e 90, Hip Hop, Techno, House, Minimal, Electro, R'n'B, Hip Hop e muito mais. E para aqueles mais resistentes, vale conferir algumas baladas, como a do Kater Blau, que já dá a largada no sábado, dia 30 – e só termina no dia 2 de janeiro!
Onde: Gendarmenmarkt, Kulturbrauerei, Kater Blau, Arena Berlin, House of Weekend, entre outros.
Berlim em Novembro
Blitz Berlim por Isadora Pamplona
Novembro – a licença para ficar agarradinho
Como se não bastasse ter estações do ano bem marcadas, Berlim oferece nuances. Enquanto outubro é o mês das árvores folheadas a ouro, por assim dizer, novembro reveste a cidade com seu tapete outonal. Caminhar pelas ruas ganha assim um som sutil, mas muito peculiar: o de passos sobre folhas secas. A passagem do ano também se faz perceber através de outros sentidos. Além da óbvia queda da temperatura, Berlim é tomada pelos cheiros e sabores de receitas típicas dos meses frios, tais como folhado de maçã ou castanhas assadas. E no final do mês, um doce perfume ganha cada vez mais espaço: quentão. Mas o fim do horário de verão, que parece encurtar ainda mais as minguadas horas de sol, não é razão para se encerrar em casa. Quem acha que os berlinenses se intimidam com a aproximação do inverno, muito se engana. Novembro ainda é mês de muita gente nas ruas. A seguir, alguns dos destaques da programação.
De 31/10 a 05/11
JazzFest
Segundo os organizadores do evento, o jazz, "ao mesmo tempo que preserva suas raízes afro-americanas, está aberto a todos aqueles que, independente de origem, respondem a um estilo que celebra o direito de ser diferente, de desafiar ortodoxias e de encontrar maneiras de trabalhar com os outros." É por isso que, em 2017, o festival pretende enfocar no multiculturalismo, escolhendo o bairro multicultural de Kreuzberg como local de abertura. Destaque para a paulista Mônica Vasconcelos, que se apresenta no dia 02/11 na Haus der Berliner Festspiele.
Onde: Haus der Berliner Festspiele, A-Trane jazz club, Igreja Memorial Imperador Guilherme e clube Lido.
A partir de 03/11
Inverno na Potsdamer Platz
As temperaturas despencam mais cedo no centro moderno de Berlim. Já no início de novembro a Praça de Potsdam ganha um tobogã de 70 metros de comprimento com vista para o Portão de Brandenburgo. Além disso, visitantes podem deslizar em uma pista de patinação no gelo de 500 m². A entrada é gratuita e patins podem ser alugados no local.
Onde: Potsdamer Platz
Dias 04 e 05/11
Zinefest Berlin
Participar de um workshop de zine em uma ex-ocupação anarquista dentro de um antigo hospital que virou centro cultural no meio do bairro multiétnico de Berlim está naquela categoria de experiências para se contar para os netos. Então não perca essa oportunidade e se inscreva no Zinefest Berlin. Já em sua 7ª edição, o festival se empenha em transmitir a técnica de como elaborar os chamados zines, pequenas publicações não comerciais e de baixa circulação feitas por jornalistas amadores, aficcionados e artistas.
Onde: Espaço New Yorck, na Kunstraum/Kreuzberg Bethanien Mariannenplatz 2
De 03 a 05/11
Degustação de queijos no Markhalle Neun
Gourmets de passagem por Berlim no primeiro final de semana de novembro não podem deixar de visitar o Markhalle Neun. O popular mercado de Kreuzberg resolveu dedicar três dias ao queijo vindo dos Alpes. Representando países como Suíça, Itália, Eslovênia, França e Áustria, visitantes poderão degustar iguarias como Gruyère, Emmental, Comté e Bergkäse. A programação já começa na noite de sexta-feira, dia 3, com a exibição do filme "Urkäse der Alpen" ("Queijo original dos Alpes", em tradução livre), do especialista alpino Dominik Flammer, e incluirá workshops e discussões sobre o tema.
Onde: Markhalle Neun, Eisenbahnstraße 42-43, 10997 Berlin
Dia 07/11
100º Aniversário da Revolução Russa no Museu Histórico Alemão
Por ocasião do 100º aniversário da Revolução Russa, o Deutsches Historisches Museum (Museu Histórico Alemão) oferece visitas guiadas pela exposição permanente e sobretudo à nova exposição temporária "1917. Revolução. Rússia e Europa" e "Sede de novas imagens". Além disso, haverá uma discussão no pátio interno sobre impactos e consequências do estado soviético. Tanto entrada como visitas guiadas são gratuitas.
Onde: Unter den Linden 2, 10117 Berlin
De 08 a 12/11
Cirque du Soleil – OVO
Fundada em 1984 por dois artistas de rua, a trupe canadense Cirque du Soleil volta a Berlim com seu espetáculo OVO. Ao total, serão oito shows, onde cerca de 50 artistas, acrobatas e músicos encantarão a plateia com uma estória de amor à primeira vista. Ingressos a partir de 60 euros.
Onde: Mercedes-Benz Arena, Mercedes-Platz 1, 10243 Berlin
A partir de 16/11
Jardim de Natal
É quando as horas de sol começam a escassear e as noites voltam a dominar o dia a dia na capital alemã que o Jardim Botânico de Berlim se converte em um cenário de conto de fadas que mergulha inverno adentro. Com direito a jogo de luzes, projeções em 3D, florestas fantásticas e pista de patinação no gelo, o Jardim de Natal convida para um final de ano inesquecível na cidade.
Onde: Jardim Botânico (Botanischer Garten), Königin-Luise-Straße 6-8
Dia 18/11
Dias das Portas Abertas no antigo aeroporto de Tempelhof
Em novembro, o misterioso aeroporto de Tempelhof volta a abrir suas portas para o público. Fechado em 2008, o imponente edifício construído pelos nazistas ficou famoso na Guerra Fria ao abastecer Berlim Ocidental durante o bloqueio imposto pelos soviéticos. Atualmente, o espaço é utilizado para shows, eventos e até como abrigo para refugiados. No dia 18, visitantes poderão conhecer mais a fundo a história do local, assim como participar de discussões sobre o futuro do complexo. Entrada gratuita.
Onde: Aeroporto Tempelhof, Platz der Luftbrücke 1
A partir de 24/11
Mercados de Natal
Berlim entra em clima natalino nos finais de novembro, quando os tão aguardados Mercados de Natal abrem suas portas e oferecem um verdadeiro banquete para os sentidos. Entre um mercado e outro, difícil é não se deixar seduzir pelos aromas de castanhas assadas ou do famoso Lebkuchen (pão de mel). Impossível mesmo é resistir ao Glühwein (quentão), um dos meios mais eficazes de se manter aquecido durante o inverno berlinense.
Onde: Diversos locais, tais como Complexo RAW, Alexanderplatz, Gendarmenmarkt, Potsdamer Platz ou em frente ao Palácio de Charlottenburg.
De 20 a 26/11
Interfilm Berlin
Mais de 500 curtas de mais de 70 países serão exibidos no 33º Interfilm Berlin, o já consagrado festival de curtas da capital. Neste ano, o foco será em produções americanas e de países da antiga Iugoslávia. Na matinê, crianças e adolescentes também poderão conferir o Kuki Festival, que já está em sua 10ª edição.
Onde: Diversos locais, como Babylon Mitte, Volksbühne, Roter Salon, Passage Kino, Eiszeit Kino, Hackesche Höfe Kino, Il-Kino, Zeiss Großplanetarium
Exposições
Rodin - Rilke - Hofmannsthal: o homem e o seu gênio - de 17 de novembro de 2017 a 18 de março de 2018
O quê: Exposição dedicada ao escultor francês August Rodin por ocasião do aniversário de 100 anos de sua morte. O foco é na escultura de bronze "O Herói (O Homem e seu Gênio)", que será então confrontada com obras de escritores como Rainer Maria Rilke e Hugo von Hoffmannsthal, em grande parte responsáveis pela popularização de Rodin na Alemanha
Onde: Antiga Galeria Nacional, Ilha dos Museus
Berlim em Outubro
Blitz Berlim por Isadora Pamplona
Outubro e a Chegada do Outono
Em Berlim, costuma-se dizer que o outono é a primavera do inverno. Tem início a estação dourada, a natureza passa por uma metamorfose e os berlinenses disputam por um lugar nas mesinhas de bares e cafés dispostas nas calçadas, a fim de aproveitar os últimos raios de sol que ainda aquecem, mas não mais irradiam aquele calor escaldante do auge do verão. A cidade é tomada pelas cores brilhantes do final da estação quente. Em suas inúmeras árvores, as folhas brilham em uma mistura mágica de tons amarelos, laranjas e dourados, os quais começam lentamente a perder sua cor e a se despedir do verão. Com o céu limpo e o ar fresco, os locais se acomodam e recarregam as energias para se prepararem para o inverno. A seguir, uma lista do que não perder no mês de outubro.
Até 15/10/17
Oktoberfest
Não se deixe enganar pelo nome, pois a Oktoberfest, umas das maiores festas populares da Alemanha, começa mesmo é em setembro. E para quem que não tem a oportunidade de ir até Munique, sede oficial do evento, saiba que a Baviera também é aqui. E mais: Berlim entra no clima já no dia 1º, quando a praça em frente a Estação Central de Trens (Hauptbahnhof) se transforma em um pequeno pavilhão da Oktoberfest. Lá, a festa da cerveja vai até o dia 17, quando outros bairros também já terão dado a largada para a celebração. Uma das edições mais famosas de Berlim é a Oktoberfest da Alexanderplatz, que começa no dia 22.
Onde: Diversos locais, como Hauptbahnhof, Alexanderplatz e Hofbräuhaus Berlin
De 01 a 03/10
Dia da Reunificação Alemã
O feriado nacional por excelência na Alemanha traz mais uma vez um final de semana repleto de atividades. Em homenagem ao Dia da Reunificação Alemã, assinada em 3 de outubro de 1990, a cidade fica em clima de festa de por três dias. O evento é gratuito e conta com diferentes bandas, atletas, artistas de rua e oferta gastronômica.
Onde: Portão de Brandemburgo e arredores da rua 17. Juni.
Dia 03
Reabertura da Ópera Estatal de Berlim
Após sete anos de restauros, o prestigioso Teatro da Ópera reabre suas portas na avenida Unter den Linden. Para o espetáculo de estreia, foi escolhido um prólogo de "Fausto", de Goethe, e "Cenas do Fausto de Goethe", de Robert Schumann.
Onde: Deutsche Staatsoper, Unter den Linden 7, 10117 Berlin
03/10
Dia da Mesquita Aberta
Em evento que acontece no país inteiro desde 2007, a comunidade islâmica na Alemanha abre suas portas para o Dia da Mesquita Aberta. São oferecidas visitas guiadas, palestras, exposições e distribuição de material informativo. O tema deste ano é "Boa Vizinhança - Uma Sociedade Melhor".
Onde: Diversas mesquitas, como Mevlana, Şehitlik, Merkez, e Emir Sultan
De 14 a 21/10
Berlin Food Week
Entusiastas e profissionais da boa gastronomia voltam a se reunir na Berlin Food Week, evento já em sua quarta edição. Ao longo de uma semana, estão planejadas diversas atividades ao redor de temas como cozinha regional, cozinha internacional, dicas de nutrição, degustação, sustentabilidade e consumo, além da entrega do aguardado Food Porn Awards.
Onde: Kaufhaus Jandorf , Brunnenstraße 19-21, 10119 Berlin
De 29/09 a 15/10
Berlin leuchtet
Como se viesse para compensar a diminuição das horas de sol decorrente do outono, Berlim sedia anualmente o festival "Berlin leuchtet" ("Berlim brilha", em tradução livre). São duas semanas de projeções artísticas lançadas em fachadas de prédios históricos, pontes, estações de trem e pontos turísticos, transformando a cidade toda num grande espetáculo a céu aberto. Este ano, serão quase 500 locais iluminados.
Onde:Diversos locais, como Coluna da Vitória, Gendarmenmarkt, Berliner Dom, Portão de Brandemburgo etc.
De 06 a 15/10
Festival das Luzes
A partir do dia 7 de outubro, os principais pontos turísticos da capital também recebem uma iluminação especial em decorrência do 13º Festival das Luzes. Ótima oportunidade para conhecer os maiores símbolos da metrópole alemã destacados por luzes nas mais variadas cores e intensidades.
Onde: Embaixada dos Estados Unidos, Torre da TV, Hotel Adlon, Faculdade de Direito da Universidade Humboldt, Potsdamer Platz, entre outros.
De 16 a 21/10
Semana do Disco de Vinil
Finais de outubro oferecem mais uma chance de Berlim se firmar como capital mundial do hipsterismo. Em 2017, mais de dez lojas participam da Semana do Disco de Vinil em Berlim. Uma lista dos locais participantes pode ser acessada em www.plattenladenwoche.de/plattenlaeden
Onde: Vários locais, tais como Livraria Dussmann, Musik Department, Oye Records, Hhv.de Store, City Music, loja da Filarmônica de Berlim, etc.
De 19 a 21
Especial Geórgia
Mais uma vez, Berlim prova que tem uma oferta gestronômica que vai muito além do [saborosíssimo, diga-se de passagem] joelho de porco. Em outubro, por exemplo, um dos mercados públicos mais badalados da capital, o Markthalle Neun, traz para a mesa os sabores da Geórgia. Ao longo de três dias, haverá workshops e degustações de queijos, vinhos e outras iguarias georgianas. Em uma delas, visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre o processo "qvevri", uma tradição milenar que consiste na fermentação das uvas dentro de ânforas de barro enterradas no solo.
Onde: Markthalle Neun, Eisenbahnstraße 42/43, 10997 Berlin
Dia 29
30 anos do Museu Histórico Alemão (DHM Deutsches Historisches Museum)
Aficionados pela histórica da Alemanha não devem perder essa oportunidade de visitar o Deutsches Historisches Museum, que em outubro de 2017 celebra três décadas de existência. Para a ocasião, organizadores elaboraram uma programação que inclue exibição de filmes, visitas guiadas, música, palestras e debates. E tudo de graça.
Onde: DHM, Unter den Linden 2, 10117 Berlin
Dia 30
Pesadelo do Halloween de Jason
Para quem busca emoções fortes, fica a dica de Haloween deste ano: Jason's Halloween Nightmare, uma festa à fantasia no Parque de Friedrichshain. Em meio a caixões, serras elétricas e até uma guilhotina, o local deverá atrair diversos zumbis, vampiros, lobisomens e outros monstros. Haverá bares em ambientes externos e internos.
Onde: Pavilhão do Volkspark Friedrichshain
Berlim em Setembro
Blitz Berlim por Isadora Pamplona
Setembro – música, shows e cultura
Berlim se despede do verão com estilo. Apesar dos meses quentes irem ficando para trás, a cidade continua a oferecer vasta programação ao ar livre. Os eventos vão desde grandes festivais de música, como o Lollapalooza, até programações culturais de dimensões nacionais como o Dia do Monumento Aberto. Há opções para todos os gostos. Seguem algumas das atrações:
De 31/08 a 18/09
Musikfest Berlin
Na abertura da nova temporada musical, cinco salas de concerto de Berlim sediam 27 espetáculos de grupos instrumentais, vocais e orquestras. No festival orquestral internacional estão previstas execuções de mais de 80 obras de 40 compositores. O homenageado deste ano é o compositor italiano Claudio Monteverdi.
Onde: Philharmonie, Sala de Música de Câmara (Kammermusiksaal), Akademie der Künste (Pariser Platz), Konzerthaus, Pierre Boulez Saal e Catedral de Santa Edwiges.
De 01 a 06
IFA
Quando o assunto é tecnologia, a Alemanha é sempre referência. E é aqui que acontece todos os anos uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo, a IFA (Internationale Funkausstellung - ou Exposição Internacional de Rádio, em tradução livre). Lá, durante seis dias, são apresentadas as maiores novidades do mundo digital.
Onde:Messe, Messedamm 22, 14055 Berlin
Dias 08 e 09
Festa no Palácio Bellevue
Não é todos os dias que se é convidado para uma festa no palácio presidencial. Por isso, anote no seu calendário: dias 9 e 10 são os dias do "Palácio Aberto", um espaço para iniciativas, organizações e empresas apresentarem seus trabalhos voluntários. O evento é acompanhado por uma programação repleta de música, esporte e teatro, além de oferecer visitas guiadas ao palácio e de contar com a participação do anfitrião, o presidente Frank-Walter Steinmeier. A entrada é gratuita.
Onde:Palácio Bellevue, Spreeweg 1, 10557 Berlin
Dias 09 e 10
Lollapalooza
Chegou a hora de mais uma edição berlinense de um dos maiores eventos de música alternativa do mundo: o Lollapalooza. Este ano, o festival traz nomes como Foo Fighters, Mumford & Sons, Metronomy e The xx. Depois de aterrissar no antigo aeroporto de Tempelhof em 2015 e no parque de Treptow em 2016, o Lollapalloza será agora realizado nos nostálgicos prados do hipódromo de Hoppegarten.
Onde:Hipódromo de Hoppegarten, Goetheallee 1, 15366 Hoppegarten
Dias 09 e 10
Dia do Monumento Aberto
Em mais uma demonstração de como a Alemanha preserva sua história, todos os anos é organizado o Dia do Monumento Aberto, uma chance imperdível de visitar memoriais e outras construções históricas que, via de regra, não são acessíveis ao público geral. O objetivo do evento é conscientizar a população sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural através de visitas guiadas a monumentos, ruínas, museus e outras instituições. A entrada é gratuita.
Onde:Diversos locais, tais como Staatsratsgebäude, Complexo RAW, Igreja Paroquial, Kino International, Nova Galeria Nacional, "palácios dos trabalhadores" da Karl-Marx-Allee, etc.
Dia 16
Inauguração do Urban Nation Museum
Em uma cidade que é mundialmente famosa pela arte de rua, é de se esperar que em breve surgisse algo do gênero. Em setembro, será inaugurado o Museu Urban Nation, único do mundo voltado exclusivamente à arte contemporânea urbana. Sob a curadoria de Yasha Young, o local irá trazer para os interiores obras que geralmente só podem ser vistas em fachadas de prédios, muros ou portas de garagens e lojas. Além das festividades no dia da abertura, os organizadores do evento também convidam os visitantes a apreciarem as chamativas instalações artísticas do lado de fora do museu, as quais formam uma imensa galeria de arte a céu aberto.
Onde:Urban Nation Museum for Urban Contemporary Art, Bülowstraße 7, 10783 Berlin
Dia 24
Maratona de Berlim
A cada ano são esperados cerca de 40 mil corredores para a tradicional Maratona de Berlim. A rota passa pelos principais marcos da cidade, como a Coluna da Vitória, o Parlamento, a Unter den Linden e o Portão de Brandemburgo.
Onde:: Largada na Rua 17. Juni
Dia 30
Ópera para Todos
Conduzido pelo maestro Daniel Barenboim, o "Staatsoper für alle" é o concerto de abertura da temporada da Ópera Estatal da Unter den Linden. O evento acontece desde 2007 na Bebelplatz, a famosa "praça da queima dos livros", e traz música erudita do mais alto nível para as ruas - e de forma gratuita. E para quem não puder estar presente, o site da Staatsoper oferecerá streaming ao vivo.
Onde:: Bebelplatz
Exposições
De Hopper a Rothko. A trajetória dos Estados Unidos rumo à modernidade
Até 3 de Outubro
O quê: Mostra sobre o desenvolvimento da pintura norte-americana na primeira metade do século XX. Na exposição, são recorrentes os temas "paisagem", "retrato" e "cidade", bem como "pintura abstrata", a qual se desdobrou paralelamente. Após 1945, tudo culmina com o expressionismo abstrato, e Nova York torna-se então um novo pólo de arte. A exposição reúne 68 pinturas da Coleção Phillips, Washington, DC.
Onde: Museu Barberini, Humboldtstraße 5-6, 14467 Potsdam
Berlim em Agosto
Blitz Berlim por Isadora Pamplona
Verão em Berlim – A hora de celebrar
Agosto – especial para os amantes das artes
Por muito tempo, os berlinenses aguardaram a chegada dele – por isso que o verão se apresenta agora em sua melhor faceta: a céu aberto!
O verão segue a todo vapor e Berlim continua vibrante. As temperaturas convidam para atividades ao ar livre, mas nem por isso falta programação a portas fechadas. Em agosto, a cidade transpira arte por todos os poros, com festivais de dança, música e cultura independente. E para fechar o mês com chave de ouro, dezenas de museus escancaram suas portas na Longa Noite dos Museus. Confira abaixo os destaques do mês - Seguem os endereços mais descontraídos para as festas da temporada:
Kudamm Beach: Restaurante e beach bar no lago Halensee, aberto das 9h até a meia-noite. Koenigsallee 5B, Grunewald.
Grace Rooftop Bar: O novo terraço na cobertura do Hotel Zoo Berlin. Com tempo bom, diariamente das 10h até às 3h. Kurfürstendamm 25, Charlottenburg.
Rooftop Terrace Hotel Amano: Os terraços arborizados da rede hoteleira são locais perfeitos para relaxar – e para admirar a vista em dois pontos diferentes da cidade: nas proximidades da Hauptbahnhof (estação principal de trens) ou na animada Auguststrasse. Diariamente, das 19h às 24h. Na Heidestraße 62, Moabit ou na Auguststrasse 43, Mitte.
Haubentaucher: No clube com piscina, a atmosfera mediterrânea vai ao encontro do charme industrial. Complexo RAW, Revaler Str. 99, Friedrichshain.
Panama: O pátio do novo restaurante de Ludwig Cramer-Klett é um oásis. De terça a sábado a partir das 17h. Potsdamer Str. 91, Tiergarten.
Gestrandet: Beach bar aconchegante na ponte Jannowitz. Com tempo bom, diariamente a partir das 10h – até bem depois do sol se pôr. Em frente à estação Jannowitzbrücke.
De 02 a 06
Dinner in the Sky
Jantar nas alturas sempre terá seu charme. Mas que tal apreciar um verdadeiro banquete em uma espécie de mesa "flutuante" erguida no topo do coração da cidade? Essa é a ideia do projeto Dinner in the Sky, que depois de passar por cidades como Cartagena, Bruxelas, Monte Carlo, Viena e Londres, chegará em Berlim. O cardápio ficará a encargo do chef Roland Huber, detentor de uma estrela Michelin, que servirá grupos de no máximo 22 convivas a 50 metros de altura. Interessados poderão escolher entre brunch, almoço, jantar, degustação de vinhos ou de coquetéis. Tudo, é claro, com cintos de segurança bem atados. Preços a partir de 59 euros.
Onde: Steigenberger Hotel, Los-Angeles-Platz 1, 10789 Berlim
De 03 a 17/08
Kolonnaden Bar
De junho a agosto, todas as quintas-feiras de tempo bom oferecem uma programação um tanto quanto insólita: descontrair em um bar pop-up instalado a céu aberto nas colunatas da Ilha dos Museus. Cada noite conta com um ato dedicado às coleções da Ilha e é acompanhado de música eletrônica ao vivo.
Onde: Ilha dos Museus
De 04 a 06/08
Festival Internacional da Cerveja
Durante três dias, amantes da mais tradicional bebida alemã terão a oportunidade de experimentar cervejas de cerca de 340 cervejarias de 87 países. E isso tudo concentrado em um trecho de 2,2 km. Realizado desde 1997, o festival oferece em 2017 um total de 20 palcos com artistas internacionais e música ao vivo. Cada ano, uma região da Alemanha é homenageada. Desta vez, o lema é "Cervejas da Renânia do Norte-Vestfália"O evento é gratuito.
Onde: Karl-Marx-Allee
De 04 a 06/08
Feira de Arte Art… Essenz
No mês de agosto, interessados em arte contemporânea podem adquirir obras exclusivas na feira ao ar livre do Sony Center, em plena Potsdamer Platz. Os trabalhos, todos realizados há no máximo dois anos, variam entre pintura, escultura e fotografia. Quem quiser, ainda pode conhecer pessoalmente os cerca de 30 artistas por trás das obras de arte.
Onde: Sony Center
05/08
Longa Noite da Astronomia
Astrônomos profissionais e amadores terão encontro marcado às 17h do dia 05 de agosto no Parque Gleisdreieck, onde terão à sua disposição cerca de 30 telescópios para a observação das estrelas. Organizadores prometem uma Programação vasta e "colorida".
Onde: Parque Gleisdreieck
De 11 a 26/08
Aquarella Berlin
Para aqueles que acham que aquarela só pode ser brasileira, agosto está aí para provar que Berlim também entende muito bem de cores na água. Em um cruzeiro ao longo do Spree, passageiros podem não só desfrutar, como também participar de um verdadeiro desfile de barcos iluminados. O tour começa no centro da cidade e termina com um festival de música e fogos de artifício. Ingressos a partir de 50 euros sem buffet ou 77 euros com buffet.
Onde: Início nas docas de Hauptbahnhof, Haus der Kulturen der Welt ou Hansabrücke.
De 11/08 a 02/09
Tanz im August
O maior festival anual de dança contemporânea da Alemanha acontece desde 1989 e já virou uma instituição. Entre os convidados nas edições anteriores, estiveram grandes nomes como Pina Bausch e Jirí Kyliáns. Este ano, o Brasil está representado pelo coreógrafo Marceli Evelin, hoje radicado em Amsterdam. Juntamente com sua companhia Demolition Inc., ele traz para Berlim o espetáculo Suddenly Everywhere is Black With People.
Onde: Diversos locais, como Hebbel am Ufer, Haus der Berliner Festspiele, Kindl - Zentrum für zeitgenössische Kunst Berlin , Sophiensæle etc.
12/08
Noite de Estrelas Cadentes
Agosto é, de fato, o mês de se olhar para o céu, pois também é quando acontece a famosa chuva de meteoros Perseidas. O fenômeno mundial, batizado por aqui de "Sternschnuppennacht" (Noite das Estrelas Cadentes), promete até 100 estrelas cadentes por hora, sobretudo na noite do dia 11 para o dia 12. Segundo astrônomos, o melhor horário para fixar os olhos no firmamento é entre 2 e 4 horas da madrugada.
Onde: Em toda a cidade
Dias 12 e 13/08
100 Meilen
Para lembrar as inúmeras vítimas do Muro de Berlim, será realizada mais uma vez a corrida 100 Meilen (100 Milhas) no trecho asfaltado da antiga fronteira entre Berlim Oriental e Berlin Ocidental. A competição acontece anualmente por volta do dia 13 de agosto, data em que começou a ser construído o Muro em 1961. São cerca de 160 Km a serem percorridos em no máximo 30 horas. Este ano, a corrida se dará em sentido anti-horário e terá início às 6h da manhã do dia 12 no complexo esportivo Friedrich-Ludwig-Jahn, nas proximidades do Mauerpark.
Onde: Ao longo do trajeto do antigo Muro de Berlim
19/08
Longa Noite dos Museus
Cerca de 80 museus e locais de exposição permanecerão abertos noite adentro em Berlim no dia 19 de agosto na Longa Noite dos Museus, que acontece todos os anos desde 1997. Com um único passe, visitantes têm das 18h às 02h para explorar as coleções de cada uma das instituições participantes, que vão desde pólos turísticos como o Museu Judaico até locais menos conhecidos, como o Berliner U-Bahn Museum (Museu do Metrô de Berlim). O transporte entre um local e outro é feito em ônibus especiais e está incluido no preço de 18 euros (12 euros se comprado até o dia 07/08).
Onde: Diversos locais. Programação completa em www.lange-nacht-der-museen.de.
19/08
Noite dos Palácios em Potsdam
Quem quiser fazer uma viagem no tempo e no espaço, também pode dar um pulinho em Potsdam, a apenas 35 km de Berlim. Dia 19, a cidade real se converte em um grande espetáculo barroco na já tradicional Noite dos Palácios. Ponto de encontro é o Palácio de Sanssouci e arredores, que se convertem em palco para um show de máscaras e fantasias de um passado prussiano deslumbrante. Visitantes também poderão contar com uma rica oferta culinária e um festival de fogos de artifício à meia-noite, além de um concerto de música clássica nos jardins de Sanssouci na noite anterior.
Onde: Parque de Sanssouci, Potsdam
De 16 a 20/08
Berlin Atonal
Para quem prefere viver o presente de forma intensa e hedonística, a dica é o festival de música eletrônica Atonal, grande sucesso na Berlim dos anos 1980. A iniciativa é de Dimitri Hegemann, fundador de clubes de peso como o Tresor. O festival acontece na Kraftwerk, antiga usina elétrica abandonada na região central de Berlim. Além dos 2 palcos, o público também terá acesso aos clubes Tresor, Ohm e Globus. Ingressos a partir de 25 euros cada dia ou passe para o festival inteiro a 115 euros podem ser adquiridos no site: https://berlin-atonal.com.
Onde: Kraftwerk, Köpenicker Strasse 70
Dias 26 e 27/08
Dia das Portas Abertas do Governo Federal
Agosto traz mais uma excelente amostra de como a cidadania é praticada na Alemanha. No último final de semana do mês, a Chancelaria, o Gabinete de Imprensa e os Ministérios Federais abrem suas portas para a população, que dessa forma pode se inteirar sobre o funcionamento das instituições governamentais.
Onde: Diversos locais. Programação a ser divulgada
Berlim em Julho
Blitz Berlim por Isadora Pamplona
Julho, quando Berlim ferve
Com temperaturas que beiram os 40 ºC, o verão em Berlim pode surpreender muita gente. O clima pede eventos ao ar livre e diversas maneiras de se refrescar. E a capital alemã não decepciona. Seguem as dicas do que fazer no mês de julho:
Até dia 02
Festival de realejo
Se você acha que realejo é coisa do passado, vale dar uma conferida na Ku'damm nos primeiros dias do mês, quando a luxuosa avenida vira palco de um desfile com mais de 140 tocadores do instrumento vindos de 13 países diferentes.
Onde: Ku'damm
Dia 1º
Little BIG City Berlin
Uma nova atração abre suas portas na capital alemã: Little BIG City Berlin promete uma viagem pela história de Berlim com a ajuda de mais de 5 mil miniaturas. O relato em 3D vai desde os tempos da fundação da cidade na Idade Média até os dias de hoje.
Onde: no pé da Torre da TV
Dia 1º
Expedição Antártida
Se o verão alemão estiver quente demais, Berlim oferece até uma simulação da Antártida. Com óculos de realidade virtual e equipamento profissional, por um dia será possível explorar o continente polar no campo do antigo aeroporto de Tempelhof. O evento é oferecido pelo Instituto Alfred Wegener e faz parte da exposição itinerante "Science on the Road". A entrada é gratuita.
Onde: Tempelhofer Feld
Dia 1º
Zug der Liebe
Apesar das semelhanças com a famosa Love Parade, festival berlinense de música eletrônica que fez sucesso nos anos 90, o Zug der Liebe se pretende um evento diferente. A proposta, segundo os organizadores, é servir de protesto por mais compaixão, amor ao próximo e comprometimento social. Tudo regado a muito techno, claro.
Onde: Início do desfile no Mauerpark às 13h, rumo a Stralauer Allee, que deve ser alcançada por volta de 20h30.
Dia 02
Pilantragi Euro Tour 2017
Para aqueles que sentem falta de uma musiquinha brasileira, a festa de MPB Pilantragi desembarca em Berlim durante sua turnê europeia. Depois de passar por Barcelona, Madrid, Porto, Wroclaw, Paris, Londres, Dublin e Lisboa, é a vez da capital alemã dançar ao som dos ritmos brasucas. Para se ter uma ideia do que está por vir: www.mixcloud.com/pilantragi
Onde: Birgit&Bier, Schleusenufer 3
De 04 a 07
Berlin Fashion Week
Pela segunda vez no ano (a primeira acontece em janeiro), fashionistas se encontram na capital alemã na Berlin Fashion Week.
Onde: Diversos locais, como Brandenburger Tor, Expocenter City, Kraftwerk Berlin, Postbahnhof etc.
Dias 15 e 16
Jour de fête
No mês de julho, pouco antes do feriado nacional francês no dia 14, é celebrada a amizade franco-alemã em Berlim. O local não poderia ser outro que não a Pariser Platz (Praça de Paris), bem em frente ao Portão de Brandemburgo – e endereço da Embaixada Francesa. Chance de experimentar culinária típica e conhecer o trabalho da cantora pop francesa Imany.
Onde: Pariser Platz, em frente ao Portão de Brandemburgo
Dias 15 e 16
Festival de Lésbicas e Gays
É bem no centro do bairro gay de Berlim que 2017 sedia pela 25ª vez o Festival de Lésbicas e Gays da cidade. Mais de 350 mil visitantes são esperados na grande festa de rua, que este ano contará com cinco palcos diferentes.
Onde: arredores da Nollendorfplatz
De 20 a 24/07
Classic Open Air am Gendarmenmarkt
Amantes de música erudita também contarão com farta programação no Gendarmenmarkt, uma das mais belas praças de Berlim. Já em sua 26ª edição, a festa apresenta não só óperas e obras de compositores clássicos, como também rock, pop e jazz – tudo tocado com instrumentos clássicos.
Onde: Gendarmenmarkt
De 21 a 22
Noite Botânica
Uma vez por ano, o Jardim Botânicio de Berlim, situado no distrito de Dahlem, abre suas portas para a "Noite Botânica", um evento que mistura instalações artísticas com efeitos sonoros e luminosos. Este ano, a procura foi tanta que foi necessário realizar uma segunda edição.
Onde: Jardim Botânico, Königin-Luise-Straße 6-8
Dias 22 e 23
Thaipark
Todo verão, tailandeses armam acapamento em Berlim, mais especificamente no bairro de Wilmersdorf, sudoeste de Berlim. O fenômeno já é tão tradicional que o parque Preußenpark foi batizado de Thaipark. É lá que, sobretudo nos finais de semana de tempo bom, é possível desgutar uma variedade infindavel de exóticos sabores asiáticos.
Onde: Preußenpark
De 21 a 30/07
Semana da Cerveja
Amantes da cerveja se sentirão em casa em Berlim no mês de julho. É quando, todos os anos, o país da cerveja sedia em sua capital a Berlin Beer Week. E diferentemente do que o nome sugere, não se trata de apenas uma semana, e sim de dez dias consecutivos dedicados só para o ouro líquido. Entre degustações de cerveja artesanal, workshops e um cruzeiro inaugural, mais de 100 eventos aguardam os visitantes este ano.
Onde: Diversos locais, como Brauhaus Lemke, Hops & Barley, IPA Bar, Pfefferbräu e Vagabund Brauerei.
22/07
Christopher Street Day
Julho também é o mês em que gays, lésbicas, transgêneros e bissexuais celebram a diversidade no famoso desfile da Christopher Street Day, versão europeia da parada gay. Em Berlim, a festa é no lado ocidental.
Onde: Ku'damm
Exposições
Até 30/10/2017
The Art of Banksy
O quê: Exposição sobre um dos mais enigmáticos grafiteiros da atualidade: Banksy. Com curadoria de Steve Lazarides, antigo empresário do artista, a exposição traz para Berlim mais de 80 imagens do autor de obras como "Girl With Balloon" e "Maid in London".
Onde: Felix Club, no hotel Adlon, Behrenstraße 72
Até 31/10
A Descoberta do Fotojornalismo
O quê: Documentação sobre a entrada de fotografia no mundo dos jornais e sobre como ela influenciou o desenvolvimento e a recepção das publicações modernas na Alemanha. Foco são a coleção da editora Ullstein da virada do século 20 e a da revista semanal Berliner Illustrirte Zeitung.
Onde: Deutsches Historisches Museum (Museu Histórico Alemão), Unter den Linden 2
Berlim em Junho
Blitz Berlim por Isadora Pamplona
Exposições
Fotografias de Christian Schulz: West-Berlin 1981-1989
O quê: Para quem a antiga Berlim Ocidental só existe no imaginário, uma sugestão é visitar a exposição fotográfica de Christian Schulz, que documentou os selvagens anos 1980 do que ficou conhecido na Guerra Fria como uma "ilha de liberdade". Feitas pelo fotógrafo durante comissões para o jornal Tageszeitung a para a revista Zitty, as imagens em preto-e-branco mostram não só o cotidiano da cidade, como também shows, festivais e retratos de personalidades políticas e artistas da época. Entrada gratuita.
Quando: até 26/05, todas às sextas-feiras, das 14h às 18h (exceto feriados).
Onde: Collection Regard, Steinstraße 12, 10119 Berlin