MUSEU BODE

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Museu Bode
Museu Bode

O MUSEU BODE

O próprio Imperador Guilherme II se encarregou de supervisionar pessoalmente o trabalho do arquiteto Ernst Eberhard, tendo como resultado, uma das obras arquitetônicas mais famosas do "barroco guilhermino": o edifício do Museu Bode.

Erguido na parte norte da Ilha dos Museus, a partir de 1956 se torna conhecido pelo nome de seu predecessor, Wilhelm von Bode, responsável por reformas que visavam expor objetos mais inovadores, dispostos em ambientes adequados e seguindo uma ordem cronológica. Quanto às figuras religiosas, foi posto no centro o molde da basílica religiosa da igreja de São Salvador do Monte, própria do Renascimento florentino tardio.

Durante a Segunda Guerra Mundial o museu sofreu graves danos. A reconstrução do edifício se deu a partir da década de 50, sendo concluida em 2006, transformado no museu que hoje conhecemos e apreciamos.

O núcleo da Coleção de Esculturas do Museu Bode pertencia à Câmara de Arte Prussiana, que se encontrava no Palácio Berlinense(Berliner Schloss). O surgimento da coleção tem início a meados do século XVII.

Quando o arquiteto Schinkel concebeu o Altes Museum, o primeiro da Ilha, foram transferidas para ele muitas esculturas, algumas provenientes do acervo da família Della Robbia, ampliando significativamente a coleção. Num princípio, as obras escultóricas eram separadas das pictóricas e estas, por sua vez, dos elementos decorativos.

Foi idéia do próprio Imperador pôr todas as obras de uma mesma época, independente de sua natureza e materiais, numa mesma sala; e para tal finalidade, elas foram levadas ao Museu Bode.

Nele se encontra a série de esculturas "Ana e seus três homens", que foi adquirida recentemente após haver passado pelos museus Victoria e Albert, de Londres, assim como pelo Museu de Stuttgart; além disso ainda é possível apreciar uma das criações mais renomadas de Tilman Riemenschneider : uma impressionante escultura tendo a Sagrada Família como tema, e chega a alcançar quase quatro metros de largura.

Outra obra que chama a atenção pela maestria é a série de figuras que compõem "O pecado original de Adão e Eva", também por não incluir nem a figura da serpente nem a macieira, diferenciando-se das representações habituais do tema.

A "madonna" foi provavelmente concebida em nome do abade do Mosteiro dos Camaldulenses, sediado no cimo das montanhas centrais da Itália, perto de Arezzo.

Toda a obra é um exemplo primo do estilo românico europeu. Sua expressão dura e tensa, as formas do corpo minuciosamente trabalhadas, a frontalidade rígida e sua orientação bizantina, além das pregas simétricas do manto, levam a uma admiração quase hipnotizante, a que dificilmente se pode escapar.

A beleza dos movimentos, a nobre expressão do rosto, o penteado e, não menos importante, o esplendor de sua roupa, fazem com que a escultura "Maria" se destaque das habituais. Os olhos voltados para cima e a base em forma de nuvens denotam franca devoção. A identidade dessa escultura não foi até hoje esclarecida por completo. A escultura de mármore, quase em tamanho natural, foi concebida a mando do embaixador russo Andrej Razumowskij, por Antônio Canova. Cheia de leveza e graciosidade dança "A Bailarina" apoiando-se sobre uma das pernas enquanto ergue elegantemente as mãos segurando pratéis.

Em "Retrato de um homem jovem" Bandinelli demonstrou grande maestria como artista. Com esse trabalho Bandinelli alcança uma espécie de antes-e-depois em sua carreira de escultor, e as comparações com o famoso David de Michelângelo são inevitáveis. De qualquer modo, uma obra admirável que pode ser comparada com as grandes obras da Antigüidade e com as mais inovadoras da época.

Em 2000 fez-se a fusão da Coleção de Esculturas com a coleção de Arte Bizantina. Desde 2006 integram o acervo do Museu Bode. A coleção de arte bizantina consta com um grande número de objetos e peças arquitetônicas de várias regiões da Itália, Grécia, Síria, Egito e da Turquia, desde a época de Constantino, o Grande até a Conquista Otomana de Constantinopla em 1493. Além de sarcófagos de cristãos de Roma, esculturas de Constantinopla e medalhas históricas, muitas, inclusive, continuam a ser produzidas.

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